Linhas de Pesquisa | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Linhas de Pesquisa

Linhas de pesquisa a partir de 2025:

Linha 1 – Processos de Inclusão e Práticas de Inovação Pedagógica:
a linha contempla pesquisas e estudos epistemológicos, políticos e sociais
referentes à educação inclusiva e à inovação pedagógica, buscando
investigar as epistemologias contemporâneas relacionadas às práticas
educacionais inclusivas e inovadoras, com ênfase na formação acadêmica,
na gestão de sistemas escolares e não-escolares, no apoio pedagógico
especializado, nas práticas pedagógicas inovadoras, na construção,
implantação e usabilidade de diversos recursos (tecnológicos ou não)
como apoio para a escolarização e socialização de todos (as). Docentes vinculados à linha 1: Francéli Brizolla, Claudete Martins,
Cristiano Correa, Vera Ferreira, Sonia Junqueira, Lisete Funari Dias e
Adriana Bozzetto.

Linha 2 – Políticas Educacionais, Produção Curricular e Demandas
Sociais: a linha contempla estudos e pesquisas de análise das políticas
educacionais, da produção curricular e das demandas sociais no que
concerne às agendas globais e locais contemporâneas ou passadas,
contempladas nos processos de ensino-aprendizagem da área da
Educação e que se efetuam em relação à oferta e à organização dos
currículos da Educação Básica e Superior, às diretrizes e legislação
educacional e às implicações na formação e no trabalho docente, na
gestão educacional e escolar.  Docentes vinculados à linha 2: Suzana Cavalheiro, Alessandro Bica, Dulce Voss, Ana Cristina Rodrigues, Evandro Guindani, Yáscara
Koga, Nathan Bastos de Souza, Sandra Maders.

Linha 3 – Processos de ensino-aprendizagem: metodologias,
tecnologias e avaliação: a linha contempla pesquisas voltadas à análise
da implementação de metodologias ativas, aprendizagem mediada por
tecnologias e os processos avaliativos nos mais diferentes campos do
conhecimento e níveis formativos, envolvendo tanto perspectivas
docentes, discentes e demais agentes institucionais. Enfoca também a
interlocução entre universidade-escola, a partir do viés tanto da divulgação
quanto da educação científica de forma ampla e análise de seus impactos
na sociedade.Docentes vinculados à linha 3: Valesca Irala, Sandra Piovesan, Crisna
Bierhalz, Pedro Dorneles, Leandro Blass, Fernanda Garbin, Renata
Lindemann, Denise Goerch.

Linhas de Pesquisa até 2024:

PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS
PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS – LINHA 1

A linha contempla investigações e ações integradas em ensino, pesquisa,
extensão e gestão na educação formal e não-formal, tanto na sua metodologias
de ensino, currículos, processos de ensino-aprendizagem, saberes e formação
docentes e práticas pedagógicas plurais, inovadoras e inclusivas.

Objetivos específicos
  • Realizar pesquisas acerca das pedagogias plurais, com base nos conceitos das Teorias Pós-estruturalistas e das Filosofias da Diferença;
  • Desenvolver análises a respeito da relações entre ensino e produção de modos de subjetivação, corpos, gêneros e sexualidades em múltiplos espaços/tempos e campos de produção de saberes e experiências educativas;
  • Fomentar a produção de pesquisas em Educação, História e Políticas;
  • Analisar a imprensa e a imprensa periódica como instrumento para a reflexão
  • crítica sobre a sociedade e suas transformações ao longo do tempo;
  • Promover pesquisas, ações e estudos com inovação pedagógica e inclusão educacional;
  • Consolidar pesquisas em gestão, metodologias, currículo, ambiente e relações
    interpessoais na Educação Básica.

APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS
EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES – LINHA 2

A linha contempla estudos e pesquisas sobre aprendizagens contemporâneas e
práticas emergentes e transdisciplinares, com foco em eixos teórico-práticos como
alfabetização científica, práticas avaliativas e estudos de evasão, metodologias e aprendizagens ativas, tecnologias educacionais, balizadores das ações educativas em ambientes presenciais e/ou virtuais, em diferentes níveis de ensino.

Objetivos específicos
  • Estimular o campo epistêmico da alfabetização científica de pesquisas
    educacionais realizadas no âmbito do curso;
  • Articular trabalhos de pesquisa de natureza colaborativa e solidária, voltados aos processos educacionais, a partir de abordagens tanto qualitativas quanto
    quantitativas de pesquisa;
  • Discutir a implementação de processos avaliativos em diferentes âmbitos, desde microcenários (sala de aula) até macrocenários (avaliações externas);
  • Contribuir no desenvolvimento, implementação e análise de tecnologias
    educacionais, bem como na criação de recursos para ambientes virtuais de
    aprendizagem direcionados a diferentes áreas do conhecimento;
  • Desenvolver e analisar intervenções pedagógicas transdisciplinares e/ou críticas no contexto educacional direcionados a diferentes áreas do conhecimento.
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