Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP) | PPGPP

Divulgação de Processo Seletivo para Bolsista Visibilidade do PPGPP

Divulgação de Processo Seletivo para Bolsista Visibilidade do PPGPP.

As inscrições serão aceitas via formulário Google até o dia 21/03/2025, demais informações (atribuições, requisitos, carga horária e remuneração), estão disponíveis no início do formulário.

Link do formulário: https://forms.gle/upmQFF4XFEHnQjAY7

Qualquer dúvida pode ser encaminhada para o e-mail mppp.unipampa@gmail.com.

Doutorado Profissional em Políticas Públicas do PPGPP-UNIPAMPA é Homologado no CNE

 

 

 

 

 

 


É com imensa alegria que o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas divulga a homologação do Doutorado Profissional em Políticas Públicas no Conselho Nacional de Educação, que foi publicado no Diário Oficial da União no dia 7 de fevereiro de 2025.

As Inscrições para a primeira turma do Doutorado serão em breve!

Essa é uma importante conquista para Unipampa, São Borja e região! Vai ter doutor (a) na fronteira! 👏👏

Nosso muito obrigado a Unipampa, aos docentes, discentes, egressos e instituições parceiras pelo trabalho nestes 10 anos de PPGPP!!

Viva o PPGPP! Viva a Unipampa!

Maiores informações: mppp.unipampa@gmail.com

ATENÇÃO ALUNOS VETERANOS PARA O CALEDÁRIO DE MATRÍCULAS PARA 2025-1

A coordenação do PPGPP-UNIPAMPA informa sobre o período de matrículas para os alunos veterenos para o semestre de 2025-1:
OFERTA DE DISCIPLINA 2025-1:
de 17 a 21/2 – marticulas web – alunos veteranos
25/2 a 3/3 – período de ajuste de matrícula
até 21/3 – período para solicitação de SOD (matrícula sem oferta de disciplina)
26 a 28/3 – Trancamento de matrícula via web
10/3 0 Início do semestres de 2025/1
Obs:
_ Se matricula em dissertação apenas o mestrando que irá realizar a defesa final em 2025-1;
– Se matrícula na disciplina de estágio supervisionado apenas o mestrando que tenha turma agendada na graduação da Unipampa, com aval do orientador;
– MATRÍCULA EM SOD (sem oferta de disciplina) – Sem matriculam em SOD alunos que que ja cursaram todas as disciplinas e não irão defender em 2025-1

Processo de seleção de alunos em Regime Especial – 2025-1 (Novo!!!)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Unipampa torna pública a abertura do processo seletivo de candidatos que tenham interesse em cursar componentes curriculares em Regime especial no Programa para o semestre de 2025-1 da Unipampa.

As inscrições serão via o sistema Guri da Unipampa: http://online.unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao/

Período de inscrições: de 17 a 28/2/2025

Disciplinas ofertadas:

  • Políticas públicas em desenvolvimento rural e segurança alimentar -3 créditos – Prof. Dr. Vinicius Piccin Dalbianco (UNIPAMPA) e Profª. Drª. Nádia Oliveira (UNIPAMPA) – quartas-feiras ( noite) – 10 vagas;
  • Políticas Públicas de Saúde – 3 créditos – Profª. Fernanda Cristina De Zorzi – Sexta-feiras (Tarde) – 5 vagas.

Link da chamada pública:Chamada_Processo Regime Especial – PPGPP_2025_1

Resultado_Preliminar_2025

Resultado_Final_-_2025-1

PPGPP-UNIPAMPA PARTICIPA DA ORGANIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O CONTRATO DA CONCESSÃO DA PONTE DA INTEGRAÇÃO SÃO BORJA-SAN TOMÉ E CUF

A COMAB – Comissão Mista Argentina-Brasil para a ponte da Integração, com apoio da direção do Campus São Borja e do PPGPP-UNIPAMPA,  realizaram Audiência Pública Sobre Concessão da Ponte Internacional de São Borja/Santo Tomé, no dia 24 de setembro na Unipampa São Borja. O evento ocorreu em São Borja das 15h até às 18h,  e em Santo Tomé, ocorreu pela da manhã.
A Delegação de Controle (DELCON) anunciou a realização de uma Audiência Pública destinada a discutir e colher sugestões sobre as minutas de Edital e Contrato para a Concessão da Ponte Internacional de São Borja, no Brasil, à Santo Tomé, na Argentina, e ao Centro Unificado de Fronteira (CUF), além de seus acessos, que totalizam 15,65 km. A devida ponte vem se tornando estratégica para o Comércio internacional entre Argentina e Brasil, representando por entorno de 30% da balança comercial entre os dois países e já representa pela passagem de 40% da balança comercial entre Brasil e Chile.
Participaram do evento representantes dos governos federais, Ministérios, Representes das Províncias, Prefeitos, Vereadores , Aduaneiros, Receita Federal, Universidades, entre outros.
Os interessados puderam participar presencialmente e tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões e questionamentos.

 

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Unipampa – Campus São Borja teve seu Doutorado aprovado pelo CAPES.

 

 

 

 

 

 

 

Formação será em Políticas Públicas

Por Emanuelle Tronco Bueno
Nesta semana, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve a aprovação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), do primeiro doutorado profissional da Instituição. A partir de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), Campus São Borja, terá mestrado e doutorado profissionais. O mestrado profissional está completando nove anos desde o início das atividades e, neste período, já formou cerca de 80 mestres. O lançamento do edital para formar a primeira turma de doutores ocorrerá após a homologação do parecer da Capes pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
As aprovações são resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN 2023) realizada pela Capes, que considera critérios relacionados ao contexto de oferta, além das questões de infraestrutura, quadro de professores e outros fatores que envolvem a comprovação da competência e qualificação acadêmica para oferta do curso. Na atual edição da APCN, além do curso já aprovado, a Unipampa possui solicitação para abertura de outros oito cursos de mestrado e doutorado. A expectativa é de que esses novos cursos sejam avaliados ainda ao longo do segundo semestre de 2024, conforme calendário das reuniões mensais do órgão federal.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unipampa, Fábio Leivas, o doutorado profissional em Políticas Públicas “foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico Superior (CTCS) da Capes e teve o parecer de recomendação aprovado, que é a etapa mais difícil de todas, pois passou pela avaliação da área específica e, após, foi recomendado pelo CTCS”. Na reflexão do pró-reitor, a aprovação deste curso é um “marco institucional, porque é o primeiro doutorado na modalidade profissional da Unipampa. Além de ser uma modalidade recente, pois existem poucos doutorados profissionais aprovados no Brasil, a vertente profissional traz uma integração importante entre a universidade e o mercado de trabalho”, pontua.
No mesmo sentido, o coordenador do PPGPP, Muriel Pinto, ressalta o fato do doutorado ser um dos primeiros do Brasil na linha profissional, “pois somente após a nova política de pós-graduação, que entrou em vigor este ano, que a Capes passou a aprovar um maior número de cursos. Com o da Unipampa, outros três programas foram contemplados com doutorados profissionais em outras áreas”. Para o professor, que liderou o processo de formação da proposta, “o curso vai impactar diretamente não só a metade sul do Rio Grande do Sul, mas também outras regiões, porque é o primeiro doutorado profissional em Políticas Públicas do estado e um dos primeiros programas do Brasil, especialmente porque na região de São Borja ainda não havia doutorado em universidades públicas”.
O reitor da Unipampa, Edward Pessano, também exalta que “esta conquista é um marco comemorativo para a Unipampa”. O reitor reflete que o curso de doutorado profissional é resultado de “um trabalho coletivo das gestões anteriores, da gestão atual e dos professores do Campus São Borja, cujo empenho denota a qualidade do processo formativo que já vem sendo desenvolvido em nível de mestrado e que, agora, inaugura o primeiro doutorado profissional da Instituição”. Enalteceu também que se trata de uma iniciativa para “fortalecer a cooperação e contribuir com o cumprimento da missão institucional, que é a qualificação profissional na região”.
Processo de submissão da proposta do curso
Segundo o professor, a proposta do doutorado iniciou em 2023 com a constituição de um grupo de trabalho que englobou professores, servidores, alunos e ex-alunos, bem como um apoio direto da comunidade externa: “Recebemos mais de 15 cartas de apoio, incluindo prefeituras municipais, câmara de vereadores e universidades públicas do Brasil e da Argentina”. O professor explica que foi montado um grande seminário com esses representantes e, através do diálogo aberto e democrático, surgiu a proposta do doutorado.
O que é o doutorado profissional?
O doutorado profissional, conforme explica o coordenador do curso, Muriel Pinto, é um curso que objetiva a formação de “profissionais qualificados para atuar na área de Políticas Públicas, promovendo a inovação e o desenvolvimento”. Assim, enquanto o curso de doutorado acadêmico está mais voltado para a pesquisa científica, a modalidade profissional centra-se nas temáticas e demandas do mercado de trabalho.
Segundo o professor, o currículo do doutorado “foi cuidadosamente elaborado para atender às demandas atuais do setor, integrando teoria e prática de maneira eficaz e busca de atores, pesquisas e estudos técnicos focados na solução de problemas públicos, tanto locais quanto regionais”.
Mais informações podem ser obtidas com o PPGPP pelo e-mail mppp.unipampa@gmail

Publicado Informe Políticas Públicas no Pampa do PPGPP-UNIPAMPA

 

 

 

 

 

 

 

Com alegria o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA) – Mestrado Profissional lança a 1ª edição de seu informe – Políticas Públicas no Pampa,  que circulará trimestralmente, com informações das ações do Programa (publicações, projetos, ações técnicas, dos egressos, mestrandos e docentes do PPGPP. Uma boa leitura a todas e todos.

Link: Informe_PPGPP_UNIPAMPA_1_ed

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.