A Unipampa nas escolas de São Borja – através do PIBID

Programa conta com 35 bolsas atualmente

 

Os acadêmicos do Curso de Ciências Humanas – Licenciatura estão presentes nas escolas de São Borja por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid. O Pibid é um programa do governo federal promovido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que dentre seus objetivos busca inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. As atividades do PIBID na Unipampa São Borja iniciaram em março de 2014. Atualmente o grupo é composto por 35 bolsistas, sendo 30 acadêmicos de iniciação à docência (ID), cinco professores de educação básica atuando como bolsistas supervisores nas escolas e dois bolsistas coordenadores vinculados ao Curso de Ciências Humanas – Licenciatura, sendo eles os Professores Edson  Paniagua e Evandro  Guindani.

As escolas onde o projeto é executado são: Instituto de Educação Padre Francisco Garcia; Colégio Estadual Getúlio Vargas e Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart. A primeira atividade do PIBID se deu por meio de uma apresentação do Programa aos bolsistas e aos gestores das escolas. Antes de iniciar as atividades nas escolas, o grupo estudou e realizou dois seminários em torno de obras que refletem sobre a educação crítica e popular, além de produzir um ensaio teórico sobre a temática. Subsidiados teoricamente os bolsistas iniciaram suas atividades nas respectivas escolas com o objetivo de iniciar a pesquisa sócio antropológica que teve como primeira etapa a investigação sobre o cotidiano escolar quanto à estrutura administrativa, organizacional, a questão do currículo, e o perfil docente.

Em entrevista com o Professor Edson Paniagua, Coordenador do PIBID, ele diz que é importante para a formação dos alunos dentro da sala de aula e ajuda a trazer uma reflexão maior sobre a inserção dentro das escolas. “Os resultados estão sendo positivos, geraram diversos trabalhos científicos bem como reflexões em torno do processo de metodologia de ensino na área de ciências humanas e sociais. Até o momento mais de mil alunos de educação básica foram envolvidos nas atividades.”Concluiu.

 O PIBID contribui para aproximar a universidade das escolas e gerar um processo mútuo de ensino e aprendizagem, onde os acadêmicos entram em contato com a realidade da escola durante seu processo de formação.

Crédito da foto: Danilo Fresil Domingo.

edson