Dando início ao semestre letivo 2023/1, e depois de cerca de três meses de processo seletivo, o Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa (PPGE/Unipampa) recebeu os 33 novos alunos que começam a trilhar o caminho da pesquisa em nível de mestrado. A acolhida, organizada pela Comissão Coordenadora, ocorreu no Auditório do Campus Bagé, na noite desta segunda-feira.
O tom do evento esteve baseado no pensamento das e dos principais educadoras/es do Brasil, como Paulo Freire, Rubem Alves, Nísia Floresta, Cecília Meireles, entre outros. Ao receberem os estudantes, os membros da Comissão Coordenadora pontuaram discursos de humanismo, coletividade e espaços abertos de aprendizagem, assim como promoveram um ambiente de confraternização e reconhecimento.
Segundo a Coordenadora do PPGE, Prof.ª Dr.ª Francéli Brizolla, este é um momento de retomada e renovação, muito importante para o Programa, já que, entre outras coisas, estamos em processo de construção da proposta de curso de Doutorado. “As expectativas para este ano são muitas, em razão de termos muitas ações pela frente, que serão de extrema importância para qualificar o Programa e a contribuição dos novos alunos será fundamental para tudo isso”, ponderou.
Antes de compartilharem um coffee break oferecido pela turma veterana, os alunos ingressantes, os veteranos e os professores presentes realizaram uma dinâmica de reconhecimento uns dos outros, tendo como provocação o exercício da escuta. Divididos em grupos, cada um contou um pouco sobre si mesmos e os demais colegas foram responsáveis por apresentar a cada um perante o resto dos presentes.
A partir de agora, os novos mestrandos passam a desenvolver pesquisas que buscam contribuir para os avanços educacionais, através de temáticas como História da Educação, Inovações Pedagógicas, Educação Para Todos, Formação Docente, Tecnologias Educacionais, Metodologias de Ensino-Aprendizagem e Teorias da Educação, sempre com o intuito final de impactar de alguma forma a região da Campanha e Fronteira Oeste.