CRONOGRAMA DE DEFESA DE BANCA DE TCC 02/2019

         CRONOGRAMA DE DEFESAS DE TCC                 

CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS – LICENCIATURA

2019/2

ACADÊMICO (A) TRABALHO MEMBROS DA BANCA DATA/ HORARIO LOCAL
Ana Alice de Souza A atuação dos professores de Ciências Humanas no atendimento aos alunos com deficiência: Na E.E.E.F. Tusnelda Lima Barbosa Adriana Cantini

Kátia Guasso

Jocenir Silva

Segunda – 09/12

15h

Sala 1207
Bernardo F dos Santos A formação continuada na área de Ciências Humanas no município de São Borja-RS Yáscara Koga

Evandro Guindani

Lizete Maag

Quarta – 11/12

14h

Auditório

Prédio II

Carina Boeira Deficiência Auditiva Unilateral e Bilateral na Rede Estadual no Município de São Borja Kely Krause

Claudete R da Cruz

Evandro Guindani

Quarta – 11/12

15h

Auditório

Prédio II

Cassiano Santiago O ensino da história e da geografia: um olhar interdisciplinar para a formação inicial das professoras(es) do curso normal magistério Ronaldo Colvero

Viviane Vidal

Jeremias M Silva

Sexta – 06/12

20h

Sala 2307
Daniel Lemos Guimarães História da América Latina: Um olhar sobre o livro didático.  Edson Paniagua

Ronaldo Colvero

Lisianne Ceolin

Segunda – 09/12

14h

Sala 1207
Lucas M de Mattos Desmotivação escolar: um estudo de caso em escolas públicas da cidade de São Borja Evandro Guindani

Yáscara Koga

Cleusa Fontella

Quarta- 11/12

17h

Auditório

Prédio II

Mariana Gonçalves Inclusão Escolar: Educação Básica, Docência e Ciências Humanas Yáscara Koga

Evandro Guindani

Rudimar P Escobar

Terça – 10/12

18h

Auditório

Prédio II

Roselaine dos Santos História, Historiografia e Mulher: Alzira Vargas Yáscara Koga

Michele J dos Santos

Evandro Guindani

Terça – 10/12

20h

Auditório

Prédio II

Rosemary M de Souza Re) descobrindo a história e a memória indígena:

o saber fazer cerâmica guarani nas escolas 

Ronaldo Colvero

Viviane Vidal

Jeremias M Silva

Sexta 06/12

19h

Sala 2307
Rozane Mazzuco
Suelen F Andrade O ensino de sociologia no Proeja: Análise de metodologias de ensino aplicadas durante o estágio curricular no curso de licenciatura em Ciências Humanas Gerson Oliveira

Elenize T Vieira

Andrea Narvaes

Quinta- 12/12

16h

Auditório

Prédio II

Valeska A de Moraes  O projeto Leme na formação docente de alunos do curso de Ciências Humanas da Unipampa Gerson Oliveira

Lauren Nunes

Claudete Cruz

Quinta – 12/12

15h

Auditório

Prédio II

Vera E C Souza

Educação de Jovens e Adultos no campo: um objeto multifacetado

Yáscara Koga

Evandro Guindani

José Marcandes

Sexta-06/12

14h

Sala 2102

UNIPAMPA SÃO BORJA REALIZA III CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS HUMANAS

São Borja, 13 de novembro de 2019.

O evento acontece de 20 a 22 de novembro. Ao todo foram mais de 200 trabalhos submetidos ao evento, sendo 148 foram aprovados, de 20 instituições de ensino e quatro diferentes países (Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal). Até o dia 18 de novembro estão abertas as inscrições para participação em minicursos que serão realizados durante os três dias de evento.

O tema deste ano é “Políticas Públicas Educacionais e os desafios no ensino e na pesquisa” e tem por objetivos principais promover o intercâmbio de pesquisadores na área de Ciências Humanas e das políticas públicas com o foco na área da educação, oportunizando um espaço de discussão para as políticas públicas educacionais valorizando a pluralidade de ideias e práticas, da relação entre teoria, prática e vivência acadêmica e os desafios na área no Brasil e América latina.

A programação completa do evento está disponível no site do evento: https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer

A promoção do evento é do curso de Licenciatura em Ciências Humanas em parceria com o Programa de pós-graduação em Políticas Públicas da Unipampa  e do Centro de Estudos interdisciplinares (CEEINTER), com apoio dos cursos de Direito e Ciência Política.

Projeto Interdisciplinar Feira das Nações – Escola Campo Sagrado Coração de Jesus.

Acreditamos que quando nos deparamos com os acadêmicos na reta final de sua formação, podemos nos deparar diante de dois sentimentos opostos: realização/satisfação X preocupação/dúvidas.
Pois, o que temos diante de nós, não deixa de ser resultado do nosso trabalho. Embora, sabemos que ainda que ocorra todo esforço institucional, ainda assim tem situações complicadas.  No geral, a nossa sabedoria organizacional (atuação enquanto grupo de profissional focados em oferecer uma formação profissional de excelência) se manifesta nesses momentos.

Palestra sobre Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH) para alunos do Curso de Ciências Humanas

Na última quinta-feira, 18, na disciplina de Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela professora e psicóloga Juliana Lima Moreira Rhoden para alunos do curso de Ciências Humanas. O ministrante foi Davi Couto Oliveira, acadêmico do curso de Medicina da Fundación Hector Barceló e atuando atualmente como servidor no campus São Borja da Unipampa.

Davi Iniciou sua fala abordando questões sobre o Cérebro Humano e Neurodesenvolvimento, apresentou a definição do TDAH, possíveis causas, tipos, bem como identificar os sintomas, aspectos neurobiológicos envolvidos, tratamentos e os aspectos subjetivos psicológicos, afetivos cognitivos e comportamentais. Segundo a professora Juliana Rhoden “foi um momento rico de troca de experiências e importante para a formação dos acadêmicos de licenciatura.”

 

III COINTER – Prazos e Isenções

O III COINTER concede vagas de isenções para alunos do Plano de Permanência da Universidade Federal do Pampa, o prazo para a isenção irá ate o dia 20 de setembro, para mais informações veja no regulamento. A submissão de trabalhos ocorrerá até o dia 10 de outubro e a inscrição para ouvintes estará aberta ate o dia ate o dia 15 de novembro, fique atento acompanhe o regulamento e o site do III COINTER.

Regulamento:

https://docs.wixstatic.com/ugd/be5458_01361f4b4e254e28832d377b33042603.pdf

Site:

https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer/submissao-de-trabalhos-1?fbclid=IwAR0W9UgV4SONof4iuFv51M4UINvubZgvNpKEHoF3Fe0BKGxX-iCIowd8qG0

Abertura de edital para concurso em Capão da Canoa

Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, abre inscrições para o concurso público  que será executado mediante a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidades e Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), com carga horária de 20 horas para professores de História e Geografia com o Ensino Superior Completo em Licenciatura Plena na disciplina específica e/ou formação de Ensino Superior em área correspondente.

Edital de abertura do concurso publico de Capão da Canoa_n_01/2019

III Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas (COINTER)

 

São Borja, 08 de agosto de 2019.

UNIPAMPA SÃO BORJA REALIZA III CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS HUMANAS

 

Submissão de trabalhos podem ser feitos até 10 de outubro.

     Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus São Borja, juntamente com o curso de Ciências Humanas – Licenciatura e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas realiza de 20 a 22 de novembro de 2019, o III Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas (COINTER). O tema deste ano é “Políticas Públicas Educacionais e os desafios no Ensino na Pesquisa” e tem por objetivos principais promover o intercâmbio de pesquisadores na área de Ciências Humanas e das Políticas Públicas com o foco na área da Educação, oportunizando um espaço de discussão para as políticas públicas educacionais valorizando a pluralidade de ideias e práticas, da relação entre teoria, prática e vivência acadêmica e os desafios na área no Brasil e América Latina.

     É possível participar do evento com a submissão de trabalhos científicos na modalidade (oral e pôsteres), são 16 grupos de trabalhos – GT’s diferentes que podem ser submetidas: filosofia e política, educação e movimento sociais, políticas públicas e demandas sociais, relatos de experiências educativas, educação relações de gênero e sexualidade, ciências humanas e interdisciplinaridade, história, memória, patrimônio e identidade, educação, geografias e estudos de fronteiras, pedagogias universitárias, educação comunicação e mídia, diversidade cultural e fronteiras, políticas públicas e educação, direitos humanos e educação, relatos de experiências em programas institucionais: PIBID, PET e residência pedagógica, educação e inclusão e jovens pesquisadores.

  As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através do site: https://guri.unipampa.edu.br/evt/evento/listarEdicoesAtivas/ e as submissões de trabalhos através do link: https://forms.gle/rLMrnFzpro6D9NnC6 podem ser feitas até o dia 10 de outubro. Para propostas de oficinas e minicursos – o prazo para o envio é até 1º de outubro.

Para mais informações acesse o site do evento: https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer

Pibid realiza atividades na Escola Tricentenário

        O Pibid (Programa institucional de Bolsas de Iniciaçãà Docência) é um Programa vinculado à Capes/MEC e executado pela Unipampa no Curso de Ciências Humanas – Licenciatura. Na Escola Tricentenário o Pibid conta com nove bolsistas, acadêmicos de Ciências Humanas e uma professora do Colégio que exerce a função de supervisora. Nos meses de abril e maio os bolsistas colaboraram na organizaçãe realização de atividades no Sarau Literário, cujo tema era autoconhecimento.

        Os pibidianos fizeram a divulgação do Sebo literário que é realizado há anos na escola para trocas de livros, além de preparar oficinas para os alunos do ensino médio, buscando fazer com que os alunos refletissem acerca de sua realidade.

        Foi apontando como objetivos a serem alcançados com as oficinas: suscitar o pensamento crítico sobre os diversos temas apresentados pelo projeto; e construir um ambiente reflexivo sobre os alunos participantes, a fim de que pensem a respeito de suas vivências e auxiliar no conhecimento de si mesmos.

        No primeiro dia, o evento contou com uma dinâmica que buscava fazer os educandos refletirem sobre preconceitos sociais, o olhar que se tem dos outros, enquanto que em outra oficina foi abordada a temática da desigualdade social tanto em nível global como local, na cidade de São Borja.

        Já no segundo dia, teve a participação do PET (Programa Educação Tutorial) História da África, projeto também vinculado à Unipampa São Borja, que buscou trazer um pouco da cultura Africana, realizando atividades com toda a escola com oficinas de turbantes e pintura facial, dando seu contexto e importância cultural.

        Por fim, no encerramento, além das oficinas houve também uma apresentação  com os talentos dos alunos. As oficinas ofertadas neste dia foram de reflexão acerca do empoderamento feminino e a masculinidade tóxica, e também uma oficina sobre felicidade, buscando um entendimento com base na filosofia antiga. As próximas atividades serão desenvolvidas dentro das temáticas: política e sociedade, mundo do trabalho, tecnologias de comunicação e relações sociais.

Texto e foto: PIBID/UNIPAMPA.