PMPGCF e COVID-19

Prezada comunidade vinculada ao PMPGCF

É notório o risco que a nossa comunidade começa a enfrentar com eminente disseminação do COVID-19 em nossa região e cidade. Nesse sentido, e com muita responsabilidade, a Universidade Federal do Pampa suspendeu as atividades presenciais que incluem nossas aulas de pós-graduação. Isso ajudará a evitar que um universo de aproximamente 3000 pessoas, de maneira direta e um número desconhecido de maneira indireta, e que acabam de alguma forma convivendo no ambiente universitário (que se estende ao ambiente familiar) sejam expostas a potenciais chances de contaminação. Como cientistas, temos também o dever de informar as pessoas sobre a situação atual, da maneira mais atualizada possível, e orientar de modo a contribuir para o combate a esta doença com desdobramentos futuros que ainda são desconhecidos. Por isso, não compartilhe informação de procedência duvidosa. Busque as evidências. Se está na dúvida, não compartilhe, não curta. Sabemos buscar e ler artigos. Vamos usar esse conhecimento. Temos que fazer bom uso dessa habilidade.

Evitem o contato com outras pessoas, se puderem, fiquem em casa, façam suas atividades de maneira remota. Enquanto coordenação do PMPGCF estamos cientes e sensíveis a esta condição extraordinária, e assim com todos, estamos aprendendo a lidar com ela. Não deixem de fazer contato com a coordenação no caso de dúvidas. Mas também não deixem de realizar suas atividades acadêmicas. Mestrandos e doutorados, leiam, se atualizem, trabalhem no projeto, na dissertação, na tese. Escrevam o(s) artigo(s) com aqueles dados que estão esperado. Enfim, ocupem-se.

Como informado por email, os planos de estudos poderão ser entregues por email, de maneira excepcional neste semestre.

Mantenham a higiene pessoal no mais alto grau de prioridade, não criem pânico, mas sim orientem as pessoas que água e sabão sim funcionam, e podemos explicar isso com conhecimentos das ciências biológicas e química. Se cada um de nós fazer a sua parte, pode ser que passemos por essa fase de maneira mais rápida e até mesmo mais segura.

Atenciosamente

Felipe Carpes

Coordenador PMPGCF