Em setembro deste ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação, divulgou a sua Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos Programas de Pós-graduação espalhados pelo país. Na oportunidade, o Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGE da Unipampa recebeu nota 4, sendo a primeira avaliação recebida desde a sua criação.
A comemoração da nota acabou dando lugar a um movimento de autoavaliação, cujo objetivo é compreender o relatório dos avaliadores da Capes ao mesmo tempo em que se analisa o panorama atual do PPGE, com vistas ao planejamento das melhorias necessárias. Assim, docentes, discentes e técnicos participaram entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro do Seminário de Avaliação e Replanejamento, organizado pela Comissão Coordenadora do PPGE e com participações externas.
No dia 28 de dezembro, a coordenadora do Programa, Prof.ª Dr.ª Francéli Brizolla deu abertura ao Seminário, destacando a importância de parar para reparar no que está sendo realizado e assim reavaliar os rumos das ações. Na oportunidade, também esteve presente o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal do Pampa, Prof. Dr. Fabio Gallas Leivas, que ressaltou o trabalho do PPGE. Segundo ele, é um fato a destacar que o Programa tenha melhorado sua nota logo na primeira avaliação.
O primeiro momento de mobilização do evento, ocorrido no mesmo dia, teve a participação da Prof.ª Dr.ª Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC), presidenta da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPED, a partir da temática “Desafios e panorama da formação em nível de pós-graduação stricto sensu em Educação na atualidade”. A ação proporcionou aos participantes uma visão global sobre o cenário brasileiro da pós-graduação, permitindo vislumbrar novas oportunidades.
No segundo momento da noite, a coordenadora do PPGE e a coordenadora substituta, Prof.ª Dr.ª Lisete Funari Dias, apresentaram o “Raio X da Avaliação Quadrienal 2017-2020”, detalhando os conceitos obtidos em cada item e subitem do relatório de avaliação. Logo em seguida, a dupla anterior de coordenadoras, Prof.ª Dr.ª Renata Hernandez Lindemann e Prof.ª Dr.ª Elena Maria Billig Mello, apresentaram o quadro de metas traçadas por elas e informadas à Capes no momento da avaliação. Ambos momentos foram de importância para compreender as fraquezas, as forças e as oportunidades que o Programa tem.