Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) | Ciências Econômicas

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)

Um dos requisitos para a conclusão da graduação em Ciências Econômicas é elaborar e defender trabalho de pesquisa relacionado a tema típico da área. Este trabalho é elaborado com a orientação de um dos professores do quadro docente. Ao longo da existência do curso, vários trabalhos já foram elaborados e apresentados pelos nossos egressos com temas e ênfases diversas.

Abaixo encontrará o rol destes, bem como o link para o arquivo PDF de todos os que estão disponíveis na biblioteca da Unipampa.

2023-2

Autoria: FRANCIARA DUTRA ROLIM. Título: ASCENSÃO, CRISE E NOVAS POSSIBILIDADES PARA A CADEIA DA LÃ NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO – RS.  Orientador: Altacir Bunde.

Autoria: JAINE MADUREIRA SILVEIRA. Título: A POLÍTICA MONETÁRIA E O REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2015-2022. Orientador: Ana Luísa de Souza Soares.

Autoria: EDUARDA PINTO SCASSO. Título: COOPERATIVISMO DE CRÉDITO: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DA TAXA DE JUROS. Orientador: Mauro Barcellos Sopeña.

Autoria: MATHEUS CHRISTOFARI FLORINDO. Título: RISCOS ESG EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE PARA EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE). Orientador: Debora Nayar Hoff.

Autoria: VERONICA CORRALES CUNHA. Título: MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL E SUAS CRÍTICAS: o caso do município de Santana do Livramento RS. Orientador: Altacir Bunde.

Autoria: BRUNO ALIRIO MORENO RIBEIRO. Título: BACKTEST DE ESTRATÉGIAS DE ANÁLISE TÉCNICA NO MERCADO DE CRIPTOATIVOS. Orientador: Daniel Mesquita.

2023-1

Autoria: BASSEL MOHD KHALIL SALAMEH AHMAD. Título: DESIGUALDADE DE RENDA: uma análise dos indicadores no município de Santana do Livramento/RS. Orientador: Altacir Bunde.

Autoria: TIANA CONCEICAO DO SANTO. Título: PANORAMA DA EXPANSÃO DA SOJA NO BRASIL E NO MUNICÍPIO DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO-RS. Orientador: Altacir Bunde.

Autoria: ROBERTY MICHELL SOARES PEREIRA. Título: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO TETO DE GASTOS NO BRASIL. Orientador: André da Silva Redivo.

Autoria: THIAGO VIEIRA MOREIRA. Título: OS IEDS CHINESES NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO (2010-2022): CARACTERÍSTICAS DOS INVESTIMENTOS. Orientador: Lucélia Ivonete Juliani.

Autoria: CAROLINE VITORIA SAPIA ROLDAN. Título: ECONOMIA AMBIENTAL, ECONOMIA ECOLÓGICA E CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DE CONVERGÊNCIAS TEÓRICAS. Orientador: Debora Nayar Hoff.

Autoria: RENATO FIALHO PINTOS. Título: INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO (IED) E O MERCADO DE MINÉRIO DE FERRO: uma análise do efeito da exportação brasileira para a China. Orientador: Altacir Bunde.

Autoria: JESSICA VIANA ALMEIDA. INSEGURANÇA ALIMENTAR: A INFLUÊNCIA DA INFLAÇÃO NO PODER AQUISITIVO DOS BRASILEIROS (2015 A 2021). Orientador: Ana Luísa Soares.

2022-2

Autoria: KRISTOPHER PINHEIRO KLAVA. Título: Rentabilidade comparada de ETFs ESG e convencionais: uma análise para a bolsa de Nova Iorque. Orientadora: Debora Nayar Hoff.

Autoria: ANDERSON VALÉRIO MONTEBLANCO DE OLIVEIRA. Título: Mercado sob Restrições Legais: um exame sobre a realocação de recursos produtivos no ramo alimentício de Santana do Livramento/RS. Orientadora: Mauro Barcellos Sopeña.

Autoria: JULIANA DE AVILA VIEIRA. Título: Análise das vagas de trabalho ofertadas no município de Santana do Livramento no período de 2018 a 2022. Orientadora: Ângela Quintanilha Gomes.

Autoria: ELUAN LEITE MARQUES. Título: Federalismo fiscal: uma análise das receitas tributárias e transferências intergovernamentais do município de Santana do Livramento entre 2013 a 2021. Orientadora: Felipe Gomes Madruga.

Autoria: ANA LUZA STRINGUINI TEIXEIRA.  Turismo e desenvolvimento: uma análise da Ferradura dos Vinhedos, pela abordagem do desenvolvimento endógeno. Orientadora: Debora Nayar Hoff.

Autoria: PHELIPE INCHAUSPE SOARES.  O surgimento das Fintechs no Brasil e seu impacto no setor bancário (2009-2021). Orientadora: André da Silva Redivo.

Autoria: PEDRO PLADA ALVES.  Mercado internacional da agropecuária do Rio Grande do Sul: uma análise da evolução do comércio com o Mercosul. Orientadora: João Garibaldi Almeida Viana.

Autoria: EMERSON THIERRY DE SOUZA GARCIA.  Uma análise das políticas de desenvolvimento regional federais e estaduais para o estado do Tocantins no período 2000 a 2020. Orientadora: Debora Nayar Hoff.

Autoria: GERSON ALEX ROCHA RODRIGUES.  Margens de comercialização na cadeia da carne bovina no Rio Grande do Sul: uma análise a partir dos efeitos da pandemia de covid-19. Orientadora: João Garibaldi Almeida Viana.

Autoria: INÁCIO MORAES CALDEIRA JUNG.  A atuação do BNDES no financiamento da industrialização brasileira no período desenvolvimentista (1956-1979): uma análise dos planos de desenvolvimento. Orientadora: André da Silva Redivo.

Autoria: BRUNA SIMAS TEIXEIRA.  A desigualdade salarial entre homens e mulheres no município de Sant’Ana do Livramento-RS. Orientadora: Altacir Bunde.

Autoria: MARCOS JESSE FERREIRA NUNES.  A importância das políticas de transferências de renda para a população de baixa renda de Sant’Ana do Livramento/RS. Orientadora: Altacir Bunde.

Autoria: CAMILA DOS SANTOS PINTO.  A pobreza no período JK: um olhar a partir do quarto de despejo. Orientadora: Alessandra Troian.

Autoria: SILVANA PENA DE SÁ RABELO.  Práticas de relato ESG: uma análise dos relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras listadas no BOVA11 em dezembro de 2021. Orientadora: Debora Nayar Hoff.

2022-1

Autoria: KATIA HELENA BRAGA SOARES. Título: O programa minha casa minha vida: uma política pública por excelênciaOrientadora: Lucélia Ivonete Juliane.

Autoria: MARCO ALEXANDRE BIDART SUAREZ. Título: O subemprego e a informalidade: breve discussão acerca do trabalho inadequado a partir de uma revisão de literatura. Orientadora: Debora Nayar Hoff.

Autoria: VIVIANE DA SILVA FLORES. Título: Emprego e renda no turismo da economia brasileira de 2006 até 2019. Orientadora: Patrícia Eveline dos Santos Roncato.

Autoria: PATRÍCIA OLEGÁRIO MARTINS. Título: As políticas de combate a fome no Brasil do século XXI. Orientadora: André da Silva Redivo.

Autoria: CESAR EMMANUEL TEIXEIRA SOARES. Título: Backtest da estratégia de análise técnica de IFR2 sem filtro. Orientadora: Daniel Gomes Mesquita.

Autoria: MAITÊ SEVERO ESTRADE. Título: Piso pegajoso, teto de vidro, penhasco de vidro e a síndrome da abelha rainha: a mulher no mercado de trabalho. Orientadora: Lucélia Ivonete Juliane.

Autoria: CAMILA DE AGUIAR DOS SANTOS. Título: Benefício de prestação continuada (BPC): importância para as famílias de baixa renda contempladas pelo programa no munícipio de Santana do Livramento-RS. Orientadora: Altacir Bunde.

Autoria: MIKAELY DOS SANTOS SADOVIK. Título: Análise da evolução da indústria do petróleo: formação de preços do óleo e seus derivados. Orientadora: Lucélia Ivonete Juliane.

2021-2

Autoria: PABLO ENRIQUE BARBOZA ROSA. Título: Investimentos ESG e organizações sustentáves: uma análise sobre as convergências. Orientadora: Debora Nayar Hoff.

Autoria: MARCOS ADRIANO DE FREITAS DOS SANTOS. Título: Ciclos econômicos e instabilidade financeira: o Banco Central do Brasil como emprestador de última instância. Orientadora: Ana Luísa de Souza Soares.

Autoria: GUILHERME RODRIGUES DOS SANTOS. Título: Investindo através da análise técnica: avaliação do retorno da estratégia de cruzamento de MACD no longo prazo. Orientador: Daniel Mesquita.

Autoria: CLOVIS PEREIRA LEMOS NETO. Título: A reforma bancária de 1964 e o padrão de financiamento brasileiro. Orientador: André da Silva Redivo.

Autoria: CARLOS LEONARDO ESTEVES VILAGRAM. Título: Crédito rural: o programa nacional de apoio ao médio produtor rural em Dom Pedrito/RS. Orientadora: Alessandra Troian.

Autoria: DIANE DA ROSA PAZ. Título: Investimento ESG: uma análise comparativa da metodologia dos ETFS ISUS11 e ESGB11. Orientadora: Debora Nayar Hoff.

Autoria: THIAGO NUNES MOREIRA PEREIRA. Título: O conceito de instituição nas diferentes abordagens da economia institucional. Orientador: João Garibaldi Viana.

Autoria: MYLLENA BENTIN ALVES. Título: Inflação: uma análise do processo inflacionário no Brasil pela perspectiva histórica e das medidas de núcleos do IPCA. Orientadora: Lucélia Ivonete Juliani.

Autoria: MATHEUS IRACET DIAS. Título: A trajetória de endividamento dos servidores estaduais gaúchos no período de parcelamento salarial: uma análise para Santana do Livramento/RS. Orientador: Mauro Barcellos Sopena.

Autoria: FELIPE OSORIO MARQUES FERREIRA. Título: Relações entre as variáveis macroeconômicas e o setor industrial brasileiro. Orientadora: Patrícia Eveline Roncato.

Autoria: ROCHIELI RIGATTI BONADIMAN. Título: Evolução das exportações de carne bovina no Brasil e sua relação com a taxa de câmbio. Orientador: João Garibaldi Viana.

* Ainda não está disponível no repositório institucional da Unipampa.

 

2021-1

Autoria: INGRID DO PRADO GUIMARAES. Título: O papel do Estado na economia: uma análise comparativa entre a escola keynesiana e a escola institucionalista. Orientadora: Debora Nayar Hoff.

Autoria: PRISCILA CARDOSO RAMOS. Título: Crédito e taxa de juros: análise sobre os efeitos no setor habitacional brasileiro no período de 2010-2019. Orientadora: Ana Luísa de Souza Soares.

Autoria: EWERTON CORREA LEGUIÇA. Título: As políticas industriais e a evolução da estrutura e do desempenho do setor automobilístico brasileiro: uma análise para o período de 1990 a 2020. Orientadora: Debora Nayar Hoff.

Autoria: MAGDE MUSTAFA MELLO EL HANINI . Título: Análise do mercado fitness no Brasil durante a pandemia do Covid-19.  Orientador: Rafael Ferraz.

Autoria: BRUNO RODRIGUES DE OLIVEIRA SIEGL. Título: Valuation: Departamento de Água e Esgoto de Santana do Livramento – RS. Orientador: Daniel Mesquita.

Autoria: MARIANE BARBOZA DUARTE. Título: Desindustrialização no Brasil: uma análise dos anos 2000 por região.  Orientadora: Lucélia Ivonete Juliani.

 

2020-2

Autoria: LUCIMARA OLIVEIRA DOS SANTOS. Título: As consequências da pandemia de Covid-19 sobre a demanda e oferta de energia elétrica no Brasil em 2020. Orientadora: Lucélia Ivonete Juliani.

Autoria: ANDRÉ DEVECCHI DE FREITAS. Título: Transações sob incerteza: um análise institucional do mercado pecuário de Santana do Livramento/RS. Orientador: Mauro Barcelos Sopeña.

Autoria: SORAIA MOHD KHALIL SALAMEH AHMAD. Título: O papel dos empreendimentos árabes no processo de desenvolvimento de Santana do Livramento/RS. Orientadora: Alessandra Troian.

Autoria: KATHIELY RODRIGUES COUTO. Título: Dos programas de transferência de renda condicionada aos universais: uma análise das propostas para o Brasil pós auxílio emergencial . Orientador: André da Silva Redivo.

Autoria: GABRIEL ARAUJO PINHEIRO. Título: A teoria econômica do crime: uma revisão de literatura sobre a relação entre das variáveis socioeconômicas com a criminalidade no Brasil. Orientador: André da Silva Redivo.

Autoria: JOSIANNE PATRICIA ACOSTA CARVALHO . Título: Análise da mensuração do PIB pelas óticas do produto, despesas e renda. Orientadora: Patrícia Eveline dos Santos Roncato.

Autoria: ANA PAULA BRANCO DE BARROS. Título: Balança comercial gaúcha: análise dos parceiros comerciais no período de 1997 até 2020. Orientador: Felipe Madruga.

Autoria: VITORIA DOS SANTOS PIRES. Título: As limitações impostas pelas regras fiscais ao uso de políticas de combate aos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19 no Brasil. Orientador: André da Silva Redivo.

Autoria: PEDRO HENRIQUE TAVARES MENDES DE SA. Título: Previsão da inflação a partir de mudanças nos gastos públicos no Brasil durante a pandemia COVID-19. Orientadora: Lucélia Ivonete Juliani.

Autoria: BIBIANA BRAVO MUNHOZ. Título: O papel do Estado e o impacto das políticas públicas de transferência de renda. Orientador: Altacir Bunde.

* Ainda não está disponível no repositório institucional da Unipampa.

 

2019-2

Autoria: JESSICA ALVES MACHADO. Título: Os determinantes do percurso acadêmico no ensino superior público na COORTE de 2010 e 2011. Orientadora: Tanise Brandão Bussmann.

Autoria: ALINE CORREA DE LOS SANTOS. Título: O papel da educação no desenvolvimento: a contribuição dos projetos de extensão da Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento, no desenvolvimento local. Orientadora: Alessandra Troian.

Autoria: BRUNA DANIELY MACIEL HERNANDES. Título: Violência contra as mulheres e conservadorismo político: uma análise empírica do Rio Grande do Sul em 2012 e 2016. Orientadora: Tanise Brandão Bussmann.

Autoria: ALEXANDRE NOELLI NEVES BRAS. Título: Mercado segurador brasileiro: uma análise a partir da abertura do mercado de resseguros (2005 – 2018). Orientadora: Tanise Brandão Bussmann.

Autoria:  MAURICIO LESCANO BRAZ. Título: As contribuições e os entraves nas políticas comerciais e industriais à inserção da indústria brasileira nas cadeias globais de valor – 1990 a 2014. Orientadora: Ana Luísa de Souza Soares.

Autoria: VITORIA FEIJO AVILA. Título: Mudanças na estrutura do mercado de telecomunicações brasileiro após a privatização e o papel da agência reguladora (1980 – 2017). Orientadora: Ana Luísa de Souza Soares.

Autoria:  PRISCILA GONCALVES VARGAS. Título: Indústria automobilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego. Orientador: Altacir Bunde.

 

2019-1

Autoria: DEISI CRISTINA GOMES DA ROSA. Título: A evolução do tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil: uma análise a partir da política nacional de resíduos sólidos (LEI 12.305/2010). Orientadora: Debora Nayar Hoff

 

2018-2

Autoria: LAURA GISELE SILVA ESTEVAN. Título: Desenvolvimento socioecômico do minicípio de Quaraí-RS: uma análise para o período de 2005 a 2016. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: NATALI BOLIVAR DA ROSA. Título: O impacto da fruticultura no desenvolvimento econômico da Região da Campanha_RS entre 1996 a 2015. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: MITALI DAIAN ALVES MACIEL. Título: Desindustrialização: uma análise das evidências para a economia brasileira no período de 2000-2017. Orientadora: Lucélia Ivonete Juliani

Autoria: MATHEUS BENTIN ALVES. Título: Dívida pública brasileira: uma análise da sustentabilidade da política fiscal entre os anos de 1999 a 2016. Orientador: André da Silva Redivo

Autoria: SHEILA PRISCILA AMADO BORBA. Título: Uma análise do debate sobre o sistema previdenciário brasileiro entre 2007-2017: procurando um caminho intermediário. Orientador: André da Silva Redivo

Autoria: KATIA ADRIELI SOARES DUARTE. Título: As desigualdades salariais de acordo com o gênero no setor calçadista do Rio Grande do Sul. Orientadora: Tanise Brandão Bussmann

Autoria: DOUGLAS CAMARGO RODRIGUES. Título: Política monetária no combate a crise financeira internacional de 2008 e seus efeitos na economia no período de 2007-2012. Orientadora: Tanise Brandão Bussmann

Autoria: ROSIMARI SIMAS FERREIRA. Título: Os encadeamentos produtivos da vitivinicultura de Santana do Livramento /RS: análise da cadeia produtiva. Orientadora: Alessandra Troian

Autoria: ROSANE DA ROSA THOMAZ. Título: Análise da tributação do ICMS da energia elétrica do Brail no período de 2000-2017. Orientadora: Lucélia Ivonete Juliani

Autoria: MARIA FABIANA LIBANES DORNELLES. Título: Endividamento dos aposentados do regime geral da previdência social no Brasil: análise a partir de 2008 . Orientadora: Lucélia Ivonete Juliani

Autoria: WALLERIA JOSSANA FARIAS MEDEIROS. Título: A geração de energia fotovoltaica na Estância Guatambu em Dom Pedrito – RS: uma análise pela ótica das eco-inovações. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: CHEYHENNE DA COSTA SCHEPA. Título: A emergência do complexo olivícola em Santana do Livramento – RS: uma análise pela abordagem do desenvolvimento endógeno. Orientadora:  Debora Nayar Hoff

Autoria: MARINA VALIM BANDEIRA. Título: A economia comportamental como área de estudo: uma análise de redes da produção acadêmica nacional. Orientadora: Patrícia Roncato dos Santos

Autoria: FERNANDO WESTPHALEN. Título: Complexidade econômica e intensidade tecnológica: uma análise da pauta exportadora brasileira entre 2003 e 2017. Orientador: André da Silva Redivo

 

2018-1 

Autoria: AMANDA DA MAIA ALVES. Título: Desenvolvimento socioeconômico de Santana do Livramento: Uma análise de indicadores. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: MATHEUS BRAZ HORSTMANN. Título: A luta e a consciência proletária no Rio Grande do Sul (1880-1919). Orientador: Rafael Balardim

 

2017-2

Autoria: IGOR DE MENEZES LARRUSCAIM. Título: Aspectos da Racionalidade na Economia Institucional : uma análise comparativa entre a antiga economia institucional de Thorstein Veblen e a Nova Economia Institucional de Douglass North. Orientadora: Ana Luísa de Souza Soares

Autoria: APARICIO FEDERICO SARAVIA SINERIZ. Título: Reprimarização da pauta de exportações brasileira: uma análise da influência da China. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: PATRICIA CONDE FRIOLIM. Título: Crédito, Consumo e Endividamento: uma análise sobre o impacto da expansão do crédito no consumo das famílias brasileiras no período de 2003-2015. Orientadora:  Ana Luísa de Souza Soares

Autoria: JOSIANE CASTRO PEREIRA. Título: Agricultura Familiar e os Mercados Institucionais: análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Orientadora:  Alessandra Troian

Autoria: EDENILSON TAFERNABERRY LENCINA MACHADO. Título: O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar: uma análise da distribuição dos recursos entre as regiões brasileiras. Orientadora: Alessandra Troian

Autoria: MAIARA MULLER MONTIEL. Título: O Desenvolvimento das Cinco Maiores Economias Mundiais Mais a do Brasil: uma análise comparativa entre os indicadores contemporâneos selecionados. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: IBRAHIM AMIR DIB. Título: Eco Inovação : panorama da publicação internacional para o período de 1996-2016. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: CAMILA DA COSTA PAULO. Título: Mestres e Doutores no Brasil: uma análise empírica. Orientadora: Tanise Brandão Bussmann

Autoria: DIEGO MACHADO FONTOURA. Título: Do Cruzado ao Real: os diferentes planos de estabilização econômica. Orientador: Altacir Bunde

Autoria: MICHELE PEROTTI MARTINEZ. Título: Migração Intrarregional: uma análise sobre o efeito do processo migratório no desenvolvimento nos municípios de Santana do Livramento e Caxias do Sul. Orientadora: Margarete Leniza Gonçalves

Autoria: JHONATAN NEEMIAS MACHADO RODRIGUEZ. Título: Uma análise das políticas industriais adotadas no período 2003-2015 e o processo de desindustrialização no Brasil. Orientador: André Redivo

Autoria: BEATRIZ MENDES LA REGINA. Título: Política Fiscal: uma comparação entre os governos FHC e Lula. Orientador: Altacir Bunde

Autoria: PABLO ESPINDOLA DA SILVA. Título: O papel dos bancos públicos federais no ciclo de crédito de 2013 a 2015: uma análise descritiva. Orientador: Mauro Barcellos Sopeña

Autoria: GONZALO NEQUESAURT VELASCO. Título: Análise da sustentabilidade fiscal do Estado de Bem Estar Social Nórdico entre 1995 e 2015. Orientador: André Redivo

Autoria: DEBORA CARVALHO CASTRO. Título: Previdência Social Rural e Pobreza no Campo: uma análise da trajetória da política pública desde a Constituição Federal de 1988. Orientador: Guilherme Howes

Autoria: JOAO MANZONI GUASSO NETO. Título: Os planos econômicos e a inflação brasileira: uma análise. Orientadora: Tanise Brandão Bussmann

 

2017-1

Autoria: FELIPE TEIXEIRA CUSTODIO. Título: Distribuição de renda: análise do caso brasileiro entre os anos de 2004 a 2014. Orientadora:  Debora Nayar Hoff

Autoria: GUSTAVO MUSTAFA MELLO EL HANINI. Título: Análise da concentração da indústria automobilística no Brasil entre 2003-2015. Orientador:  André da Silva Redivo

Autoria: RAFAEL MUSTAFA MELLO EL HANINI. Título: A influência do advento dos smartphones na dinâmica de concorrência da indústria de telefonia móvel de 2007 a 2015. Orientador:  André da Silva Redivo

Autoria: HECTOR BARRIAL PICANCIA. Título: Determinantes do investimento direto externo nos BRICS para o período 2006-2015. Orientador: André da Silva Redivo

Autoria: CARLOS NOLBERTO FERREIRA ZAMPAYO. Título: Dinâmica das instituições no MERCOSUL no período de 2002 a 2012: uma análise empírica. Orientadora: Tanise Brandão Bussman

 

2016

Autoria: ELIS RENNER BANDEIRA. Título: Energia e desenvolvimento:  Análise da influência do conceito de desenvolvimento nas decisões do setor elétrico. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: LUIS FERNANDO CARDOSO PESSOA. Título: O Sistema Nacional de Inovação (SNI) brasileiro e sua influência nos processos de inovação no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Orientadora: Ana Luísa Soares

Autoria: RUBNEY CARRION ANTUNES. Título: A Inflexão Econômica Brasileira da Década de 1990 e seus Impactos sobre o nível de Inovação da Indústria Metalúrgica Nacional. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: DYLAN DA CUNHA HEYDT. Título: Formação Econômica de Santana do Livramento: Análise da Pecuária como Eixo Estrutural. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: JESSICA BRUM SUAREZ QUEVEDO. Título: Desenvolvimento Sustentável no Brasil: Uma Análise a partir da Aplicação do Barômetro da Sustentabilidade. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: BRUNO DE OLIVEIRA CARRION. Título: As micro e pequenas empresas e a dificuldade de acesso ao crédito. Orientador: André Redivo

Autoria: CHRISTIANNE TEIXEIRA ALBUQUERQUE. Título: Economia solidária- a importância do artesanato em lã para o desenvolvimento sócio econômico cultural sustentável de Santana do Livramento. Orientador: Altacir Bunde

Autoria: LUIS PAULO CORTEZ SOARES. Título: Os efeitos da superexploração do trabalho na classe trabalhadora brasileira de 1964-2016.  Orientador: Altacir Bunde

Autoria: ISADORA MARTINS MONTIEL. Título: O Programa Bolsa Família: uma análise da contribuição do programa de transferência de renda brasileiro na redução da pobreza. Orientadora: Alessandra Troian

Autoria: HEIDI MARIA SOUZA BUDDE. Título: A inovação e o desenvolvimento da agricultura familiar – uma análise a partir do mercado de alimentos orgânicos no Rio Grande do Sul. Orientadora: Alessandra Troian

Autoria: SAMANTHA PIRES DA SILVA. Título: O mercado vitivinícola brasileiro: uma análise a partir do comércio exterior. Orientador: João Garibaldi Viana

Autoria: RODRIGO CHAVES PACHECO. Título: Energia eólica e a matriz energética brasileira- analise sob a ótica da economia ecológica. Orientadora: Patrícia dos Santos Roncato

Autoria: SIBELE DUARTE RECK. Título: Impacto do trabalho infantil sobre o rendimento escolar- uma avaliação do caso para o Rio Grande do Sul. Orientador: Marcos de Oliveira Garcias

 

2015-2 

Autoria: JANICE RODRIGUES DIAS. Título: Planejamento estatal e a nova agenda do desenvolvimento regional: os reflexos da PNDR e do PDFF na cidade de Sant´Ana do Livramento. Orientadora:  Debora Nayar Hoff

Autoria: VIVIAN TATIANA RODRIGUEZ YUANE. Título: Políticas de desenvolvimento regional: análise comparativa dos resultados para a região de fronteira entre Uruguai e Brasil. Orientadora: Debora Nayar Hoff

Autoria: THAIRINE PAIVA DE OLIVEIRA.  Título: O processo de reestruturação na economia brasileira após a década de 1990. Orientador: Andre Redivo

Autoria: LUIS FERNANDO MADEIRA BARBOSA. Título: O financiamento da inovação: elementos teóricos e a atuação da FINEP e do BNDES entre 2003 e 2014. Orientador: Andre Redivo

Autoria: BRUNO DA SILVA XAVIER. Título:  A eficiência do mercado de capitais: uma abordagem teórica. Orientador: João Garibaldi Viana

Autoria: BRUNO FERNANDES PEREIRA. Título: A precarização do trabalho como instrumento de manutenção das taxas de lucro. Orientadora: Ana Luísa de Souza Soares

Autoria: ALEXANDRE ROCHA CARLOS VARES. Título: O processo de inovação tecnológica e estrutura competitiva da indústria de jogos eletrônicos: fatores críticos à concorrência na atual geração de consoles (2012-presente). Orientador: Andre Redivo

Autoria: DENISE GOMES DE GOMES. Título: O carvão mineral como complemento na matriz energética brasileira: segurança energética vs sustentabilidade. Orientador: Andre Redivo

 

2014-2

Autoria: ANA ALZIRA ARAUJO MENDEZ. Título: Privatizações das siderúrgicas nacionais: a relação entre a política e a configuração do território na década de 1990. Orientadora: Ana Luísa de Souza Soares

 

2013-2

Autoria: ANDRESSA PORTO CASTRO. Título: A Dinâmica do Intervencionismo e as Políticas Econômicas do Governo Dilma Rousseff.  Orientador: Eduardo Angeli

Autoria: GREGORIO DIB ARENA FILHO. Título: Análise do Investimento Direto Estrangeiro nos anos de 1996 a 1999. Orientador:  Wilson Vieira

Autoria: JOSIANE PEDROSO DORNELES. Título: O problema do bar e a tomada de decisão do produtor rural. Orientador: Gustavo Aggio

Autoria: MARIANA REGINA ESPALTER DE MORAES. Título: Dinâmica das exportações de carne bovina do Brasil e Uruguai: uma análise comparativa. Orientador:  João Garibaldi Viana

Autoria: TIAGO RAMOS CORSINI RIET. Título: O mercado de produtos orgânicos: produção e diferenciação sob a abordagem schumpeteriana. Orientador: João Garibaldi Viana

Autoria: WAGNER OLIVEIRA DE QUADROS. Título: Uma análise da crise subprime segundo a abordagem da hipótese de instabilidade financeira de Hyman Minsky. Orientador: Gustavo Aggio

 

Atualizado em 11 de dezembro de 2018.