PPG em Ensino e Unipampa estarão representados na V Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação em Brasília

V Conane ocorre na Faculdade de Educação da UnB

As discussões sobre a educação do presente e do futuro têm intensificando-se nos últimos anos, especialmente ao redor de uma ideia de educação possibilitadora de vivências plenas de significado e de propósito. É nesse contexto que ocorre a Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação – CONANE. Em sua 5ª edição, ela acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de março de 2023, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

O Programa de Pós-graduação em Ensino e a Universidade Federal do Pampa estarão representados pela Prof.ª Dr.ª Francéli Brizolla, que promoverá uma das rodas de conversas do evento, com a temática “Tertúlia inclusiva”, junto à doutoranda Nara Rosane Machado de Oliveira (UFSM), egressa do Mestrado em Ensino e também membro do Grupo de Pesquisa Inclusive.

Também, uma proposta do mestrando Marcelo Duarte foi selecionada pela organização da V Conane para compor a oferta de oficinas promovidas durante o evento. O espaço tem como temática central “Educação midiática e o paradigma pedagógico da comunicação na formação cidadã”.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Francéli Brizolla, que também coordena o PPG em Ensino, é uma oportunidade de intercâmbio e socialização. “São sempre oportunidades de via de mão dupla, tanto para que nossos estudantes e professores possam aprender, tendo contato com outros projetos e propostas didático-pedagógicas, quanto para levar o que é produzido, o que é construído dentro do curso de Mestrado, dentro do Campus Bagé da Unipampa”, explicou.

Outras representações da região

A escola Chico Mendes apresentará o projeto Semeando Agrofloresta, que consiste na promoção da aprendizagem através das atividades de plantio de árvores nativas e frutíferas. Já a escola Luiz Mércio Teixeira irá ministrar a oficina “Construindo um coletivo feminista: discussões, reflexões, proposições”, sobre a experiência de construção de um coletivo feminista formado estudantes do Ensino Médio. Ambas escolas fazem parte da 13ª Coordenadoria Regional de Educação do RS.