Decisões 2024 | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Decisões 2024

Em 2024, foram realizadas 12 reuniões. As reuniões do Conselho do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA ao longo de 2024 abordaram diversos temas institucionais, administrativos e acadêmicos. Abaixo, segue um resumo dos principais pontos discutidos:

  1. Questões Administrativas e Acadêmicas

Aprovação da Norma 06/2024: regulamenta a concessão, manutenção e acúmulo de bolsas DS-CAPES, incluindo prazos para defesas e qualificações.

Prazos de Defesa e Qualificação: foram aprovadas prorrogações de prazos para diversos alunos.

Nova Comissão de Bolsas: composta por representantes docentes, técnico-administrativos e discentes, com reforço na importância da documentação e relatórios dos bolsistas.

Nova Comissão Coordenadora: alterações nos membros responsáveis pela gestão do programa, devido à eleição da Profa. Francélli Brizola como vice-reitora.

  1. Planejamento e Autoavaliação do Programa

Seminário de Meio-Termo: avaliação dos indicadores do programa comparados à média nacional; necessidade de melhoria na produção científica e na participação discente em projetos.

Critérios para Avaliação do Programa: foi sugerida a realização de oficinas de escrita acadêmica e ações para aumentar o número de publicações em periódicos de maior impacto (Qualis A1 e A2).

Preenchimento da Plataforma Sucupira: revisão de dados sobre produção acadêmica e participação dos docentes e discentes em projetos e publicações.

Ingresso de Novos Docentes: foi realizado credenciamento e recredenciamento de professores para 2025, com critérios mais rigorosos, incluindo exigência mínima de publicações qualificadas.

  1. Financiamento e Recursos

Orçamento PROAP (R$ 22.000,00): Distribuído para:

Diárias para convidados (R$ 3.000,00)

Produção de materiais acadêmicos e revisão/tradução de artigos (R$ 10.000,00)

Material de consumo (R$ 2.000,00)

Auxílio financeiro a estudantes (R$ 7.000,00)

Auxílio a Eventos para Estudantes: criado um formulário para solicitação e critérios de priorização.

  1. Internacionalização

Programa “Move la América”: seleção de professores para receber alunos estrangeiros.

Criação de Disciplinas híbridas: para favorecer intercâmbio com universidades estrangeiras, disciplinas como “Leituras Dirigidas I e II” foram ofertadas de maneira híbrida. 

Parcerias com Universidades Estrangeiras:

UTEC e UDELAR (Uruguai): Oferta de vagas para aluno especial em disciplinas eletivas.

UCASAL (Argentina): Discussões para implementação de atividades de ensino colaborativo (COIL).

Jornada Binacional e Trinacional de Educação Superior: organização de evento conjunto com universidades da Argentina e Uruguai.

  1. Reformulação Curricular e Processos Seletivos

Revogação da Norma 01/2022: alteração nos critérios para coorientação.

Afastamento para Pós-Doutorado: foi aprovada a solicitação da professora Ana Cristina Rodrigues.

Processo Seletivo: melhorias sugeridas, como critérios mais detalhados para desempate e planejamento de divulgação antecipada dos critérios de pontuação.

Mudanças no Formato das Reuniões: foram definidas como preferencialmente presenciais, exceto em casos justificados.

  1. Mobilização e Engajamento Discentes

Práticas de Socialização: planejamento de evento remoto para ampliar a participação de professores da rede básica e de outros programas.

Cadastro de Alunos em Grupos de Pesquisa: incentivo para que todos os discentes sejam vinculados a grupos de pesquisa do CNPq.

Monitoramento da Frequência em Disciplinas: reforço nas normas para controle da carga horária mínima exigida.

  1. Produção Científica e Metas para 2025

Mapeamento da Produção Científica: levantamento da produção docente para planejamento estratégico do programa.

Meta para Publicações: cada professor deve publicar ao menos um artigo em revista consolidada por ano.

Criação da Comissão de Formação e Produção Científica: para acompanhar e incentivar a qualidade das publicações.

  1. Outras Decisões

Prorrogação de Webfólios de produção técnica e bibliográfica de discentes: definido novo prazo para submissão, com possibilidade de extensão mediante justificativa formal.

Eventos e Participação Institucional: professores foram incentivados a participar de bancas e comissões externas para fortalecer a presença do programa.

Conclusão

As reuniões do PPGE em 2024 destacaram a necessidade de melhorias na produção científica, fortalecimento da internacionalização e aprimoramento dos processos administrativos. O programa se mostrou ativo na busca por melhorias estruturais e acadêmicas, estabelecendo metas claras para os próximos anos.

Atas das reuniões:

https://drive.google.com/drive/folders/1f63Efrqk0U_hyKrqC23y-p9RS2C4WUQK?usp=drive_link

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