A extensão é um dos pilares mais importantes dentro do projeto pedagógico do Programa de Pós-graduação em Ensino da Unipampa, já que é através dele que se materializam alguns de seus objetivos: a socialização do conhecimento e a aproximação com a comunidade para um impacto efetivo na educação. Estes são os projetos de extensão vigentes em 2024 vinculados ao curso, contendo a descrição de suas ações e quem é o docente responsável:
Curso de aperfeiçoamento DUA na prática: Desenvolvimento de Materiais Didáticos e Recursos Educacionais Abertos (REA) Digitais e Acessíveis em São Tomé e Príncipe | Este projeto é realizado como ação do Programa de Extensão Tertúlias Inclusivas do Pampa, em âmbito internacional. A construção de sistemas educacionais inclusivos para todos e todas, é temática desafiadora e urgente, especialmente para as instituições de ensino. Neste sentido, este projeto de curso de aperfeiçoamento se propõe a colaborar, oferecendo formação acadêmico-profissional de perspectiva inclusiva, para professores de São Tomé e Príncipe, por meio da modalidade de educação a distância. O objetivo do curso é oportunizar formação que incentive os cursistas a estudar, produzir, adaptar, usar, compartilhar e avaliar recursos educacionais abertos, digitais e acessíveis com base nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Para tanto, o curso será realizado em seis meses, com carga horária total de 180h, usando as plataformas Google Classroom e Google Meet, no período de agosto de 2023 a janeiro de 2024, para 24 professores de São Tomé e Príncipe. Adicionalmente serão oferecidas atividades síncronas como bate-papos, tira-dúvidas e lives a respeito das temáticas estudadas. Estima-se ampliar os espaços formativos dialógicos que discutem e fomentam a implementação de práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras, oportunizando o compartilhamento de experiências e a (re)construção de saberes. Coordenação: Claudete Martins |
Curso de aperfeiçoamento noções básicas de Arduino, Programação e Gerenciamento de Projetos | O presente curso tem por objetivo a inserção da Plataforma Arduino no Ensino de Ciências através de um enfoque nos conceitos introdutórios de lógica de programação e montagens de circuitos eletrônicos, visando potencializar a construção/orientação de trabalhos para Feiras de Ciências e trabalhos em componentes universitários que possuem componentes práticos. Para tanto, o curso será realizado em cinco meses, com carga horária total de 180h, usando as plataformas Google Classroom e Google Meet, no período de setembro de 2023 a janeiro de 2024, para 30 professores de São Tomé e Príncipe. Adicionalmente serão oferecidas atividades síncronas como bate-papos, tira-dúvidas e lives a respeito das temáticas estudadas. Estima-se ampliar os espaços formativos dialógicos que discutem e fomentam a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, oportunizando o compartilhamento de experiências e a (re)construção de saberes. Coordenação: Pedro Dorneles |
Curso de Qualificação para Servidores Públicos Municipais sobre Inclusão e Acessibilidade | Curso de qualificação profissional sobre inclusão e acessibilidade para PcD, organizado pela parceria EMAP Bagé, Grupo Inclusive Unipampa e Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGE) Unipampa, ministrado pelo agora egresso José Heitor de Gularte. Faz parte de uma etapa da pesquisa de campo relativa à dissertação no Mestrado Acadêmico em Ensino, a qual tem como objetivo geral refletir sobre as políticas públicas de e para inclusão e acessibilidade do município de Bagé (RS), relacionadas às pessoas com deficiência. O presente encontro compõem a abertura de curso ampliado, na mesma temática, que será desenvolvido pela EMAP na parceria acima constante, com foco em Práticas de Inclusão e Acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) no município de Bagé. Espera-se que o seminário de abertura contribua com os objetivos específicos da pesquisa, quais sejam: 1. Promover a capacitação profissional de servidores públicos municipais no tocante às práticas de inclusão e de acessibilidade no âmbito da Escola de Administração Pública (EMAP), qualificando-se a prestação dos serviços às pessoas com deficiência; e 2. Oportunizar reflexão aos gestores e servidores municipais quanto à eficácia e os impactos da política pública de inclusão e de acessibilidade em Bagé, ou a sua ausência, destacando-se as suas possibilidades e limites. Coordenação: Francéli Brizolla |
Feira de Ciências do Campus Bagé | Esta proposta de Feiras de Ciências tem a expectativa de envolver as escolas da educação básica e de ensino técnico e tem fomentado a realização de Feiras de Ciências no Campus Bagé desde 2011. Está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), numa perspectiva de que os trabalhos, apresentados em Feiras de Ciências, sejam oriundos de projetos coletivos da escola e comunidade com articulação teórica. Sendo assim, este projeto de extensão, envolvendo as Feiras de Ciências em suas diversas etapas (projetos, feira de ciências escolar e municipal) é justificado como uma forma de acompanhamento dos trabalhos desde seu planejamento, articulando licenciaturas, docentes da universidade e educação básica. Visa desenvolver no estudante da educação básica, a inovação e a proposição de novas estratégias para resolver situações presentes no contexto de cada escola participante por meio de atitudes interdisciplinares, visando à aprendizagem de situações do mundo real. As ações desse projeto de extensão discorrem sobre orientações às feiras de ciências, projetos de investigação, escrita de relatório, resumo, banner, organização do estande e apresentação dos estudantes na Feira de Ciências Integradora no Campus Bagé, em articulação à FECIPAMPA. Selecionam-se até 80 trabalhos para serem apresentados na Feira Integradora de Bagé, com base no envio de resumos à equipe executora. Na última ação, o professor cursista e estudantes selecionados organizarão os estandes no espaço da Feira e apresentarão os trabalhos, concorrendo à classificação para participação na FECIPAMPA. Espera-se a articulação Universidade – Escola e, por meio das pesquisas desenvolvidas nas escolas, desenvolver no estudante do Ensino Médio o entusiasmo e gosto pelo aprendizado contínuo. No que se refere aos acadêmicos do Campus Bagé, espera-se contribuir na sua formação inicial, oportunizando também carga horária de extensão para Atividades Complementares de Graduação. Este projeto de extensão, envolvendo as Feiras de Ciências em suas diversas etapas (projetos, feira de ciências escolar e municipal) é justificado como uma forma de acompanhamento dos trabalhos desde seu planejamento, articulando licenciaturas, docentes da universidade, mestrandos e educação básica. É um projeto que desde 2011 recebe financiamento externo do CNPq. Coordenação: Pedro Dorneles |
Formação Regional para Conselheiros de Educação | Os Conselhos Municipais de Educação exercem importante papel nas redes de ensino no sentido em que, além de representar os diversos segmentos que o compõem, possuem funções que normatizam, regulamentam, mobilizam, acompanham, fiscalizam, propõem ações para a educação municipal, de acordo com o que está previsto na Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/96, bem como das normas complementares que emitem atribuições específicas aos Sistemas.Nesse sentido, o Conselho Municipal de Educação de Bagé propõe uma formação juntamente com a UNIPAMPA, objetivando instrumentalizar a formação técnica dos conselheiros de educação da regional Assudoeste, numa perspectiva de fortalecimento e valorização dos CMEs. Desta Curso de Extensão é proposto com 72 horas de duração, viabilizado de forma on-line, via meet para os conselheiros da mencionada regional. O curso está estruturado em 72 horas, de agosto a dezembro de 2023, sendo 04 horas semanais em encontros alternados entre síncronos e assíncronos (em que serão feitas atividades a distância) e ao final 4 horas de Seminário com apresentação de trabalhos de forma presencial. Coordenação: Ana Cristina Rodrigues |
Inserção da prototipagem 3D no processo de desenvolvimento de produtos para profissionais da educação | Este projeto tem o propósito de desenvolver cursos de curta duração para professores, funcionários e estudantes do ensino fundamental e médio da região, bem como, profissionais da área de engenharia e arquitetura com a finalidade de modelar superfícies e sólidos geométricos a partir de modelos já existentes utilizando os recursos da impressora 3D. Durante o processo de representação gráfica de um produto e/ou objetos podem utilizar diversas ferramentas que auxiliam a visualização do trabalho e, também de sua expressão, como as ferramentas computacionais de modelagem 3D. Portanto, será utilizado os recursos da prototipagem que estão disponíveis nos laboratórios da UNIPAMPA e que facilitam o trabalho de digitalizar e modelar produtos e equipamentos. A técnica da modelagem tridimensional é hoje muito utilizada para mapear os volumes e contornos dos objetos para o computador com intuito de promover uma posterior análise da forma desses diferentes objetos. Essa técnica pode ser incorporada no dia a dia dos profissionais da educação, da engenharia e da arquitetura que facilmente conseguem capturar uma geometria do mundo real. Sendo assim, é importante difundir e ampliar o uso destes recursos entre um número significativo de profissionais. Coordenação: Cristiano Ferreira |
Percurso formativo de pesquisadores: Rodas de conversa sobre trajetórias acadêmicas | Este projeto configura-se como um espaço para compartilhar experiências sobre a trajetória acadêmica de pesquisadores que passaram ou ainda estão passando por diferentes percursos formativos em Programas de Pós-Graduação (PPG), a nível de mestrado e doutorado. As atividades serão propostas e organizadas pelos bolsistas FAPERGS-CAPES vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. Objetiva-se socializar entre os participantes, experiências e opiniões acerca de singularidades vividas em diferentes processos de escolarização, de forma a colaborar na construção acadêmica dos participantes, compreendendo o espaço como um momento de aprendizagens colaborativas. Justifica-se a proposta pela necessidade de ampliar espaços da academia voltados à promoção e democratização do conhecimento científico. Como metodologia, adota-se a Roda de Conversa (RC), que assume o diálogo como ferramenta de interação entre os participantes, em que há a expressão de conceitos e opiniões acerca de vários temas, bem como a reflexão e ressignificação de experiências. Espera-se que haja significativas contribuições para os participantes, no que se refere aos seus percursos formativos, em busca de se tornarem pesquisadores ativos e atuantes em seus contextos. Também acredita-se que a proposta oferecerá maior visibilidade às ações, pesquisas e projetos vinculados ao PPGE, diante do diálogo entre pesquisadores, grupos e linhas de pesquisas, internos ou externos. Coordenação: Renata Lindemann |
REPOSITÓRIO DIGITAL TATU – O Acervo de História da Educação da UNIPAMPA | O Projeto de Extensão “REPOSITÓRIO DIGITAL TATU – O Acervo de História da Educação da UNIPAMPA” surgiu no contexto do projeto de pesquisa “As Políticas Públicas de Formação de Professores em impressos pedagógicos: O caso da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1978)”, que desde 2015 tem desenvolvido ações que permitiram a digitalização e disponibilização online de algumas edições da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. Sendo assim, a partir de 2018, situado dentro de um projeto guarda-chuva de maior escopo, intitulado: “Educação, História e Políticas na região de abrangência da Universidade Federal do Pampa” e com apoio nos esforços dos participantes do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN) da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, teve a proposta inicial ampliada com a disponibilização de versões digitais de outros acervos e a criação do Repositório Digital Tatu. Assim, este espaço virtual tem como objetivo inventariar fontes de pesquisa relacionadas à história da educação e compor um acervo digital acessível para outros pesquisadores externos às instâncias da Universidade Federal do PAMPA, nesta lógica, entendemos que está ação de democratização de fontes de história da educação para além dos muros da Universidade, configura-se como uma nova alternativa e uma possibilidade de difundir informação e promover o conhecimento como forma de prática extensionista. Coordenação: Alessandro Bica |
Integração social e sustentabilidade em projetos e oficinas de aprendizagens |
Este projeto de extensão, articula-se aos projetos de pesquisa: Educação matemática crítica em contextos de formação e aprendizagens e Resolução de problemas, metodologias ativas, diferentes formas de avaliar e o uso de tecnologias no ensino superior, projetos vinculados ao grupo de pesquisa G.A.M.A. – Grupo de pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação. Nesse âmbito, tem o objetivo de propiciar, por meio de ações de extensão vinculadas a abordagens pedagógicas por meio de projetos, experiências no formato de oficinas matemáticas e/ou interdisciplinares, em espaços formais de aprendizagem. O projeto prevê divulgar e compartilhar experiências que fomentem o conhecimento matemático e científico, por meio da elaboração e aplicação de oficinas vinculadas a projetos temáticos de ensino e aprendizagem, com o propósito de pensar e agir sobre a realidade educativa de forma sustentável e crítica. Nessa concepção, entende-se a importância de avançar no campo do protagonismo de estudantes e de educadores, quanto ao foco nos processos de engajamento e autoformação, promovendo situações didáticas que priorizem métodos ativos de construção do conhecimento, em abordagens colaborativas, solidárias e críticas, em contextos de projetos com abordagens interdisciplinares e de valorização da investigação matemática. A sustentabilidade deve transversalizar as temáticas, a fim de promover a conscientização por meio de ações práticas, em prol do meio ambiente, da valorização da vida e da transformação da realidade. Coordenação: Sonia Junqueira |
Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa | O Programa de Extensão “Tertúlias pedagógicas inclusivas no Pampa” constitui-se em uma proposta extensionista voltada à formação continuada de professores no âmbito da escola comum inclusiva. O objetivo das tertúlias pedagógicas consiste em oportunizar um espaço formativo para a discussão, problematização, socialização e valorização das práticas pedagógicas inclusivas realizadas pelos professores, na perspectiva da educação inclusiva. Nesse sentido, justifica-se a necessidade de espaços formativos dialógicos que discutam e fomentem a implementação de práticas pedagógicas escolares inclusivas e inovadoras realizadas no “chão” da escola, tanto por meio da atuação dos professores das classes comuns, quanto por meio dos serviços e espaços do atendimento educacional especializado e, ainda, pela ação da gestão escolar. O Programa constitui-se num organizador e catalisador das ações e projetos desenvolvidos na educação pública dos municípios envolvidos, com base no seguinte plano de trabalho: implementação da escola comum inclusiva, subdividida em três eixos de ação: 1. Gestão de processos inclusivos; 2. Práticas Pedagógicas na perspectiva do Desenho Universal da Aprendizagem; e 3. Acessibilidade Pedagógica. O formato em Tertúlias rompe com as tradicionais práticas de formação ofertadas pelas instituições formadoras, geralmente, unilaterais e com predominância da Universidade sobre a escola, no sentido de que os/as professores/as cursistas não exercem a dialogicidade e a interação necessária ao curso de formação; assim, considera-se que há um rompimento com a mera transmissão de informação para a abertura à possibilidade de verdadeira formação, inovando no formato de realização das ações e de apresentação das informações. Neste programa foram realizados os seguintes cursos de extensão, na modalidade de educação a distância: Curso de Extensão em Serviço de Atendimento Especializado em Contexto de Pandemia: Tertúlias Inclusivas; Produção de Recursos Pedagógicos Acessíveis para Estudantes com Deficiência; Desenho universal com foco no público da Educação Especial na perspectiva inclusiva e Serviço de Atendimento Educacional Especializado para educandos, públicos da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Em 2023 recebeu financiamento externo da SECADI/MEC/FNDE – Rede Nacional de Formação Continuada de Professores – RENAFOR, no valor de R$ 137.700,00 – custeio; R$ 110.160,00 – pagamento bolsas, as quais, em grande parte, são ocupadas por egressos do programa. Coordenação: Claudete Martins |
Núcleo de Línguas Adicionais |
O Núcleo de Línguas Adicionais (NLA) oferece semestralmente e de forma gratuita à comunidade externa (crianças, adolescentes e adultos) e comunidade acadêmica cursos gratuitos de línguas adicionais (espanhol e inglês) em diferentes modalidades (a distância e/ou presencial), semestralmente. Hoje também busca integrar experiências não formais de ensino e aprendizagem de línguas, por exemplo, por meio de redes sociais. É um programa sólido no CAMPUS BAGE, existente desde 2010. Tem relação curricular com o curso de Letras- Línguas Adicionais (curricularização de extensão e trabalhos de conclusão de curso) e com o Mestrado Acadêmico em Ensino e o Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. Coordenação: Valesca Brasil Irala |