Definição
A quebra de pré-requisito pode ser requerida pelos discentes que têm a necessidade de cursar componente curricular sem ainda ter concluído os pré-requisitos estabelecidos pelo Projeto Pedagógico de Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura.
Solicitação
O aluno que deseja solicitar a quebra de pré-requisito via formulário protocolado na Secretaria Acadêmica do Campus, o qual encaminhará a Comissão de Curso que fará a análise. Serão adotados como critérios para análise de quebra de pré-requisito:
- Aluno provável formando no semestre vigente a solicitação;
- Aluno participante do Programa Residência Pedagógica (CAPES), para quebra de pré-requisitos dos Estágios Supervisionados I, II e III, enquanto o Programa estiver em vigência no curso.
Em caso de deferimento, a própria Comissão de Curso encaminhará o resultado via memorando para Secretaria Acadêmica do Campus e esta realizará a matrícula no componente solicitado pelo aluno e arquivará o processo.
Se o pedido for indeferido, cabe recurso via Comissão de Curso, até 05 dias úteis após o recebimento da resposta deliberada pela mesma. O aluno deverá encaminhar os documentos do processo (formulário de solicitação de análise de quebra de pré-requisito, extrato de ata da Comissão de Curso com o resultado e justificativa do aluno para pedido de recurso). Esta solicitação deverá ser protocolada na Secretaria Acadêmica do Campus e encaminhada a Comissão de Curso, que atuará como instância recursal.
Fluxos
ETAPA | RESPONSÁVEL | PROCEDIMENTO |
1 | Discente | · Solicitar quebra de pré-requisito via formulário na Secretaria Acadêmica do Campus. |
2 | Secretaria Acadêmica do Campus | · Receber e protocolar o formulário de solicitação de análise de quebra de pré-requisito e encaminhar a coordenação de curso. |
3 | Comissão de Curso | · Avaliar a solicitação.
· Informar o resultado ao discente, via extrato de ata da Comissão de Curso. SE DEFERIDA: · Solicitar, via memorando, a matrícula do discente à Secretaria Acadêmica do Campus. |
Discente | SE INDEFERIDO:
· Poderá recorrer da decisão na Secretaria Acadêmica do Campus, até 05 dias úteis após o recebimento da resposta deliberada pela Comissão de Curso. Com o encaminhamento dos documentos do processo (conforme item 3.2 desta normativa). |
|
4 | Secretaria Acadêmica do Campus | · Receber e protocolar o recurso.
· Enviar a Comissão do curso. |
5 | Comissão do Curso | · Deliberar sobre a solicitação e encaminhar a Secretaria Acadêmica. |
6 | Secretaria Acadêmica do Campus | · Efetuar matrícula. |