Roda de conversa discute história da educação, comunidade escolar e territorialidade

Na última quarta-feira, 25, o Programa de Pós-graduação em Ensino promoveu a roda de conversa Expedições Pedagógicas: Relatos de Experiência. A ação foi desenvolvida pelos mestrandos como parte da componente curricular História, Educação, Política e Sociedade, sob supervisão do Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bica e da Prof.ª Dr.ª Ana Cristina da Silva Rodrigues.

Durante a atividade realidade no saguão do Bloco 3 do Campus Bagé, os mestrandos socializaram as experiências e reflexões oriundas das visitas realizadas no fim do ano passado, tanto ao centro de memória HISALES, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, quanto à Escola Chico Mendes, localizada no Assentamento Santa Elmira – interior de Hulha Negra.

Com a participação de alunos das licenciaturas do Campus Bagé, a primeira parte da roda de conversa tratou, através da experiência no HISALES, sobre a importância de estudos e pesquisas na área de história da educação para compreender de que forma constituiu-se a realidade educacional contemporânea e como isso nos ajuda a buscar melhorias futuras.

Já na segunda parte, após um coffee break oferecido também pelos mestrandos, discutiu-se, a partir das reflexões sobre a Escola Chico Mendes, sobre questões de espaço escolar, comunidade escolar e territorialidade, buscando compreender como a convivência comunitária dentro da escola e a prática pedagógica associada ao cotidiano comunitário têm propiciado vivências tão particulares naquele contexto escolar.

Ações como essa roda de conversa fazem parte do projeto político-pedagógico do Programa de Pós-graduação em Ensino, que vem desenvolvendo-se com foco na socialização do conhecimento trabalhado tanto em sala de aula nas componentes curriculares quanto nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos mestrandos e seus orientadores.