Projeto de Ensino “Ciclo de Palestras sobre Produção Cultural”

Assim como o novo Projeto de Extensão intitulado “Conversas sobre Políticas Culturais” que em sua primeira edição debateu os rumos das Políticas Culturais no Brasil de hoje, e pretende abordar diversas temáticas transversais ao campo (Políticas Culturais para as Universidades Públicas; Políticas Culturais para as Cidades; Políticas Culturais para os Estados; Políticas para as Artes – cinema e audiovisual, música, dança, teatro, artes visuais, literatura, circo, entre outras linguagens artísticas; Políticas Culturais de Acessibilidade e Acessibilidade Cultural; Políticas Culturais para Infância; Direitos Culturais; Diversidade Cultural; Mediação Cultural; Aproximações e Tensões entre Economia da Cultura e Economia Criativa; Conversas com Artistas; entre outros temas futuros), um novo projeto pretende discutir especialmente o campo da Produção Cultural.
 
Trata-se do Projeto de Ensino “Ciclo de Palestras sobre Produção Cultural”, da Profa Dra Carla Rabelo, homologado em 18/12/2020 no SIPPEE da Universidade Federal do Pampa. O projeto propõe ampliar e aprofundar os processos de ensino-aprendizagem dispostos nos componentes curriculares previstos no PPC do bacharelado em Produção e Política Cultural, bem como amparar temas carentes no curso, na produção científica e na bibliografia especializada.
 
Resumo do Projeto de Ensino homologado no SIPPEE: Organização da cultura é um campo vasto de estudos, por isso o projeto de ensino “Ciclo de Palestras sobre Produção Cultural” caracteriza-se por sua delimitação e pela intenção de complementar e aprofundar conhecimentos sobre o campo específico da Produção Cultural às/aos graduandas/os do bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa. Proporemos palestras sobre as identidades indissociáveis entre teoria e prática  (Vich, 2017),  que permeiam a profissão do produtor/gestor/mediador cultural, suas nomenclaturas, os agentes envolvidos (Costa e Mello, 2016), e as etapas do pensar-fazer cultural tentando adensar conhecimentos com relatos de experiências, a importância dos projetos culturais para além de sua dimensão burocrática, e as clássicas etapas de pré-produção, produção e pós-produção pela carga processual e simbólica que carregam. Pretendemos qualificar o ensino-aprendizagem por meio de uma ecologia de saberes pós-abissal (Sousa Santos, 2007) e por meio de trocas de conhecimentos com produtores/mediadores culturais especializados em áreas como: produção cinematográfica, produção audiovisual, produção musical, produção teatral, produção em dança, produção de festivais, produção em artes visuais, produção editorial, produção de saraus, produção circense, produção de eventos culturais universitários, produção de eventos acadêmicos, produção de festas,  produção de feiras temáticas, produção de mostras, produção de moda, produção de exposições, entre outros desdobramentos. Num contexto de ataques ao campo da Cultura, ausências de políticas culturais sólidas, e de economia da cultura, tensionada e atravessada pela ideia de economia criativa, também versaremos sobre uma função essencial do campo cultural: a figura da/o Produtora/o Executiva/o e seus desafios. Por fim, ressalta-se que este projeto surge do acúmulo de experiências anteriores proporcionadas pelo projeto “Cultura em Debate – Experiências Compartilhadas e Ecologia de Saberes” (Cardoso, Rodrigues, et al, 2017) e pelas discussões de textos como “Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma Ecologia de Saberes”, do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, debatido no projeto “Grupo de Estudos em Políticas Culturais”. Ambos projetos foram executados no âmbito do PET-Produção e Política Cultural no período de nossa tutoria (2015-2019).