O curso de Ciências Humanas irá promover as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso online

Confiram os horários e locais de cada Defesa:

1- Leonardo Barcelos- Os jogos de videogame como ferramenta metodológica para o processo de ensino-aprendizagem em Ciências Humanas.

Data: 04/12/2020           Horário: 14h

Local: meet.google.com/goz-dcoi-jsb

2- Danilo Jovino- Onde está a ciência no Brasil? Um debate a respeito do centro-periferia

Data: 04/12/2020           Horário: 19h

Local: meet.google.com/oso-qspj-jiy

3- Jose luciano- Ainda, uma conquista do conhecimento? A língua escrita e o aprendizado gráfico nas reduções jesuíticas

Data: 04/12/2020            Horário: 20h:30min

Local: meet.google.com/sqd-wztk-qvg

4- Ana Flávia- Mulheres e o “Mundo do Trabalho” em São Borja na República Oligárquica 

Data: 05/12/2020            Horário: 16h:30min

Local: meet.google.com/oso-qspj-jiy 

5-Marcia Cristina- Vamos Cantar e Aprender? A música como recurso didático para as séries iniciais

Data: 10/12/2020           Horário: 19h

Local: meet.google.com/vkr-xktz-nup

6- Yasmin Caldas – A Liberdade de Expressão durante a Ditadura Militar de 1964-1970 no Município de Itaqui/RS

Data: 11/12                 Horário: 14h

Local: meet.google.com/rti-ituk-efo

7- Francieli Sosa- O programa Residência Pedagógica: O impacto na formação acadêmico-profissional do licenciando em Ciências Humanas

Data: 11/12/2020                Horário: 19h

Local: meet.google.com/sfa-xuoa-rzk

8- Tiago Lucho – História e Memória: A presença Judaica em Uruguaiana

Data: 12/12                             Horário:14h

Local: meet.google.com/gkr-fzqt-kqq

Feedback do I Seminário de Libras – Campus São Borja

O impacto do I Seminário de Libras sobre Práticas Pedagógicas em Ciências Humanas, realizado no mês de Outubro e Novembro no Campus São Borja, idealizado e organizado pela Professora Keli Krause, foi bastante positivo.

O objetivo do projeto de extensão foi dar visibilidade a questão da inclusão a partir de temas relativos à formação interdisciplinar dos acadêmicos (as) do Curso de Ciências Humanas. O curso habilita o acadêmico (a) para atuar na área das Ciências Humanas, nos componentes de Geografia, História no Ensino Fundamental e Médio, e Filosofia e Sociologia no Ensino médio.

As organizadoras destacam que “o Seminário repercutiu de forma mais ampla e foi muito significativo. Vários docentes que atuam na rede básica pública e particular têm entrado em contato e mencionado que é raro atividade como essa, tratando de estratégias de ensino na área de Geografia, História, Filosofia e Sociologia no Ensino Fundamental e Médio”. A professora Claudete, colaboradora e coordenadora do Curso, aponta que esse retorno dos participantes  oferece  um indicativo importante para pensar o currículo nos cursos de graduação.

Professora Keli destaca que no trabalho realizado na disciplina de Libras para a turma de Ciências Humanas – Licenciatura vai além do ensino prático de Libras. Relata que: “percebi que não dei somente aula de Libras, mas vinculava as temáticas do curso relacionando à Libras”.

 Keli comenta que: “Sinto que os profissionais da educação básica procuram as informações e formações nas esferas geografia, história, filosofia e sociologia, mas não encontram eventos e/ou curso específico nessa área. Pensei que é importante contribuição as informações para os profissionais da educação básica, estudantes do cursos tais como graduação, mestrado e doutorado”.

A professora Keli também mencionou que tem recebido e-mails de diversos participantes,  que destacaram a importância da ação realizada:

 Participante 1: O estudante de Porto Alegre, comentou que assistiu atividade pelo youtube, considerou este evento raro e maravilhoso na área de Ciências Humanas para surdos;

Participante 2: O professor da UFPR mencionou que: “o seminário tem uma abordagem muito significativa, propostas como essa são de muita relevância para pensar como estamos e quais estratégias e caminhos podemos adotar a partir das práticas e pesquisas na área”.

 Participante 3: O estudante de Antropologia de São Paulo, disse: “ fiquei muito feliz em participar do seminário sobre o ensino de Sociologia, e gostaria de estabelecer maior interlocução, que gostaria muito de dicas, algum material que possa fornecer, e absorver de seu conhecimento na prática docente com sociologia e Libras (INCRÍVEL!!!). Parabéns pela organização do evento!

Diante da avaliação dos participantes, acreditamos ter contribuído trazendo diversas informações, experiências, sugestões e relatos que somam para uma boa qualidade em prol da educação do estudante surdo. 

Percebeu-se que o número total dos inscritos (642) não realizaram acesso na atividade ao vivo, no entanto, todos os encontros foram gravados e estão disponíveis nos seguintes links:

Professora Keli finaliza: “agradecemos a equipe da PROEXT que aprovou nosso projeto de extensão e a compreensão da importância da Libras juntamente com o curso de Ciências Humanas- Licenciatura na Unipampa campus São Borja. Aos palestrantes que realizaram relatos sobre suas práticas e estratégias de ensino, nossa gratidão. E muito obrigado aos interprétes pela parceria”.

Aberto edital das Eleições para cargos e representações para Colegiado do Curso de Ciências Humanas

Está aberto o edital para eleições para cargos e representações para compor o Colegiado do Curso de Ciências Humanas .
Todos os procedimentos são regidos pelo Edital Complementar nº 01/2020/CEL/CSB, acompanhado do Edital Geral nº 03/2020, aprovado pela Resolução nº 287/2020/CONSUNI, a que se subordina o referido Edital Complementar.
Mais informações acesse:

I Seminário de Libras: Práticas de Ensino de Sociologia – 19h – 24/11

A Professora Keli Krause, docente de Libras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus São Borja, juntamente com Prof. Claudete Robalos da Cruz e Bruna Todeschini do Campus de Itaqui, convidam para o último encontro do Seminário de Libras.

Dia: 24/11

Horário: 19h

Haverá certificação para os participantes que realizarem registro de presença.

I Seminário de Libras – Dia 17/11 – Ensino de História

I Seminário de Libras: Práticas Pedagógicas em Ciências Humanas
Ensino de História: estratégias pedagógicas e relatos de experiências para estudantes surdos
17/11 – 19h – Ensino de História

Link de inscrição: https://forms.gle/VHFc2R7VALCkoCiL9
Link da transmissãohttps://www.youtube.com/watch?v=ObP-Vh0dl4E

Haverá certificação para os participantes que registrarem presença na atividade ao vivo.

Ensino de Filosofia – Seminário de Libras – 12/11 – 19h

I Seminário de Libras: práticas pedagógicas em Ciências Humanas
Ensino de Filosofia: Estratégias pedagógicas e relatos de experiências para alunos surdos12/11 – 19 – Ensino de Filosofia- Peterson Costa e Laercio Francisco Sponchiado

Link de inscrição: https://forms.gle/NDZEVrKto8axfybaA

Haverá certificação para os participantes que preencherem a lista de presença no momento da atividade ao vivo.