Em 2022, foram realizadas ao todo 14 reuniões. As reuniões do Conselho do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA ao longo de 2022 trataram de temas institucionais, administrativos e acadêmicos, com foco na organização do programa, homologações de bancas, orientações, credenciamentos docentes e questões de financiamento. A seguir, apresentamos um resumo das principais discussões e encaminhamentos.
- Questões Administrativas e Acadêmicas
Homologação de Títulos: diversos processos de titulação foram analisados, com ajustes na documentação e erratas para adequação às linhas de pesquisa.
Homologação de Bancas de Qualificação e Defesa: vários pedidos foram analisados e homologados, com definição de datas e composição das bancas.
Reformulação da Comissão de Bolsas: necessidade de substituição de membros e ajustes nos critérios de concessão de bolsas DS-CAPES.
Atualização de Dados na Plataforma Sucupira: foi reforçada a necessidade de que docentes atualizassem seus currículos Lattes e registros de publicações.
- Planejamento e Avaliação do Programa
Discussão sobre Doutorado Conjunto: foi debatida a possibilidade de um doutorado conjunto com o PPGEDU de Jaguarão, mas a ideia não avançou.
Seminário de Autoavaliação: reflexões sobre o desempenho do programa e estratégias para melhorar indicadores de produtividade científica.
Pesquisa com Discentes e Egressos: levantamento sobre experiência no programa, dificuldades enfrentadas e impacto do mestrado na formação profissional.
- Financiamento e Recursos
Orçamento PROAP 2022: distribuído entre materiais de consumo, eventos acadêmicos e auxílio a estudantes.
Apoio Financeiro a Eventos: critérios foram definidos para a concessão de auxílio a estudantes para participação em eventos científicos.
Gestão de Recursos da FAPERGS: manutenção da coordenação do projeto pela Profa. Renata Lindemann até sua conclusão.
- Internacionalização
Ampliação da Oferta de Disciplinas EaD: para facilitar a participação de alunos estrangeiros.
Discussão sobre Parcerias Acadêmicas: contato com universidades para futuras colaborações.
- Reformulação Curricular e Processo Seletivo
Ajustes nos Critérios de Seleção: melhorias no edital de ingresso para 2023, com foco na avaliação de projetos.
Definição de Critérios para Publicação Científica: estabelecimento de metas para docentes e discentes, priorizando periódicos Qualis A1 e A2.
Mudanças no Formato das Reuniões: definição de reuniões presenciais e híbridas.
- Engajamento Discentes
Acolhida dos Novos Alunos: eventos organizados para recepção das turmas.
Monitoramento de Frequência: estratégias para evitar evasão e garantir acompanhamento dos alunos.
Problemas com Intérpretes de Libras (TILS): falhas na disponibilização contínua de intérpretes comprometeram a acessibilidade de alunos surdos.
- Produção Científica e Metas para 2023
Revisão das Diretrizes de Publicação: reforço da obrigatoriedade de submissão de artigos por discentes no primeiro e no segundo ano do curso.
Discussão sobre Autoplágio: recomendações para evitar que publicações em repositórios comprometam submissões em periódicos.
- Outras Deliberações
Revisão da Comissão Coordenadora: alterações na equipe responsável pela gestão do programa.
Alteração de Orientadores: mudanças foram aprovadas para atender necessidades específicas dos discentes.
Processos de Descredenciamento Docente: foram analisadas solicitações de saída de professores do programa (Profa. Diana Salomão – Profa. Colaboradora; Profa. Elena Mello – Profa. Permanente).
Conclusão
As reuniões de 2022 focaram na reestruturação administrativa, no fortalecimento da pesquisa científica e na melhoria do suporte aos estudantes. O programa enfrentou desafios, especialmente na acessibilidade para alunos surdos, mas buscou soluções para otimizar a gestão e o impacto acadêmico.
Atas de 2022:
https://drive.google.com/drive/folders/1njoo1qYUoHN7cuuXfOg3kOtsj6kz0R82?usp=drive_link