PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS
PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS – LINHA 1
A linha contempla investigações e ações integradas em ensino, pesquisa,
extensão e gestão na educação formal e não-formal, tanto na sua metodologias
de ensino, currículos, processos de ensino-aprendizagem, saberes e formação
docentes e práticas pedagógicas plurais, inovadoras e inclusivas.
Objetivos específicos
- Realizar pesquisas acerca das pedagogias plurais, com base nos conceitos das Teorias Pós-estruturalistas e das Filosofias da Diferença;
- Desenvolver análises a respeito da relações entre ensino e produção de modos de subjetivação, corpos, gêneros e sexualidades em múltiplos espaços/tempos e campos de produção de saberes e experiências educativas;
- Fomentar a produção de pesquisas em Educação, História e Políticas;
- Analisar a imprensa e a imprensa periódica como instrumento para a reflexão
- crítica sobre a sociedade e suas transformações ao longo do tempo;
- Promover pesquisas, ações e estudos com inovação pedagógica e inclusão educacional;
- Consolidar pesquisas em gestão, metodologias, currículo, ambiente e relações
interpessoais na Educação Básica.
APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS
EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES – LINHA 2
A linha contempla estudos e pesquisas sobre aprendizagens contemporâneas e
práticas emergentes e transdisciplinares, com foco em eixos teórico-práticos como
alfabetização científica, práticas avaliativas e estudos de evasão, metodologias e aprendizagens ativas, tecnologias educacionais, balizadores das ações educativas em ambientes presenciais e/ou virtuais, em diferentes níveis de ensino.
Objetivos específicos
- Estimular o campo epistêmico da alfabetização científica de pesquisas
educacionais realizadas no âmbito do curso; - Articular trabalhos de pesquisa de natureza colaborativa e solidária, voltados aos processos educacionais, a partir de abordagens tanto qualitativas quanto
quantitativas de pesquisa; - Discutir a implementação de processos avaliativos em diferentes âmbitos, desde microcenários (sala de aula) até macrocenários (avaliações externas);
- Contribuir no desenvolvimento, implementação e análise de tecnologias
educacionais, bem como na criação de recursos para ambientes virtuais de
aprendizagem direcionados a diferentes áreas do conhecimento; - Desenvolver e analisar intervenções pedagógicas transdisciplinares e/ou críticas no contexto educacional direcionados a diferentes áreas do conhecimento.