Seminário de autoavaliação encerra tratando sobre internacionalização e a criação do curso de Doutorado

Autoavaliação serve para replanejar ações para o que resta do quadriênio 2021-2024 | Fotos: Divulgação/PPGE

O quarto e último dia do Seminário de Autoavaliação e Replanejamento do PPGE para 2021-2024 ocorreu na manhã desta sexta-feira, 2 de dezembro. Na oportunidade, o Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGE da Unipampa recebeu o Prof. Dr. Claudio Pinto Nunes (UESB), vice-presidente da região Nordeste na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPED.

A participação do professor teve duas motivações fundamentais. Por um lado, abordar a temática “Desafios de implantação da internacionalização e inserção regional do PPGE com sentido social”, já que uma das dificuldades identificadas na avaliação quadrienal do Programa foi conseguir a promoção da sua internacionalização. Entretanto, os membros do PPGE entendem que isso deve ocorrer sem perder o caráter regional. Assim, os participantes do Seminário trocaram experiências com o professor, para compreender de que forma podem contribuir para que haja um equilíbrio entre os dois caráteres.

Por outro lado, o professor Claudio trouxe também o seu “Relato de Experiência: construção de Curso de Doutorado em regiões interioranas”. O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, do qual é docente permanente, está trabalhando em sua proposta de curso de Doutorado, um movimento que o PPGE também pretende fazer em 2023 e para o qual busca se preparar através do planejamento das ações necessárias para atingir esse objetivo.