III COINTER – Prazos e Isenções

O III COINTER concede vagas de isenções para alunos do Plano de Permanência da Universidade Federal do Pampa, o prazo para a isenção irá ate o dia 20 de setembro, para mais informações veja no regulamento. A submissão de trabalhos ocorrerá até o dia 10 de outubro e a inscrição para ouvintes estará aberta ate o dia ate o dia 15 de novembro, fique atento acompanhe o regulamento e o site do III COINTER.

Regulamento:

https://docs.wixstatic.com/ugd/be5458_01361f4b4e254e28832d377b33042603.pdf

Site:

https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer/submissao-de-trabalhos-1?fbclid=IwAR0W9UgV4SONof4iuFv51M4UINvubZgvNpKEHoF3Fe0BKGxX-iCIowd8qG0

Abertura de edital para concurso em Capão da Canoa

Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, abre inscrições para o concurso público  que será executado mediante a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidades e Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), com carga horária de 20 horas para professores de História e Geografia com o Ensino Superior Completo em Licenciatura Plena na disciplina específica e/ou formação de Ensino Superior em área correspondente.

Edital de abertura do concurso publico de Capão da Canoa_n_01/2019

III Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas (COINTER)

 

São Borja, 08 de agosto de 2019.

UNIPAMPA SÃO BORJA REALIZA III CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS HUMANAS

 

Submissão de trabalhos podem ser feitos até 10 de outubro.

     Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus São Borja, juntamente com o curso de Ciências Humanas – Licenciatura e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas realiza de 20 a 22 de novembro de 2019, o III Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas (COINTER). O tema deste ano é “Políticas Públicas Educacionais e os desafios no Ensino na Pesquisa” e tem por objetivos principais promover o intercâmbio de pesquisadores na área de Ciências Humanas e das Políticas Públicas com o foco na área da Educação, oportunizando um espaço de discussão para as políticas públicas educacionais valorizando a pluralidade de ideias e práticas, da relação entre teoria, prática e vivência acadêmica e os desafios na área no Brasil e América Latina.

     É possível participar do evento com a submissão de trabalhos científicos na modalidade (oral e pôsteres), são 16 grupos de trabalhos – GT’s diferentes que podem ser submetidas: filosofia e política, educação e movimento sociais, políticas públicas e demandas sociais, relatos de experiências educativas, educação relações de gênero e sexualidade, ciências humanas e interdisciplinaridade, história, memória, patrimônio e identidade, educação, geografias e estudos de fronteiras, pedagogias universitárias, educação comunicação e mídia, diversidade cultural e fronteiras, políticas públicas e educação, direitos humanos e educação, relatos de experiências em programas institucionais: PIBID, PET e residência pedagógica, educação e inclusão e jovens pesquisadores.

  As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através do site: https://guri.unipampa.edu.br/evt/evento/listarEdicoesAtivas/ e as submissões de trabalhos através do link: https://forms.gle/rLMrnFzpro6D9NnC6 podem ser feitas até o dia 10 de outubro. Para propostas de oficinas e minicursos – o prazo para o envio é até 1º de outubro.

Para mais informações acesse o site do evento: https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer

Pibid realiza atividades na Escola Tricentenário

        O Pibid (Programa institucional de Bolsas de Iniciaçãà Docência) é um Programa vinculado à Capes/MEC e executado pela Unipampa no Curso de Ciências Humanas – Licenciatura. Na Escola Tricentenário o Pibid conta com nove bolsistas, acadêmicos de Ciências Humanas e uma professora do Colégio que exerce a função de supervisora. Nos meses de abril e maio os bolsistas colaboraram na organizaçãe realização de atividades no Sarau Literário, cujo tema era autoconhecimento.

        Os pibidianos fizeram a divulgação do Sebo literário que é realizado há anos na escola para trocas de livros, além de preparar oficinas para os alunos do ensino médio, buscando fazer com que os alunos refletissem acerca de sua realidade.

        Foi apontando como objetivos a serem alcançados com as oficinas: suscitar o pensamento crítico sobre os diversos temas apresentados pelo projeto; e construir um ambiente reflexivo sobre os alunos participantes, a fim de que pensem a respeito de suas vivências e auxiliar no conhecimento de si mesmos.

        No primeiro dia, o evento contou com uma dinâmica que buscava fazer os educandos refletirem sobre preconceitos sociais, o olhar que se tem dos outros, enquanto que em outra oficina foi abordada a temática da desigualdade social tanto em nível global como local, na cidade de São Borja.

        Já no segundo dia, teve a participação do PET (Programa Educação Tutorial) História da África, projeto também vinculado à Unipampa São Borja, que buscou trazer um pouco da cultura Africana, realizando atividades com toda a escola com oficinas de turbantes e pintura facial, dando seu contexto e importância cultural.

        Por fim, no encerramento, além das oficinas houve também uma apresentação  com os talentos dos alunos. As oficinas ofertadas neste dia foram de reflexão acerca do empoderamento feminino e a masculinidade tóxica, e também uma oficina sobre felicidade, buscando um entendimento com base na filosofia antiga. As próximas atividades serão desenvolvidas dentro das temáticas: política e sociedade, mundo do trabalho, tecnologias de comunicação e relações sociais.

Texto e foto: PIBID/UNIPAMPA.

 

Segue a definição das Bancas de TCC II do Curso de Ciências Humanas – Licenciatura 2019/1

Aluno DIA/HORA Local Banca Tema
ANDRESSA MARTINI 4/7 – 19 h auditório Nola, Evandro Carmen Assentamentos do MST em São Borja
ENEDIR PINTO RAMIRES 2/7- 20 h auditório Lisiane, Gerson, Juliana Ensino de Filosofia
LAIS DE AVILA SOARES 5/7 – 15h auditório Evandro, Jandira, Nola Residência Pedagógica
REJANE RODRIGUES GONCALVES 5/7- 19 h auditório Gerson, Evandro, Juliana Ensino de Sociologia para EJA
SILVANA SILVA MUNIZ 2/7- 18 h auditório Evandro, Carmen, Gerson Ensino de Religião em São Borja
THAIS COSTA MOURA 5/7- 16 h auditório Gerson, Lauren,Merli Trabalho do LEME
VANESSA DOS SANTOS MARTINS 3/7- 19 h auditório Nola, Evandro, Carmen Ensino da Cultura Afro-brasileira
MARISOL WEBER NEN DOS SANTOS 3/7 – 15 h auditório Edson, Leandro, Evandro Filosofia para Crianças

Unipampa São Borja conta com PET de História da África

     O Programa de Educação Tutorial, PET – História da África tem como objetivo contribuir com a Lei 10.639/03 que contempla o ensino da história e cultura afro-brasileira no ensino básico (tanto público como particular), na elevação da qualidade de formação acadêmica e profissional em São Borja, através de oficinas, pesquisas acadêmicas, palestras e materiais de educomunicação.

     O programa foi instituído em 2015, dentro dos cursos de Ciência Política e Ciências Humanas com o professor Ronaldo Colvero, (atualmente diretor do campus) e desenvolve atividades acadêmicas como: pesquisas, projetos de extensão, produções artísticas e culturais e debates, integrando a aprendizagem tutorial de forma coletiva e interdisciplinar, para não só contribuir com a sociedade onde está inserido, mas também desenvolver com excelência os alunos integrantes do grupo.

     Hoje o PET possui 10 (dez) bolsistas, dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciência Política e Serviço Social e está previsto um novo do edital para integrar mais dois alunos. Estes, receberão uma bolsa no valor de 400,00 reais mensais e possuem carga horária de 20 (vinte) horas semanais.  A possibilidade é para alunos de todos os cursos do cursos.

     O tutor atual é o professor Edson Paniagua, responsável por  gerir as ações do grupo com os atores externos da sociedade. Além disso, é função ainda estimular o desenvolver a autonomia do grupo para que o mesmo possa caminhar de forma progressiva, ou seja, um mediador do processo.

     Para acompanhar as ações do PET através da internet, acesse a página no facebook:https://www.facebook.com/pet.historiadaafrica

Créditos das fotos: Bernardo Collazzo.

 

Pibid da Unipampa aborda questão étnico-racial no Instituto Padre Francisco Garcia

 

       O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Curso de Ciências Humanas da Unipampa, Campus São Borja atua em duas escolas de São Borja com 19 bolsistas. O Programa está vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e oferece bolsas para acadêmicos do Curso atuarem nas escolas sob a supervisão de professores da própria escola e da Unipampa.

     No mês de maio, o grupo de bolsistas ofertou para algumas turmas do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, localizado no bairro do Passo, uma oficina referente às relações étnico-raciais com foco nos povos originários brasileiros e a trajetória do negro nessa sociedade. Neste encontro, foi apresentada a problemática acerca das questões étnicas e raciais desses grupos, e suas implicações no desenvolvimento do Brasil até a atualidade. Essa implicação fica evidente no descaso em diversas situações do cotidiano relacionadas com a moradia e as oportunidades de trabalho e estudo dessa parcela da população.

    A oficina buscou abordar a questão dos povos originários, conceituando, o contexto histórico, colonização, genocídio, etnocídio (destruição da civilização ou cultura de uma etnia por outro grupo étnico) e a contraposição ao que muitas vezes é ocultado no conteúdo dos livros didáticos. Além disso, a oficina também contou com a palestra da professora Jandira Lopes, que explanou alguns fatos sobre a trajetória do povo negro no decorrer da história, trazendo uma visão além do Brasil. A mesma, ainda comentou sobre os problemas deixados pela escravidão e suas consequências sociais no país.

      As próximas atividades do Pibid serão em torno das seguintes temáticas: política e sociedade, mundo do trabalho, tecnologias de comunicação e relações sociais.

Texto e fotos: PIBID/UNIPAMPA.

Projeto de extensão da Unipampa desenvolve várias ações sobre coleta seletiva

 

        O projeto de extensão Reciclando o dia a dia – promovendo a cidadania – coordenado pela professora Carmen Regina Dorneles Nogueira  realizou em 2018 – várias atividades que envolveram alunos, professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação de São Borja bem como servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São Borja.  Também participaram docentes, técnicos e discentes da Universidade Federal do Pampa, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e do Instituto Federal Farroupilha, sendo que mais de 4.500 pessoas foram atingidas, sendo o foco a promoção e difusão coletiva da comunidade universitária e externa (professores da rede municipal de ensino) no que tange a implementação da coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos no município de São Borja

           Na última terça-feira, 05 de junho, dia mundial do meio do ambiente – ocorreu a publicação de um livro com todo o programa desenvolvido e além disto –  ocorreu a cerimônia de premiação da 1ª Gincana Educacional de Meio Ambiente, contando com a presença de todas escolas da rede municipal de ensino.

Créditos das fotos: DECOM/Prefeitura de São Borja.

Processo seletivo complementar de ingresso e de reopção de curso 2019/2

Os editais para os processo seletivos, complementar e o de reopção de curso 2019/2,  já estão disponíveis aqui, acesse e confira: https://unipampa.edu.br/portal/sites/default/files/documentos/edital_189-2019_processo_seletivo_complementar_2019-2_0.pdf

https://unipampa.edu.br/portal/sites/default/files/documentos/edital_185-2019_edital_de_reopcao_de_curso_para_ingresso_no_semestre_letivo_2019-2_0.pdf