Linhas de Pesquisa | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Linhas de Pesquisa

PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS
PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS – LINHA 1

A linha contempla investigações e ações integradas em ensino, pesquisa,
extensão e gestão na educação formal e não-formal, tanto na sua metodologias
de ensino, currículos, processos de ensino-aprendizagem, saberes e formação
docentes e práticas pedagógicas plurais, inovadoras e inclusivas.

Objetivos específicos
  • Realizar pesquisas acerca das pedagogias plurais, com base nos conceitos das Teorias Pós-estruturalistas e das Filosofias da Diferença;
  • Desenvolver análises a respeito da relações entre ensino e produção de modos de subjetivação, corpos, gêneros e sexualidades em múltiplos espaços/tempos e campos de produção de saberes e experiências educativas;
  • Fomentar a produção de pesquisas em Educação, História e Políticas;
  • Analisar a imprensa e a imprensa periódica como instrumento para a reflexão
  • crítica sobre a sociedade e suas transformações ao longo do tempo;
  • Promover pesquisas, ações e estudos com inovação pedagógica e inclusão educacional;
  • Consolidar pesquisas em gestão, metodologias, currículo, ambiente e relações
    interpessoais na Educação Básica.

APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS
EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES – LINHA 2

A linha contempla estudos e pesquisas sobre aprendizagens contemporâneas e
práticas emergentes e transdisciplinares, com foco em eixos teórico-práticos como
alfabetização científica, práticas avaliativas e estudos de evasão, metodologias e aprendizagens ativas, tecnologias educacionais, balizadores das ações educativas em ambientes presenciais e/ou virtuais, em diferentes níveis de ensino.

Objetivos específicos
  • Estimular o campo epistêmico da alfabetização científica de pesquisas
    educacionais realizadas no âmbito do curso;
  • Articular trabalhos de pesquisa de natureza colaborativa e solidária, voltados aos processos educacionais, a partir de abordagens tanto qualitativas quanto
    quantitativas de pesquisa;
  • Discutir a implementação de processos avaliativos em diferentes âmbitos, desde microcenários (sala de aula) até macrocenários (avaliações externas);
  • Contribuir no desenvolvimento, implementação e análise de tecnologias
    educacionais, bem como na criação de recursos para ambientes virtuais de
    aprendizagem direcionados a diferentes áreas do conhecimento;
  • Desenvolver e analisar intervenções pedagógicas transdisciplinares e/ou críticas no contexto educacional direcionados a diferentes áreas do conhecimento.