NOTA DE PESAR GEEP

Na manhã de ontem 21 de junho, recebemos com tristeza a notícia do falecimento da transexual Thalia Costa. O Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política (GEEP), da UNIPAMPA, lamenta profundamente o ocorrido. Prestamos solidariedade à família, amigos e amigas de Thalia.

GEEP – Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política

CHAMADA INTERNA 01 DO CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS PARA CONCESSÃO DE AUXILIO A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS PARA ESTUDANTES

A chamada interna tem como finalidade incentivar a participação de estudantes, regularmente matriculados no curso de graduação de Ciências Humanas – Licenciatura (exceto casos de trancamento total de matrícula), em eventos presenciais, e realizados em cidade distinta do campus do estudante, no período de 29/09/2017 até 10/12/2017, que contribuam para a sua formação integral, por meio da concessão de auxílio financeiro. A solicitação deve ser feita no período de 04/10/2017 até dia 05/10/2017.

CHAMADA INTERNA PARA APOIO A ESTUDANTES

II Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas – COINTER

O II  Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas – COINTER será um evento para  troca de conhecimentos e experiências a respeito das várias dimensões que constituem o processo educativo, no âmbito escolar ou extraescolar e suas relações com aspectos da política e da sociedade latino- americana. Reunir professores, alunos, pesquisadores e demais atores envolvidos com a educação para ampliar seus entendimentos e qualificar suas práticas é o objetivo desse evento.

Para mais informações acesse o site:  II COINTER 

Curta nossa página no facebook

Em caso de dúvidas escreva para o e-mail: cointerunipampa@gmail.com 

Curso de Ciências Humanas realizou aula magna no dia 23 de março

Nesta quinta-feira, dia 23 de março, ocorreu a aula magna do Curso de Ciências Humanas  licenciatura, na Câmara de Vereadores de São Borja, com o tema: ” A reforma do ensino médio e o ensino de ciências humanas”. A aula contou com a presença de mais de 100 alunos que questionaram sobre a reforma e o que ela iria trazer futuramente ao ensino básico. 

A palestra foi ministrada pelo Profº.MeºBernardo Mattes Caprara, que é Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Bernardo é doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Licenciado em Ciências Sociais (2010) pela UFRGS. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia da Educação, Desigualdades e Classes Sociais, Ensino de Sociologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Em sua fala foi abordado sobre a reforma do ensino médio apresentando indicadores sobre o desempenho dos alunos brasileiros no âmbito da Escola Básica – cruzados com dados estatísticos sobre os contextos em que os mesmos estão inseridos – o professor propôs uma reflexão sobre os problemas histórico-estruturais enfrentados pela educação no Brasil. Diante de uma situação de congelamento, cortes de verbas e propostas de reestruturação do Ensino Médio, o professor fez uma densa análise da conjuntura econômica internacional e política nacional da qual extraiu subsídios para pensarmos os efeitos de mudanças tão significativas no âmbito da organização da Escola Básica. Após a explanação realizou-se um debate marcado por intenso envolvimento e participação da comunidade acadêmica da Unipampa – campus São Borja. O corpo docente do curso de Ciências Humanas agradece a colaboração de todos e todas envolvidos em uma noite tão especial para as atividades acadêmicas do campus. 

 

Texto: Professor Gerson/Michelle laisth

Foto: Michelle laisth

 

Divulgação do Projeto LEME na Rádio Cultura ocorreu está semana

Nessa quarta feira, dia 22 de março, a professora Lauren de Lacerda Nunes e os alunos do curso de Ciências Humanas da UNIPAMPA, Ewerton Ferreira e Thais Moura estiveram presentes na Rádio Cultura, no programa “A tarde é sua” com Marcelo Vieira, para a divulgação do projeto LEME.
O projeto LEME já está em sua terceira edição, e consiste em oficinas preparatórias para o ENEM totalmente gratuitas, disponibilizadas no campus da UNIPAMPA, aos sábados.. O público-alvo do projeto são, prioritariamente estudantes de baixa renda que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública. Na edição 2017 do projeto estão sendo ofertadas 70 vagas, com início das oficinas no mês de abril e término no mês de outubro.

créditos no texto: Taise Velmud
Créditos na foto: Michelle Laisth