Decisões 2021 | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Decisões 2021

Ao longo do ano de 2021, foram realizadas  12 reuniões. As reuniões do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da UNIPAMPA abordaram temas institucionais, acadêmicos e administrativos, com foco na reformulação curricular, na organização da oferta de disciplinas, na internacionalização do programa e na gestão de bolsas e financiamentos. A seguir, apresentamos um resumo dos principais temas discutidos naquele ano.

  1. Questões Administrativas e Acadêmicas

Aprovação do Novo Regimento: discussões sobre a tramitação do novo regimento do curso e sua aprovação pelo CONSUNI.

Matriz Curricular: implementação de uma nova matriz curricular, com adequação da oferta de disciplinas e reorganização dos créditos dos componentes curriculares.

Acolhida aos Discentes: planejamento e execução de atividades de recepção e integração dos alunos ingressantes e veteranos, incluindo palestras e eventos com professores convidados.

Organização do Calendário Acadêmico: estruturação de um calendário de fluxos acadêmicos, incluindo períodos para defesa, qualificações e prazos administrativos.

  1. Planejamento e Avaliação do Programa

Monitoramento de Discentes e Egressos: realização de um levantamento sobre a trajetória acadêmica e profissional dos egressos do programa.

Plataforma Sucupira: ajustes na alimentação da plataforma com dados acadêmicos do programa e incentivo para atualização dos currículos Lattes dos docentes.

Comissão de Destaques Acadêmicos: criação de uma subcomissão para destacar produções científicas e dissertações de impacto do programa.

  1. Financiamento e Gestão de Bolsas

Distribuição de Bolsas CAPES e FAPERGS: o programa recebeu oito bolsas e R$ 85.165,71 em verba de custeio, com discussões sobre critérios para seleção e manutenção dos bolsistas (as bolsas tinham tempo de duração específico, não sendo transferîveis a outros discentes na continuidade do término de concessão aos bolsistas selecionados pelo projeto).

Auxílio Financeiro a Estudantes: estabelecimento de critérios para concessão de auxílio a alunos para participação em eventos científicos.

Gestão de Recursos FAPERGS: planejamento do uso de recursos financeiros para aquisição de equipamentos e softwares de pesquisa.

  1. Internacionalização

Parcerias Acadêmicas: discussão sobre novas colaborações internacionais e participação do programa em eventos acadêmicos no exterior.

Criação de Disciplinas Remotas: planejamento da oferta de disciplinas em EaD para facilitar a participação de alunos estrangeiros.

  1. Reformulação Curricular e Processos Seletivos

Ajustes na Seleção de Alunos: fefinição de novos critérios de avaliação para ingresso no mestrado.

Critérios de Publicação Científica: estabelecimento de exigências mínimas de produção acadêmica para a titulação de mestres.

Orientação e Coorientação: discussões sobre mudanças nas normas para credenciamento de coorientadores e flexibilização dos requisitos para orientação.

  1. Engajamento Discentes

Monitoramento da Frequência: estratégias para evitar evasão e garantir maior participação dos estudantes.

Apoio à pessoas com deficiência: problemas na disponibilização sistemática de intérpretes de Libras para alunos surdos foram levantados e debatidos.

  1. Produção Científica e Metas para 2022

Incentivo à Publicação em Periódicos Qualificados: estabelecimento de metas para docentes e discentes priorizarem publicações em revistas Qualis A1 e A2.

Uso do ORCID e Plataforma CAPES: incentivo para que todos os docentes e alunos criem perfis no ORCID e vinculem suas produções científicas à plataforma Lattes. 

  1. Outras Deliberações

Homologação de Bancas de Qualificação e Defesa: diversos processos foram avaliados e aprovados.

Revisão da Comissão Coordenadora: alterações nos membros responsáveis pela gestão do programa.

Descredenciamento e Credenciamento Docente: Mudanças no corpo docente, com novas admissões e  um desligamento voluntário.

Conclusão

As reuniões de 2021 enfatizaram a reestruturação curricular, a melhoria da produção acadêmica e o fortalecimento da internacionalização do programa. Além disso, houve grande preocupação com a organização dos fluxos administrativos e acadêmicos. 

Atas de 2021:  https://drive.google.com/drive/folders/1Xm5tJJ0G_tzKa8–ktP8fthXmh6m_hah?usp=drive_link

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