Atenção discentes, docentes e egressos do PPGE:
Para submeter artigos, é fundamental que a revista escolhida esteja indexada em pelo menos dois dos indexadores listados abaixo, recomendados pela área da Educação.
Ao selecionar uma revista para submissão, verifique sempre os indexadores em que ela indica constar. Essa prática não só valoriza sua pesquisa, como também fortalece a credibilidade e o impacto das publicações do nosso programa.
Para assegurar a excelência e a visibilidade da produção científica, nosso programa enfatiza a importância de publicar em revistas indexadas em plataformas reconhecidas internacionalmente. Os indexadores científicos são repositórios digitais que organizam e divulgam artigos acadêmicos, contribuindo para:
Divulgação Ampla: tornar a pesquisa acessível a um público maior.
Garantia de Qualidade: revistas indexadas passam por critérios rigorosos de seleção.
Aumento da Visibilidade: autores e periódicos ganham reconhecimento no meio acadêmico.
Facilidade na Busca de Referências: permitem encontrar fontes confiáveis para novas pesquisas.
Caso haja dúvidas ou necessidade de orientações sobre a escolha dos indexadores e revistas, a coordenação está à disposição para prestar o suporte necessário, auxiliando que você evite de enviar seu artigo a uma revista predatória (aquelas que prometem publicações rápidas mediante o pagamento de uma taxa e não costumam realizar avaliação por pares, além de forjar a aparência de uma revista de prestígio científico). Abaixo, os indexadores recomendados no documento de área da Educação na CAPES (a revista escolhida para submeter os artigos deve estar indexada em pelo menos dois deles. Essa informação deve constar explicitamente no site da revista):
a) EDUC@: focado na área de Educação, reúne publicações sobre formação docente, políticas educacionais e metodologias de ensino.
b) SciELO (Scientific Electronic Library Online): uma das maiores bases da América Latina, indexa revistas de diversas áreas com critérios rigorosos, garantindo a qualidade das publicações.
c) Scopus: gerenciada pela Elsevier, indexa artigos, conferências e patentes, oferecendo métricas de impacto (como o CiteScore) para avaliação da produtividade científica.
d) Web of Science (WoS): gerenciada pela Clarivate Analytics, é referência internacional e responsável pelo cálculo do Fator de Impacto via Journal Citation Reports (JCR).
d) Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe): plataforma de acesso aberto, com foco em revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, promovendo a democratização do conhecimento.
e) DOAJ (Directory of Open Access Journals): indexa revistas de acesso aberto, garantindo a divulgação de publicações sem barreiras financeiras e com práticas de transparência.
f) IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa): especializado em educação e ensino superior, reúne publicações científicas da América Latina e Espanha.
g) BBE (Bibliografía Brasileña de Educación): indexador brasileiro dedicado à área da Educação, catalogando artigos, dissertações e teses.
h) Latindex: rede de periódicos científicos da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, que enfatiza a qualidade editorial e a acessibilidade.
i) Index Copernicus: base de dados internacional originária da Polônia, com métricas próprias de impacto.
j) Clase (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades): voltado para Ciências Sociais e Humanas, criado pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
l) ERIH Plus (European Reference Index for the Humanities and Social Sciences): focado em Ciências Humanas e Sociais, desenvolvido pela Fundação Norueguesa para Pesquisa e Inovação, amplamente utilizado na Europa.
m) ERIC (Education Resources Information Center): gerenciado pelo Departamento de Educação dos EUA, indexa artigos, dissertações, relatórios técnicos e documentos relacionados a políticas educacionais.
Por fim, ressalta-se que os indexadores SciELO, Scopus ou Web of Science sejam os prioritamente escolhidos, pois são os mais reconhecidos mundialmente, sendo altamente recomendada a submissão a uma revista indexada em pelo menos um desses três.