Planejamento Estratégico 2021-2024 do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA
1. Introdução
O Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados para atuarem na educação, promovendo a produção de conhecimento e práticas inovadoras. Este planejamento estratégico visa consolidar o programa como referência em ensino, pesquisa e extensão na região e no país, delineando ações e metas a serem atingidas no período de 2021 a 2024.
2. Missão, Visão e Valores
Missão: capacitar profissionais da educação para enfrentar desafios contemporâneos, promovendo a inclusão, inovação pedagógica e produção de conhecimento com impacto social.
Visão: ser reconhecido como um programa de excelência acadêmica e relevância social, impulsionando mudanças positivas na educação regional, nacional e internacional.
Valores:
- Compromisso com a qualidade educacional
- Inclusão e diversidade
- Ética e responsabilidade social
- Inovação e criatividade
3. Análise SWOT
Forças:
- Corpo docente altamente comprometido e diverso em termos de formação em nível de graduação e pós-graduação.
- Infraestrutura adequada para ensino e pesquisa.
- Parcerias existentes com escolas e outras instituições educacionais.
- Abertura para inovação.
- Forte vínculo entre a Pesquisa e a Extensão.
- Grande procura nos processos seletivos de ingresso.
Fraquezas:
- Número de bolsas para discentes.
- Baixa visibilidade internacional.
- Certa burocracia interna com alguns setores que pode, em alguma medida, atrasar processos administrativos.
- Baixo letramento acadêmico de parcela de candidatos.
Oportunidades:
- Aumento da demanda por qualificação docente nas redes de ensino (universidades da região e educação básica).
- Possibilidade de novas parcerias interinstitucionais.
- Acesso a programas de financiamento por diversas agências de fomento (MEC, CAPES, CNPq, Fapergs, etc.).
- Crescente demanda internacionalização e colaboração interdisciplinar.
Ameaças:
- Instabilidade econômica e política que pode vir a afetar o financiamento interno e externo.
- Redução de verbas públicas para educação.
- Dificuldades financeiras dos candidatos nos processos seletivos e problemas de mobilidade intermunicipal.
- Desafios tecnológicos, relacionados ao acesso à boa conexão de internet de docentes e discentes.
4. Objetivos Estratégicos
- Implementar a Nova Matriz Curricular:
Ações:
Reuniões periódicas com docentes e discentes sobre o percurso formativo e acompanhamento semestral.
Lives no canal do mestrado para divulgação do curso e rodas de conversa com egressos, mestrandos e docentes.
Atendimento contínuo de dúvidas pela Secretaria da Pós-Graduação e Coordenação.
2. Ampliar o Quadro de Docentes Permanentes:
Ações:
Abertura de chamada para novos integrantes, equilibrando as duas linhas de pesquisa.
Recredenciamento dos professores atuais.
3. Consolidar o Apoio Técnico nas Ações de Divulgação e Administração do Programa:
Ações:
Reuniões contínuas com a Secretaria da Pós-Graduação sobre fluxos e processos.
Interlocução sistemática com o quadro técnico pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação.
4. Ampliar o Número de Vagas para Ingresso Discente:
Ações:
Credenciamento de novos docentes para atender à meta de ampliação de vagas.
Reorganização e consolidação das comissões a partir do novo regimento (implementado no início do quadriênio, em 2021).
5. Ampliar e Consolidar Ações de Internacionalização:
Ações:
Organização de eventos com convidados internacionais com parcerias internacionais.
Recebimento de alunos internacionais e internacionalização por meio de COIL (Collaborative Online International Learning).
Tornar o site do programa bilíngue e vincular pesquisadores estrangeiros aos grupos de pesquisa.
6. Consolidar o PPGE em Âmbito Institucional:
Ações:
Ampliar a divulgação das produções científicas e publicação em revistas estrangeiras.
Qualificar a produção científica e promover intercâmbios acadêmicos por meio de pós-doc.
Concorrer em editais de fomento de bolsas.
7. Realizar Manutenção e Melhoria do Site do Programa:
Ações:
Atualização periódica do site, com foco em visibilidade, internacionalização e acessibilidade.
8. Ampliar o Diálogo com a Comunidade:
Ações:
Realização de eventos abertos à comunidade e projetos de extensão oriundos das pesquisas.
Lives no canal do curso no YouTube.
5. Plano de Ação por Ano
Ano 1 (2021):
- Implementação da nova matriz curricular.
- Reuniões com docentes e discentes.
- Início da campanha de divulgação do curso com lives e rodas de conversa.
- Abertura de chamada para novos docentes.
Ano 2 (2022):
- Continuidade da implementação e avaliação da nova matriz curricular.
- Organização de eventos.
- Atualização do site do programa.
Ano 3 (2023):
- Fortalecimento das comissões internas.
- Produção intelectual e parcerias nacionais e internacionais.
- Ampliação do número de vagas para ingresso discente.
- Realização de eventos e projetos de extensão.
Ano 4 (2024):
- Consolidação das ações de internacionalização.
- Manutenção contínua do site com foco em visibilidade, internacionalização e acessibilidade.
- Revisão e planejamento estratégico para os próximos anos.
- Recredenciamento de professores atuais.
6. Indicadores de Desempenho
- Qualidade do Ensino: avaliações realizadas pelos estudantes e número de publicações entre discentes e docentes.
- Visibilidade e Impacto: quantidade de parcerias, presença em mídias e eventos nacionais e internacionais.
- Infraestrutura e Recursos: investimentos realizados e melhorias implementadas.
- Inclusão e Diversidade: número de alunos beneficiados por políticas afirmativas e projetos de extensão.
7. Conclusão
O planejamento estratégico do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA para 2021-2024 busca criar um ambiente de excelência acadêmica e impacto social significativo. Através de ações bem delineadas e metas claras, o programa pretende não só formar profissionais qualificados, mas também contribuir para o desenvolvimento da educação na região e no país, consolidando-se como referência na área.