Perfil do Egresso

O licenciado em Ciências Humanas estará habilitado para o exercício docente no Ensino Fundamental séries finais (História e Geografia) e no Ensino Médio (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), na área de Ciências Humanas e Sociais. Deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de docente em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento humanístico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses das Instituições de Ensino Superior, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas referente ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, etc.). Destarte, será formado um profissional crítico e comprometido ética e
socialmente com as questões contemporâneas. Esse princípio geral deve nortear a formação dos egressos do curso de Ciências Humanas – Licenciatura, pois não se pode separar a formação de educador da formação do pesquisador. Essas competências são complementares fazem parte da mesma formação, podendo atender a demandas específicas. Para atender os princípios gerais e específicos de formação do professor, o Curso de Ciências Humanas – Licenciatura pretende que o egresso adquira capacidades para:
Mostrar disponibilidade e flexibilidade para mudanças;
Demonstrar genuína curiosidade científica e filosófica, e interesse em pesquisa;
Manifestar prazer na leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional;
Apresentar segurança em suas intervenções;
Demonstrar empenho em compartilhar a prática e produzir coletivamente;
Possuir zelo pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade;
Manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico;
Demonstrar sincero compromisso com a efetivação das aprendizagens sob sua responsabilidade, orientando sempre e não excluindo ninguém;
Mostrar respeito com relação à diversidade, aos valores democráticos e à cidadania republicana;
Demonstrar genuíno interesse em inserir-se na realidade que o envolve, enquanto agente de conhecimento e de transformação da mesma, na perspectiva do desenvolvimento humano sustentável e da superação das desigualdades sociais;
Apresentar conduta ética, crítica e reflexiva, orientada por princípios de justiça e solidariedade.