A I Jornada Pedagógica: Socialização de Conhecimentos em Educação, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Unipampa, teve início nesta segunda-feira, 12, no Campus Bagé. Sua primeira ação é um curso a distância e assíncrono voltado para a pesquisa acadêmica, que pode ser acessado até o dia 24 de junho. Já as atividades presenciais iniciaram nesta terça-feira, 13, com a roda de conversa “O impacto da Comunicação não violenta no bem estar/conflitos nas escolas”, mediada pelas mestrandas Dilce Brasil e Mégui Mascarelo Sudo e participação da psicóloga Ana Pinho.
Em uma roda de conversa inspiradora, o diálogo foi pautado pelo entendimento de que a Comunicação Não Violenta têm um poder transformador, capaz de moldar a cultura escolar e promover um ambiente de convivência saudável. Durante o encontro, foram discutidas situações em que ela pode ser aplicada no cotidiano escolar, desde a mediação de conflitos até a forma como os educadores se comunicam com seus estudantes.
Os participantes destacaram que a abordagem, baseada na empatia e na busca por soluções colaborativas, não apenas ajuda a resolver desentendimentos, mas também fortalece o bem-estar emocional dos indivíduos envolvidos, criando um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Ações continuam ao longo dos próximos dias
A programação da I Jornada Pedagógica: Socialização de Conhecimentos em Educação estende-se até o dia 24 de junho. A próxima atividade, a ser realizada na quinta-feira, 15, é a oficina “Como ganhar atenção falando de educação?”, que tratará sobre estratégias de redes sociais para gerar engajamento sobre a temática.
Na próxima semana, outras seis ações estarão acontecendo tanto no Campus Bagé da Unipampa quanto em escolas de Bagé. Confira a programação completa no link a seguir: Programação da I Jornada Pedagógica: Socialização de Conhecimentos em Educação.