Livro reúne trabalhos de alunos e docentes do PPGE voltados para o ensino-aprendizagem

Nesta semana, foi publicado o livro Dilemas emergentes e transversais ao processo de ensino e de aprendizagem, organizado pela Prof.ª Dr.ª Valesca Brasil Irala, docente permanente do PPG, e pelo mestrando Marcelo Duarte. A proposta de escrita feita a alguns dos discentes do PPG foi orientada através do seguinte questionamento: como a sua pesquisa contribui para os processos de ensino-aprendizagem?

Segundo a professora Valesca, ainda que pareça simples, a pergunta permite desenhar um sem-número de respostas que emanam de escolhas metodológicas e teóricas diversas, como percebe-se na diversidade de olhares que apresentam cada um dos sete capítulos do livro. “Ele é importante para a divulgação das pesquisas em andamento dos mestrandos e também para a circulação do conhecimento científico em um âmbito maior do que o que a Universidade abarca. O fato do livro ser gratuíto e da possibilidade de alcançar até leitores internacionais é um prestígio para o Programa”, explicou a professora e organizadora.

O desenvolvimento de pesquisas no Programa de Pós-graduação em Ensino abrange diversas temáticas, muitas relacionadas a outras áreas que se transversalizam com a educação. Essa transdisciplinaridade é uma característica marcante deste PPG, que anualmente entre seus alunos recebe professores de diferentes áreas temáticas e também graduados de outras áreas de concentração.

Além disso, como remarcado constantemente, um dos principais focos do projeto político-pedagógico do Programa de Pós-graduação em Ensino é a socialização do conhecimento trabalhado tanto em sala de aula nas componentes curriculares quanto nos trabalhos de pesquisa. É nesse contexto que se desenvolve este livro.

A obra é de acesso aberto e pode ser lida e baixada através do site da Vecher, editora responsável pela publicação: https://doi.org/10.47585/dil.ens.aprend.