Objetivo do programa geral: formar Mestres(as) e Doutores(as) em Ensino
que promovam pesquisa científica de excelência, de modo a contribuir no
desenvolvimento e elevação da qualidade social na Educação Básica e na
Educação Superior, na formação de educadores/as de alto nível em outras
instâncias de atuação na sociedade em geral, abrangendo profissionais
das diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra,
Ciências Biológicas, Engenharia/Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências
Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes,
no âmbito de uma das 03 (três) linhas propostas pelo curso: a) Processos
de Inclusão e Práticas de Inovação Pedagógica; b) Políticas Educacionais,
Produção Curricular e Demandas Sociais; e c) Processos de
Ensino-aprendizagem: Metodologias, Tecnologias e Avaliação.
Missão: a missão do PPGE em Ensino é formar pesquisadores/as altamente qualificados, capazes de realizar pesquisas originais e contribuir para a produção de conhecimentos no campo educacional. Nesse sentido, o curso cumpre o papel de atender o campo da Educação com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o curso deve promover a formação de educadores/as pesquisadores/as capacitados/as para o exercício da pesquisa aliada ao ensino, de modo a corroborar no avanço científico, tecnológico de incrementos pedagógicos e didáticos para a melhoria da qualidade da Educação Básica e Superior. Tal missão exige o desenvolvimento de competências e habilidades de investigação, análise teórica e de proposição de práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e plurais.
Visão:
O PPGE se orienta por uma visão de excelência na pós-graduação, voltada à produção de conhecimentos científicos e formação continuada na área da Educação. Esperamos assim, alcançar o reconhecimento tanto nacional quanto internacional de uma produção científica qualificada, elaborada a partir da inserção em pesquisas de alta qualidade, sob a qual está o desejo de contribuir para o avanço do campo da Educação, com foco na investigação de novas abordagens, teorias e práticas. Para o reconhecimento nacional e internacional há ciência da necessidade de atender a critérios rigorosos de qualidade na produção acadêmica do programa e também do investimento em recursos e parcerias estratégicas. Para isso, contamos com um corpo docente qualificado e comprometido, composto por docentes com sólida e diversificada formação acadêmica (tanto Doutores em Educação quanto em áreas afins), significativa produção científica e experiência profissional relevante. Além disso, contamos com uma infraestrutura sólida, que inclui laboratórios, bibliotecas, recursos tecnológicos e acesso a bases de dados científicas conceituadas, recursos essenciais para apoiar as atividades de pesquisa e proporcionar uma formação de qualidade. Considera-se igualmente relevante o estabelecimento de redes colaborativas com instituições nacionais e internacionais, a colaboração intercâmbio com outras universidades, centros de pesquisa e organizações do setor educacional, a fim de ampliar as possibilidades de produção de conhecimentos, compartilhamento de boas práticas e a realização de projetos conjuntos. Compreendemos que alcançar a excelência na produção de conhecimentos científico, investir na formação continuada de docentes e discentes na pós-graduação na área da Educação, equivale a contribuir de maneira significativa para o avanço da ciência em âmbito regional e global.
Valor gerado:
Melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica e Superior;
Aumento da equidade educacional em termos da diversidade social: origem socioeconômica, gênero, etnia, deficiência e outros;
Ampliação do conhecimento científico no campo educacional baseado no desenvolvimento das ciências na área da educação, especialmente, na região de abrangência da UNIPAMPA, a qual necessita de novas oportunidades e investimentos na formação em nível de pós-graduação stricto sensu.
Objetivos específicos:
Estimular/impulsionar a produção de conhecimentos científicos de excelência, promovendo avanços teóricos e práticos na área da Educação, bem como o desenvolvimento humano, a igualdade de oportunidades e a construção de uma sociedade equitativa.
Disseminar a produção ativa de pesquisas geradoras de conhecimentos científicos na área da Educação.
Fortalecer o intercâmbio de ideias, a colaboração entre pesquisadores e a criação de redes de pesquisa, enriquecendo o ambiente acadêmico local, regional e global.
Fomentar lideranças científicas regionais, de modo a estabelecer parcerias institucionais qualificadas.
Iniciativas e metas:
Iniciativa: Instrumentalização para a produção de conhecimento especializado na área da educação. Meta: publicação de artigos científicos em periódicos qualificados, conforme avaliação da CAPES.
Iniciativa: Instrumentalização para a socialização de conhecimento especializado na área da educação. Meta: divulgação das pesquisas em plataformas digitais de ampla divulgação, de forma a atingir o público não acadêmico.
Iniciativa: promoção de formação multi e transdisciplinar relacionada à melhoria do ensino e da aprendizagem. Meta: realização de projetos e atividades formativas integradas com a comunidade interna e externa.
Iniciativa: identificação de lacunas no conhecimento atual e proposição de soluções inovadoras, inclusivas e plurais, com base em evidências científicas. Meta: contribuição nas políticas de reformulação dos currículos e dos processos de ensino-aprendizagem.
Iniciativa: instrumentalização para o desenvolvimento da capacidade de liderança na área da Educação. Meta: ampliação do quadro de pesquisadores capazes de orientar estudantes, colaborar com outros profissionais da área educacional e contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais.
Análise de Ambiente (Oportunidades e Ameaças):
Oportunidades:
Atendimento da demanda por qualificação stricto sensu, proveniente de instituições da região (por exemplo: IDEAU, URCAMP, IFSul, UNIPAMPA, etc.);
Estabelecimento de convênios interinstitucionais locais e regionais para desenvolvimento de pesquisas;
Intervenção para a produção e execução de políticas educacionais locais e regionais;
Desenvolvimento de práticas inovadoras e novas tecnologias no campo do ensino.
Ameaças:
Redução de políticas governamentais para a pesquisa em Educação, que restrinjam a matriz orçamentária da instituição referente aos programas de pós-graduação stricto sensu ou que sejam elencadas outras áreas como prioritárias;
Vulnerabilidade social dos estudantes para manutenção do vínculo com o programa;
Falta de políticas educacionais de incentivo à formação continuada de docentes da Educação Básica e Superior na região;
Debilidade nas condições de mobilidade interurbana para interlocução com pesquisadores e pesquisadoras de outras instituições, agravada pela distância geográfica.
Análise de Riscos:
- Risco: possíveis lacunas na formação científica dos candidatos ao processo seletivo.
Forma de mitigá-lo: oferta de vagas como aluno especial no programa e de cursos de extensão sobre temas científicos que atendam o público externo interessado em ingressar no curso.
2) Risco: necessidade de ampliação dos recursos de suporte à pesquisa.
Forma de mitigá-lo: participação em editais internos e externos de fomento à pesquisa.
3) Risco: descredenciamento voluntário de docentes.
Forma de mitigá-lo: investimento no trabalho coletivo e valorização do trabalho dos profissionais que integram o corpo docente e incentivo a novos credenciamentos.
4) Risco: evasão de discentes.
Forma de mitigá-lo: acompanhamento efetivo e orientação sistemática do processo formativo no programa.
5) Risco: disparidade entre número de vagas ofertadas e demanda de ingresso.
Forma de mitigá-lo: ampliar o credenciamento docente e a interlocução entre as linhas de pesquisa do programa.