Informações | Ciências Econômicas

Informações

O curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pampa, criado em 2010, propõe-se a formar bacharéis em Economia comprometidos com o desenvolvimento local e nacional, capacitados para a pesquisa econômica nos setores público e privado e aptos a avaliar criticamente a realidade brasileira e mundial. Para isso, conta com um corpo docente de alto nível, com sólida formação e trabalhando em regime de dedicação exclusiva. A formação do economista na Unipampa será eclética, passando, de forma crítica, pelas diferentes abordagens existentes na literatura econômica, e rigorosa, com a exigência de um alto grau de comprometimento com o curso. São oferecidas atualmente 50 vagas anuais no período noturno, com carga horária total de 3.000 horas-aula, devendo ser concluído, idealmente, em 8 semestres.

NOME DO CURSO Curso de Ciências Econômicas
NÚMERO DE VAGAS 50 vagas por ano.
GRAU Bacharelado
IMPLANTAÇÃO Primeiro Semestre de 2010
COORDENAÇÃO Prof. Dr. Altacir Bunde

Prof. Dr. Felipe Gomes Madruga

TURNO Noturno
DURAÇÃO 9 semestres
CARGA HORÁRIA TOTAL 3.150 horas (210 créditos)
TEMPO MÁXIMO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR 18 semestres
FORMAS DE INGRESSO ENEM, reopção de curso e transferência
PERFIL DO EGRESSO Os egressos deverão ser profissionais

a) comprometidos com o desenvolvimento e conscientes dos limites existentes para o equacionamento dos problemas inerentes a este; b) capacitados para o trabalho específico do economista; c) instrumentalizados para a pesquisa científica e; d) éticos, críticos da realidade e autônomos quanto a interpretação dos fenômenos sociais.

MATRIZ CURRICULAR Clique aqui
NORMAS TCC I E TCC II Clique aqui
PROJETO PEDAGÓGICO (PPC) PPC Ciencias Economicas 2023
EMENTÁRIO Ementário Componentes Curriculares Obrigatórios

Ementário Componentes Curriculares Complementares

ROL DE CCCGs ACEITOS Clique Aqui
NORMAS PARA QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

Os discentes que necessitem solicitar a quebra de pré-requisito devem ler os documentos abaixo. Neles constam quais as disciplinas que exigem pré-requisito e também quais as normas para quebra dos mesmos.

O pedido de quebra acontece durante o período de ajuste presencial de matrícula, disponibilizado no calendário acadêmico da universidade. Ao discente, no ajuste presencial, será fornecido o formulário próprio para realização do pedido de quebra de pré-requisito. A coordenação do curso realizará um parecer sobre o pedido, que posteriormente será analisado pela comissão de curso.

Pré-Requisitos no curso de Ciências Econômicas (Clique Aqui).

Normas para Quebra de Pré-Requisito (Clique Aqui)

GUIA PARA PONTUAÇÃO DE ACG Clique Aqui
Outros documentos: Clique aqui

 

Atualizado em 18/05/2023