Concluída a primeira edição do Programa Residência Pedagógica – Campus São Borja.

No dia 15 de Janeiro do corrente ano ocorreu a conclusão da primeira edição do Programa Residência Pedagógica na Unipampa – Curso de Ciências Humanas, Campus  São Borja, que teve início em agosto de 2018. O referido programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola.

O núcleo Multidisciplinar de Geografia e História do Campus São Borja finalizou as atividades nas escolas-campo Sagrado Coração de Jesus, Duque de Caxias e Arneldo Matter. A experiência foi considerada exitosa e de grande valia para formação do licenciado, assim como para o conhecimento e compreensão do ambiente de trabalho do futuro profissional da educação.

Acadêmicos do Curso de Ciências Humanas participantes do RPRelato de Experiência e exposição dos projetos realizados na escola -campo

Equipe do Residência Pedagógica do Campus São Borja

http://https://sites.unipampa.edu.br/residenciapedagogica/2020/01/16/primeira-edicao-do-programa-residencia-pedagogica-campus-sao-borja-finalizado/?fbclid=IwAR0nmNt-aSvhaqgSr4ZT_2VB-2JrwISWqcrmX-4DkxoPjw2gCdYDpjas5X0

Formação de Etnicidade promovida pela SMEd

CRONOGRAMA DE DEFESA DE BANCA DE TCC 02/2019

         CRONOGRAMA DE DEFESAS DE TCC                 

CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS – LICENCIATURA

2019/2

ACADÊMICO (A) TRABALHO MEMBROS DA BANCA DATA/ HORARIO LOCAL
Ana Alice de Souza A atuação dos professores de Ciências Humanas no atendimento aos alunos com deficiência: Na E.E.E.F. Tusnelda Lima Barbosa Adriana Cantini

Kátia Guasso

Jocenir Silva

Segunda – 09/12

15h

Sala 1207
Bernardo F dos Santos A formação continuada na área de Ciências Humanas no município de São Borja-RS Yáscara Koga

Evandro Guindani

Lizete Maag

Quarta – 11/12

14h

Auditório

Prédio II

Carina Boeira Deficiência Auditiva Unilateral e Bilateral na Rede Estadual no Município de São Borja Kely Krause

Claudete R da Cruz

Evandro Guindani

Quarta – 11/12

15h

Auditório

Prédio II

Cassiano Santiago O ensino da história e da geografia: um olhar interdisciplinar para a formação inicial das professoras(es) do curso normal magistério Ronaldo Colvero

Viviane Vidal

Jeremias M Silva

Sexta – 06/12

20h

Sala 2307
Daniel Lemos Guimarães História da América Latina: Um olhar sobre o livro didático.  Edson Paniagua

Ronaldo Colvero

Lisianne Ceolin

Segunda – 09/12

14h

Sala 1207
Lucas M de Mattos Desmotivação escolar: um estudo de caso em escolas públicas da cidade de São Borja Evandro Guindani

Yáscara Koga

Cleusa Fontella

Quarta- 11/12

17h

Auditório

Prédio II

Mariana Gonçalves Inclusão Escolar: Educação Básica, Docência e Ciências Humanas Yáscara Koga

Evandro Guindani

Rudimar P Escobar

Terça – 10/12

18h

Auditório

Prédio II

Roselaine dos Santos História, Historiografia e Mulher: Alzira Vargas Yáscara Koga

Michele J dos Santos

Evandro Guindani

Terça – 10/12

20h

Auditório

Prédio II

Rosemary M de Souza Re) descobrindo a história e a memória indígena:

o saber fazer cerâmica guarani nas escolas 

Ronaldo Colvero

Viviane Vidal

Jeremias M Silva

Sexta 06/12

19h

Sala 2307
Rozane Mazzuco
Suelen F Andrade O ensino de sociologia no Proeja: Análise de metodologias de ensino aplicadas durante o estágio curricular no curso de licenciatura em Ciências Humanas Gerson Oliveira

Elenize T Vieira

Andrea Narvaes

Quinta- 12/12

16h

Auditório

Prédio II

Valeska A de Moraes  O projeto Leme na formação docente de alunos do curso de Ciências Humanas da Unipampa Gerson Oliveira

Lauren Nunes

Claudete Cruz

Quinta – 12/12

15h

Auditório

Prédio II

Vera E C Souza

Educação de Jovens e Adultos no campo: um objeto multifacetado

Yáscara Koga

Evandro Guindani

José Marcandes

Sexta-06/12

14h

Sala 2102

UNIPAMPA SÃO BORJA REALIZA III CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS HUMANAS

São Borja, 13 de novembro de 2019.

O evento acontece de 20 a 22 de novembro. Ao todo foram mais de 200 trabalhos submetidos ao evento, sendo 148 foram aprovados, de 20 instituições de ensino e quatro diferentes países (Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal). Até o dia 18 de novembro estão abertas as inscrições para participação em minicursos que serão realizados durante os três dias de evento.

O tema deste ano é “Políticas Públicas Educacionais e os desafios no ensino e na pesquisa” e tem por objetivos principais promover o intercâmbio de pesquisadores na área de Ciências Humanas e das políticas públicas com o foco na área da educação, oportunizando um espaço de discussão para as políticas públicas educacionais valorizando a pluralidade de ideias e práticas, da relação entre teoria, prática e vivência acadêmica e os desafios na área no Brasil e América latina.

A programação completa do evento está disponível no site do evento: https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer

A promoção do evento é do curso de Licenciatura em Ciências Humanas em parceria com o Programa de pós-graduação em Políticas Públicas da Unipampa  e do Centro de Estudos interdisciplinares (CEEINTER), com apoio dos cursos de Direito e Ciência Política.

Projeto Interdisciplinar Feira das Nações – Escola Campo Sagrado Coração de Jesus.

Acreditamos que quando nos deparamos com os acadêmicos na reta final de sua formação, podemos nos deparar diante de dois sentimentos opostos: realização/satisfação X preocupação/dúvidas.
Pois, o que temos diante de nós, não deixa de ser resultado do nosso trabalho. Embora, sabemos que ainda que ocorra todo esforço institucional, ainda assim tem situações complicadas.  No geral, a nossa sabedoria organizacional (atuação enquanto grupo de profissional focados em oferecer uma formação profissional de excelência) se manifesta nesses momentos.

Palestra sobre Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH) para alunos do Curso de Ciências Humanas

Na última quinta-feira, 18, na disciplina de Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela professora e psicóloga Juliana Lima Moreira Rhoden para alunos do curso de Ciências Humanas. O ministrante foi Davi Couto Oliveira, acadêmico do curso de Medicina da Fundación Hector Barceló e atuando atualmente como servidor no campus São Borja da Unipampa.

Davi Iniciou sua fala abordando questões sobre o Cérebro Humano e Neurodesenvolvimento, apresentou a definição do TDAH, possíveis causas, tipos, bem como identificar os sintomas, aspectos neurobiológicos envolvidos, tratamentos e os aspectos subjetivos psicológicos, afetivos cognitivos e comportamentais. Segundo a professora Juliana Rhoden “foi um momento rico de troca de experiências e importante para a formação dos acadêmicos de licenciatura.”

 

III COINTER – Prazos e Isenções

O III COINTER concede vagas de isenções para alunos do Plano de Permanência da Universidade Federal do Pampa, o prazo para a isenção irá ate o dia 20 de setembro, para mais informações veja no regulamento. A submissão de trabalhos ocorrerá até o dia 10 de outubro e a inscrição para ouvintes estará aberta ate o dia ate o dia 15 de novembro, fique atento acompanhe o regulamento e o site do III COINTER.

Regulamento:

https://docs.wixstatic.com/ugd/be5458_01361f4b4e254e28832d377b33042603.pdf

Site:

https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer/submissao-de-trabalhos-1?fbclid=IwAR0W9UgV4SONof4iuFv51M4UINvubZgvNpKEHoF3Fe0BKGxX-iCIowd8qG0

Abertura de edital para concurso em Capão da Canoa

Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, abre inscrições para o concurso público  que será executado mediante a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidades e Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), com carga horária de 20 horas para professores de História e Geografia com o Ensino Superior Completo em Licenciatura Plena na disciplina específica e/ou formação de Ensino Superior em área correspondente.

Edital de abertura do concurso publico de Capão da Canoa_n_01/2019