PPGE continua seu Seminário de Autoavaliação e Replanejamento

Processo de autoavaliação deu continuidade com a participação da secretaria nacional da ANPED | Fotos: Divulgação/PPGE

Dando continuidade ao segundo dia do Seminário de Autoavaliação e Replanejamento para 2021-2024, ocorrido no último dia 30 de novembro, o Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGE da Unipampa recebeu a Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz Luce (UFRGS/Unipampa), secretária nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPED. Ela realizou sua mobilização a partir da temática “Desafios de qualificação e expansão do PPGE: o que nossa avaliação nos diz?”, que permitiu aos participantes do Seminário um olhar externo aplicado ao contexto brasileiro da pós-graduação e ao relatório dos avaliadores.

Este espaço foi composto por dois momentos igualmente relevantes. Por um lado, uma retomada da conjuntura nacional sobre a pós-graduação, resgatando o cenário do quadriênio 2017-2020 no qual o PPGE acaba se desenvolvendo. Por outro lado, a mobilizadora deteve-se especialmente em como ocorre a avaliação da Capes e a partir de quais critérios, buscando que os participantes do Seminário percebam as transformações ocorridas ao longo do tempo no sistema e o que deve ser olhado com atenção na avaliação.

Por fim, a professora Maria Beatriz Luce pontuou aos participantes questões necessárias para poder percorrer o caminho entre a autoavaliação e o planejamento estratégico para o que resta do quadriênio 2021-2024 e com vistas à próxima avaliação. Especialmente, a professora destacou a necessidade de se ter subsídios para a análise contextual da avaliação; compreender as orientações normativas que devem ser observadas; explorar as possibilidades e as dificuldades da conjuntura que engloba o Programa; e finalmente traçar as metas e estratégias que guiarão as ações daqui para a frente.