Programa Residência Pedagógica

 

A primeira edição do Programa Residência Pedagógica foi concluída em janeiro de 2020

No dia 15 de Janeiro do corrente ano ocorreu a conclusão da primeira edição do Programa Residência Pedagógica na Unipampa – Curso de Ciências Humanas, Campus  São Borja, que teve início em agosto de 2018. O referido programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola.

O núcleo Multidisciplinar de Geografia e História do Campus São Borja finalizou as atividades nas escolas-campo Sagrado Coração de Jesus, Duque de Caxias e Arneldo Matter. A experiência foi considerada exitosa e de grande valia para formação do licenciado, assim como para o conhecimento e compreensão do ambiente de trabalho do futuro profissional da educação.

 

Participação no III COINTER – Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas

Os residentes da escola-campo Arneldo Matter Maico Acosta, André Amaral e Gladis Rosa apresentaram trabalho no III COINTER –  Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas no campus São Borja. O trabalho socializado foi resultante de uma experiência pedagógica realizada durante o período de Imersão na escola-campo, cujo o tema foi “Uma experiência docente através do Programa Residência Pedagógica: O respeito às diversidades étnico-raciais e culturais“. A atividade teve como objetivos: oferecer espaço- tempo para que os alunos refletissem sobre o respeito à diversidade étnico-cultural, assim como, conhecer o contexto histórico que deu origem ao Dia da “Consciência Negra”; conhecer os elementos da cultura afro-brasileira; combater as discriminações étnico e culturais através da literatura; debater sobre o racismo; e refletir sobre a importância do Dia da Consciência Negra na conjuntura atual brasileira frente os desafios e obstáculos que enfrenta diariamente a população negra.

 

Projeto Interdisciplinar Rota das Missões Jesuíticas

Os residentes da Escola-Campo Arneldo Matter realizaram projeto interdisciplinar denominado “Rota das Missões Jesuíticas: uma viagem através do conhecimento e valorização do patrimônio cultural missioneiro” sob a supervisão da Preceptora Milviane Minuzzi.  O objetivo do projeto foi oportunizar aos alunos o entendimento sobre a estrutura das reduções jesuíticas, sua organização social, econômica e territorial, assim como compreender a sua importância para a construção histórica do município de São Borja e do estado gaúcho. O projeto foi  executado em três momentos distintos, num primeiro momento, consistiu em exibição de documentários e exposição oral sobre o tema, sendo realizada abordagem interdisciplinar, isto é,  analisando o fenômeno na perspectiva geográfica, sociológica, filosófica e histórica para os alunos do 6º e 7º ano.  O segundo momento ocorreu a viagem para a redução jesuítica localizada em São Miguel das Missões. No local, os alunos contaram com a visita guiada pelo sítio arqueológico, pela guia de turismo regional, Lúcia Engel; e, também assistiram o espetáculo Show e Luzes. No último momento, os alunos irão realizar trabalhos lúdicos, manuais como a elaboração e construção de maquetes, produção de trabalhos artísticos em forma desenhos, pinturas, poemas e exposição de fotos da viagem para a comunidade escolar.

Projeto Interdisciplinar Feira das Nações – Escola Campo Sagrado Coração de Jesus

No dia 4 de novembro de 2019 os residentes realizaram  a socialização do projeto  “Feira das Nações”  organizado pelos residentes da escola-campo Sagrado Coração de Jesus: Lucas Mattos, Francieli Fontela, Yasmin Araujo, Vitória Silveira e Valeska Ávila, sob a supervisão da Preceptora Cristiane Carvalho.  O objetivo do projeto foi oportunizar espaço-tempo para que os alunos compreendessem o processo de imigração e colonização do território brasileiro sob a perspectiva histórica, social, econômica e cultural. Após diversas aulas expositivas  e oficinas realizadas pelos residentes sobre o tema, os alunos organizaram stands com os trabalhos realizados nas oficinas, apresentaram um prato típico e  vestiram-se conforme a cultura de cada país/nação.

Esse projeto de cunho interdisciplinar vai ao encontro do perfil do licenciando  em Ciências Humanas, cuja habilitação é para o exercício docente no Ensino Fundamental séries finais (História e Geografia) e no Ensino Médio (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), na área de Ciências Humanas e Sociais.   Além disso, espera-se que sua postura pedagógica diante dos conteúdos escolares/objetos de conhecimento ocorra de forma interdisciplinar, isto é, lançando olhar sobre objeto de estudo sob as diferentes perspectivas (histórica, sociológica, geográfica e filosófica) e dimensões (cognitiva e socioemocional).

 

Programa Institucional Residência Pedagógica da UNIPAMPA atende três escolas-campo em São Borja

O Programa Residência Pedagógica trata-se de uma Política pública vinculada à Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática; induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica, além de fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores e promovendo a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A participação do Campus São Borja ocorreu por meio de uma seleção nacional de projetos para integrar o programa realizado pela CAPES. O campus São Borja vinculado ao Projeto Institucional concorreu com o Subprojeto “Multidisciplinar de Geografia e História”, com a coordenação da professora Drª Claudete Robalos da Cruz; além do Núcleo São Borja, há mais cinco núcleos da Unipampa que integram ao Programa.

 O programa prevê a seleção de professores responsáveis da Educação Básica que irão supervisionar os residentes nas escolas-campo. As escolas-campo foram indicadas pelos Secretários de Educação.

Atualmente, há três professores responsáveis, 19 residentes atuando em três escolas-campo: Instituto Arneldo Matter, Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e Escola Municipal Duque de Caxias.

O programa foi estruturado em quatro etapas distintas. Sendo a etapa 1 – Preparatória (processo de formação do residente e preceptor, ocorreu em agosto de 2018); etapa 2 – Ambientação do residente na escola-campo (ocorreu em outubro de 2018 ); etapa 3 – Imersão e Regência na escola-campo (iniciou em março deste ano e encerra em dezembro), e por fim, etapa 4- Elaboração de relatórios e socialização das experiências (com término previsto para janeiro de 2020).

Os residentes que estão na segunda metade do curso, acadêmicos do Curso de Ciências Humanas, estão realizando a etapa três do Programa, que se refere às atividades de regência nas escolas-campo, que iniciou em março deste ano e o término previsto para dezembro.

A percepção em relação ao programa é bastante positiva em relação à questão da formação do acadêmico, pois promove a imersão do licenciando no campo de atuação/da prática.  Trata-se de um importante espaço-tempo no qual os acadêmicos em formação aprendem com os professores da educação básica e com o contexto escolar. Nessa relação de Comunidade de Aprendizagem (Universidade e Escola) que se estabelecem as conexões entre os saberes acadêmicos e profissionais, reconhecendo assim a importância da parceira entre Universidade e Escola na qualificação do profissional em formação.

Vídeo Documentário sobre a experiência no Programa: https://youtu.be/KalmsFA2Kzk

O curso de Ciências Humanas do Campus São Borja, por meio do Núcleo Multidisciplinar de Geografia e História aderiu ao Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA: Formação Docente no Horizonte da Inovação Pedagógica

Residentes, docente orientadora e docente colaboradora do subprojeto Multidisciplinar Geografia e História campus São Borja-RS

O Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA: Formação Docente no Horizonte da Inovação visa possibilitar espaço-tempo de formação acadêmico profissional a residentes, preceptores/as e orientadores/as dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA e das escolas-campo, no sentido de estabelecer relações teórico-práticas de saberes-fazeres necessários à prática educativa inovadora, crítico-reflexiva e inclusiva.

Objetivo geral do subprojeto Multidisciplinar Geografia e História campus São Borja-RS: Desenvolver coletivamente metodologias por meio da integração dos referenciais teóricos e didáticos das áreas de conhecimento (Geografia e História) com as competências e Habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Geografia e História.

Objetivos específicos:

  • Orientar o desenvolvimento de atividades pedagógicas embasadas na perspectiva da aprendizagem significativa, abarcando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos e temas que serão objetos de estudo dos residentes;
  • Constituir grupo de estudos visando a elaboração de propostas para adequação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciaturas e das unidades escolares com as diretrizes nacionais.

Docente orientadora: Profª.  Drª. Claudete Robalos da Cruz

Professores colaboradores: Prof. Dr. Evandro Ricardo Guindani e Profª. Drª. Yascara Michele Neves Koga Guindani

Acadêmicos do curso de Ciências Humanas – Licenciatura/campus São Borja-RS que compõe o Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA: Formação Docente no Horizonte da Inovação e suas respectivas escolas-campo:

Instituto Estadual Arneldo Matter

Profª. Preceptora: Milviane Minuzzi

  1. Iris Regina F. Marques;
  2. André Amaral Pereira;
  3. Ingrid Suelen R. Meireles;
  4. Bernardo Ferrari dos Santos;
  5. Ivete Bettim do Amaral;
  6. Selena Santos Gomes;
  7. Lislie Trindade Algayer;
  8. Mariana Dicheti Gonçalves.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias

Profª. Preceptora: Zenina Dorneles

  1. Karine Barobosa Martins;
  2. Silvana Silva Muniz;
  3. Thais Costa Moura
  4. Lais de Avila Soares;
  5. Leonardo Andrade Barcelos
  6. Matheus Pinto Furtado;
  7. Luis Ricardo Reis Avila;
  8. Vanessa dos Santos Martins

Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus

Profª. Preceptora: Cristiane Leão Carvalho

  1. Gladis Kunz Rosa;
  2. Maico de Oliveira Acosta;
  3. Suelen Fonseca Andrade;
  4. Mariano Roballo Mohr;
  5. Francieli Fontela dos Santos Sosa;
  6. Vitória Silveira de Bairros;
  7. Lucas  Moreira de Mattos;
  8. Yasmin Caldas Araújo;
  9. Valeska Avila de Moraes;
  10. Hermogenes de Souza Cerqueira Filho.