Palestra: O Linux na minha trajetória acadêmica: percepções de um usuário

Palestra: O Linux na minha trajetória acadêmica: percepções de um usuário
Palestrante: Prof. Dr. Márcio Marques Martins
Data: 29/09/2018
Horário: 09.30 Sala 3
Resumo: Utilizo o Linux desde a década de 1990 (96, pra ser mais exato). De lá para cá, vi ele evoluir muito em termos de usabilidade e de interface. Nessa palestra, quero abordar a minha percepção de usuário e o quanto esse SO influenciou minha trajetória acadêmica e profissional e sobre como a filosofia do software livre impactou a minha forma de encarar a tecnologia.

Inscrições gratuitas: https://bage.tchelinux.org/

Palestra: “Software Livre e Bioinformática: do DNA ao medicamento”

Data e local: Dia 29/09, 10:20 – Sala 3

Palestra: “Software Livre e Bioinformática: do DNA ao medicamento”

Palestrante: Alex Camargo – Doutorando em Computação
As inscrições (gratuitas) e a programação completa já se encontram no site do evento:

https://bage.tchelinux.org/

Resumo do tema:
A Bioinformática pode ser definida como o emprego de ferramentas computacionais no estudo de problemas e questões biológicas, abrangendo aplicações relacionadas à diversas áreas do conhecimento, como a bioquímica e a ciência da computação. O termo Bioinformática foi utilizado inicialmente no ano de 1978 em um artigo publicado por Paulien Hogeweg e Ben Hesper. Desde então, o seu uso se tornou mais abrangente, ganhando popularidade entre 1990 e 2000, impulsionado pelo sucesso do Projeto Genoma Humano (PGH). O corpo humano é formado por moléculas que, por sua vez, são formadas por átomos. Os modelos computacionais gerados pela bioinformática são assim utilizados no estudo de doenças e no desenvolvimento de novos medicamentos. Nesses modelos de moléculas é possível descrever cada átomo e como ele se liga a outros átomos, formando uma (ou até milhões de) moléculas completas. É como um quebra-cabeças na tela do computador, na qual cada peça é um átomo que vai sendo ligado até gerar a molécula completa. Esta palestra tem como objetivo mostrar a importância do Software Livre em todos os processos que envolvem as pesquisas em Bioinformática, desde o DNA até o medicamento. Do mesmo modo, instigar os participantes a contribuírem em projetos open source ligados à epidemias atuais, como a do Zika vírus

PRÊMIO CALOURO DESTAQUE

Prêmio Calouro Destaque, os requisitos para inscrição dos estudantes são:

“2.1 Para concorrer ao prêmio o CANDIDATO deverá cumprir, concomitantemente, os seguintes requisitos:
2.1.1 ter concluído o Ensino Médio;
2.1.2 ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017;
2.1.3 ser estudante brasileiro ingressante no Ensino Superior no ano letivo de 2018 regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em Instituição de Ensino Superior pública ou privada; (…)

3.2 A inscrição será realizada exclusivamente via Internet, no Portal do INEP, a partir das 10 horas do dia 31 de julho de 2018 até as 23h59 do dia 19 de agosto de 2018 e das 10h do dia 24 de agosto de 2018 às 23h59 do dia 02 de setembro de 2018, horário de Brasília-DF.”

http://portal.inep.gov.br/web/guest/sobre-o-inep/premio-calouro-destaque

Inscrições Residência Pedagógica

Informamos que foi publicado o Edital de Seleção de Bolsistas do Programa Residência Pedagógica, assim como estão abertas as inscrições para bolsistas  até o dia 19 de junho de 2018, no GURI: