Na última quinta-feira, 20, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e Ensino Superior (Inclusive) realizou uma formação para os professores dos cursos de Engenharias do Campus Alegrete. A ação ocorreu através do Programa de Extensão “Tertúlias Inclusivas do Pampa”, que também é desenvolvido por membros do Inclusive.
A temática central tratada durante a oportunidade foi o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no Ensino Superior. O DUA é uma abordagem que busca tornar a aprendizagem acessível e inclusiva para todos (OLIVEIRA, GONÇALVES; BRACCIALI, 2021).
A delegação de Bagé que se deslocou para a atividade foi composta por docentes, graduandos, pós-graduandos e colaboradores externos. Muitos dos envolvidos são também professores e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino.
Segundo as professoras Francéli Brizolla, Claudete Martins e o professor Cristiano Corrêa, que encabeçaram a comitiva, foi um encontro de formação acadêmico-profissional que oportunizou reflexões, diálogos e problematizações a partir de ações teórico-práticas importantes e inspiradoras.
Saiba mais sobre DUA
OLIVEIRA, A. R. de P. e; GONÇALVES, A. G.; BRACCIALI, L. M. P. Desenho universal para aprendizagem e tecnologia assistiva: complementares ou excludentes?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.4, p. 3034–3048, 2021. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16066>. Acesso em: 22 out. 2022.