Planejamento Estratégico 2021-2024 | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Planejamento Estratégico 2021-2024

Planejamento Estratégico 2021-2024 do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA

1. Introdução

O Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados para atuarem na educação, promovendo a produção de conhecimento e práticas inovadoras. Este planejamento estratégico visa consolidar o programa como referência em ensino, pesquisa e extensão na região e no país, delineando ações e metas a serem atingidas no período de 2021 a 2024.

2. Missão, Visão e Valores

Missão: capacitar profissionais da educação para enfrentar desafios contemporâneos, promovendo a inclusão, inovação pedagógica e produção de conhecimento com impacto social.

Visão: ser reconhecido como um programa de excelência acadêmica e relevância social, impulsionando mudanças positivas na educação regional, nacional e internacional.

Valores:

  • Compromisso com a qualidade educacional
  • Inclusão e diversidade
  • Ética e responsabilidade social
  • Inovação e criatividade

3. Análise SWOT

Forças:

  • Corpo docente altamente comprometido e diverso em termos de formação em nível de graduação e pós-graduação.
  • Infraestrutura adequada para ensino e pesquisa.
  • Parcerias existentes com escolas e outras instituições educacionais.
  • Abertura para inovação.
  • Forte vínculo entre a Pesquisa e a Extensão. 
  • Grande procura nos processos seletivos de ingresso. 

Fraquezas:

  • Número de bolsas para discentes.
  • Baixa visibilidade internacional.
  • Certa burocracia interna com alguns setores que pode, em alguma medida, atrasar processos administrativos.
  • Baixo letramento acadêmico de parcela de candidatos. 

Oportunidades:

  • Aumento da demanda por qualificação docente nas redes de ensino (universidades da região e educação básica).
  • Possibilidade de novas parcerias interinstitucionais. 
  • Acesso a programas de financiamento por diversas agências de fomento (MEC, CAPES, CNPq, Fapergs, etc.).
  • Crescente demanda internacionalização e colaboração interdisciplinar.

Ameaças:

  • Instabilidade econômica e política que pode vir a afetar o financiamento interno e externo.
  • Redução de verbas públicas para educação.
  • Dificuldades financeiras dos candidatos nos processos seletivos e problemas de mobilidade intermunicipal. 
  • Desafios tecnológicos, relacionados ao acesso à boa conexão de internet de docentes e discentes. 

4. Objetivos Estratégicos

  1. Implementar a Nova Matriz Curricular:

Ações:

Reuniões periódicas com docentes e discentes sobre o percurso formativo e acompanhamento semestral.

Lives no canal do mestrado para divulgação do curso e rodas de conversa com egressos, mestrandos e docentes.

Atendimento contínuo de dúvidas pela Secretaria da Pós-Graduação e Coordenação.

2. Ampliar o Quadro de Docentes Permanentes:

    Ações:

Abertura de chamada para novos integrantes, equilibrando as duas linhas de pesquisa.

Recredenciamento dos professores atuais.

3.  Consolidar o Apoio Técnico nas Ações de Divulgação e Administração do Programa:

Ações:

Reuniões contínuas com a Secretaria da Pós-Graduação sobre fluxos e processos.

Interlocução sistemática com o quadro técnico pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação.

4. Ampliar o Número de Vagas para Ingresso Discente:

Ações:

Credenciamento de novos docentes para atender à meta de ampliação de vagas.

Reorganização e consolidação das comissões a partir do novo regimento (implementado no início do quadriênio, em 2021).

5. Ampliar e Consolidar Ações de Internacionalização:

Ações:

Organização de eventos com convidados internacionais com parcerias internacionais.

Recebimento de alunos internacionais e internacionalização por meio de COIL (Collaborative Online International Learning).

Tornar o site do programa bilíngue e vincular pesquisadores estrangeiros aos grupos de pesquisa.

6. Consolidar o PPGE em Âmbito Institucional:

Ações:

Ampliar a divulgação das produções científicas e publicação em revistas estrangeiras.

Qualificar a produção científica e promover intercâmbios acadêmicos por meio de pós-doc.

Concorrer em editais de fomento de bolsas.

7. Realizar Manutenção e Melhoria do Site do Programa:

Ações:

Atualização periódica do site, com foco em visibilidade, internacionalização e acessibilidade.

8. Ampliar o Diálogo com a Comunidade:

Ações:

Realização de eventos abertos à comunidade e projetos de extensão oriundos das pesquisas.

Lives no canal do curso no YouTube.

5. Plano de Ação por Ano

Ano 1 (2021):

  • Implementação da nova matriz curricular.
  • Reuniões com docentes e discentes.
  • Início da campanha de divulgação do curso com lives e rodas de conversa.
  • Abertura de chamada para novos docentes.

Ano 2 (2022):

  • Continuidade da implementação e avaliação da nova matriz curricular.
  • Organização de eventos.
  • Atualização do site do programa.

Ano 3 (2023):

  • Fortalecimento das comissões internas.
  • Produção intelectual e parcerias nacionais e internacionais.
  • Ampliação do número de vagas para ingresso discente.
  • Realização de eventos e projetos de extensão.

Ano 4 (2024):

  • Consolidação das ações de internacionalização.
  • Manutenção contínua do site com foco em visibilidade, internacionalização e acessibilidade.
  • Revisão e planejamento estratégico para os próximos anos.
  • Recredenciamento de professores atuais.

6. Indicadores de Desempenho

  • Qualidade do Ensino: avaliações realizadas pelos estudantes e número de publicações entre discentes e docentes.
  • Visibilidade e Impacto: quantidade de parcerias, presença em mídias e eventos nacionais e internacionais.
  • Infraestrutura e Recursos: investimentos realizados e melhorias implementadas.
  • Inclusão e Diversidade: número de alunos beneficiados por políticas afirmativas e projetos de extensão.

7. Conclusão

O planejamento estratégico do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA para 2021-2024 busca criar um ambiente de excelência acadêmica e impacto social significativo. Através de ações bem delineadas e metas claras, o programa pretende não só formar profissionais qualificados, mas também contribuir para o desenvolvimento da educação na região e no país, consolidando-se como referência na área.