Bem Vindo!

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) é uma Universidade pública e, por esta razão, o curso de graduação em Geofísica é gratuíto.

O Processo Seletivo para ingresso no Curso é realizado principalmente através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São ofertadas  40 vagas no inicio de cada ano.

O Curso de Geofísica teve início no segundo semestre de 2006, e funciona nas dependências do Campus de Caçapava do Sul da UNIPAMPA. Caçapava do Sul foi escolhida como sede do Curso de Geofísica da UNIPAMPA em função do histórico de atividades de prospecção mineral no município, e também por estar inserida numa das regiões com maior geodiversidade do país.

O Curso conta com um Corpo Docente com alto nível de qualificação, sendo que todos os professores são egressos de algumas das melhores escolas brasileiras de Geofísica, Geologia, Engenharia, Física, Matemática e Química.

Um dos pontos mais fortes do Curso de Geofísica da UNIPAMPA, é que o mesmo proporciona aos alunos a realização de atividades práticas utilizando um dos mais completos e modernos conjuntos de equipamentos geofísicos, disponível em instituições de ensino.

As instalações utilizadas pelo Curso compreendem salas de aula, biblioteca, estrutura administrativa e laboratórios básicos de física, química, informática, laboratório de petrologia, laboratório de microscopia e laboratório de lavra e tratamento de minérios. Além destes, o Curso conta com o Laboratório de Geofísica Aplicada e o Laboratório de Análise de Sinais Geofísicos. Também, encontra-se em fase de planejamento a instalação de um Sítio Controlado de Geofísica Rasa.

Levantamento geofísico magnético.

Laboratório de Informática I: utilizado em aulas de Programação Computacional e atividades de processamento de dados geofísicos.

Atualizado em 03/11/2017