Em 2024, foram realizadas 12 reuniões. As reuniões do Conselho do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA ao longo de 2024 abordaram diversos temas institucionais, administrativos e acadêmicos. Abaixo, segue um resumo dos principais pontos discutidos:
- Questões Administrativas e Acadêmicas
Aprovação da Norma 06/2024: regulamenta a concessão, manutenção e acúmulo de bolsas DS-CAPES, incluindo prazos para defesas e qualificações.
Prazos de Defesa e Qualificação: foram aprovadas prorrogações de prazos para diversos alunos.
Nova Comissão de Bolsas: composta por representantes docentes, técnico-administrativos e discentes, com reforço na importância da documentação e relatórios dos bolsistas.
Nova Comissão Coordenadora: alterações nos membros responsáveis pela gestão do programa, devido à eleição da Profa. Francélli Brizola como vice-reitora.
- Planejamento e Autoavaliação do Programa
Seminário de Meio-Termo: avaliação dos indicadores do programa comparados à média nacional; necessidade de melhoria na produção científica e na participação discente em projetos.
Critérios para Avaliação do Programa: foi sugerida a realização de oficinas de escrita acadêmica e ações para aumentar o número de publicações em periódicos de maior impacto (Qualis A1 e A2).
Preenchimento da Plataforma Sucupira: revisão de dados sobre produção acadêmica e participação dos docentes e discentes em projetos e publicações.
Ingresso de Novos Docentes: foi realizado credenciamento e recredenciamento de professores para 2025, com critérios mais rigorosos, incluindo exigência mínima de publicações qualificadas.
- Financiamento e Recursos
Orçamento PROAP (R$ 22.000,00): Distribuído para:
Diárias para convidados (R$ 3.000,00)
Produção de materiais acadêmicos e revisão/tradução de artigos (R$ 10.000,00)
Material de consumo (R$ 2.000,00)
Auxílio financeiro a estudantes (R$ 7.000,00)
Auxílio a Eventos para Estudantes: criado um formulário para solicitação e critérios de priorização.
- Internacionalização
Programa “Move la América”: seleção de professores para receber alunos estrangeiros.
Criação de Disciplinas híbridas: para favorecer intercâmbio com universidades estrangeiras, disciplinas como “Leituras Dirigidas I e II” foram ofertadas de maneira híbrida.
Parcerias com Universidades Estrangeiras:
UTEC e UDELAR (Uruguai): Oferta de vagas para aluno especial em disciplinas eletivas.
UCASAL (Argentina): Discussões para implementação de atividades de ensino colaborativo (COIL).
Jornada Binacional e Trinacional de Educação Superior: organização de evento conjunto com universidades da Argentina e Uruguai.
- Reformulação Curricular e Processos Seletivos
Revogação da Norma 01/2022: alteração nos critérios para coorientação.
Afastamento para Pós-Doutorado: foi aprovada a solicitação da professora Ana Cristina Rodrigues.
Processo Seletivo: melhorias sugeridas, como critérios mais detalhados para desempate e planejamento de divulgação antecipada dos critérios de pontuação.
Mudanças no Formato das Reuniões: foram definidas como preferencialmente presenciais, exceto em casos justificados.
- Mobilização e Engajamento Discentes
Práticas de Socialização: planejamento de evento remoto para ampliar a participação de professores da rede básica e de outros programas.
Cadastro de Alunos em Grupos de Pesquisa: incentivo para que todos os discentes sejam vinculados a grupos de pesquisa do CNPq.
Monitoramento da Frequência em Disciplinas: reforço nas normas para controle da carga horária mínima exigida.
- Produção Científica e Metas para 2025
Mapeamento da Produção Científica: levantamento da produção docente para planejamento estratégico do programa.
Meta para Publicações: cada professor deve publicar ao menos um artigo em revista consolidada por ano.
Criação da Comissão de Formação e Produção Científica: para acompanhar e incentivar a qualidade das publicações.
- Outras Decisões
Prorrogação de Webfólios de produção técnica e bibliográfica de discentes: definido novo prazo para submissão, com possibilidade de extensão mediante justificativa formal.
Eventos e Participação Institucional: professores foram incentivados a participar de bancas e comissões externas para fortalecer a presença do programa.
Conclusão
As reuniões do PPGE em 2024 destacaram a necessidade de melhorias na produção científica, fortalecimento da internacionalização e aprimoramento dos processos administrativos. O programa se mostrou ativo na busca por melhorias estruturais e acadêmicas, estabelecendo metas claras para os próximos anos.
Atas das reuniões:
https://drive.google.com/drive/folders/1f63Efrqk0U_hyKrqC23y-p9RS2C4WUQK?usp=drive_link