Como funciona o cálculo do CPC? (Conceito Preliminar de Curso)

Ele é calculado sempre no ano seguinte à realização do ENADE e considera além do desempenho dos estudantes na prova, o corpo docente, infraestrutura e os recursos disponíveis em cada universidade.

O cálculo é feito a partir de oito componentes subdivididos em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos. Cada componente possui um peso e junto com os outros contribui para o resultado final, sendo eles:

 

→A nota do ENADE: tem um peso 20 no cálculo.

→Nota do Indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado: possuindo um peso de 35.

→Nota de proporção de mestres: com peso de 7,5.

→Nota de proporção de Doutores: peso de 15

→Nota de regime de trabalho: 7,5 de peso.

→Nota referente à organização didático-pedagógica: 7,5

→Nota referente à infraestrutura e instalações físicas: peso 5.

→Nota referente às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional: com peso 2,5.

 

Os primeiros dois componentes da nota são obtidos através da parte da prova do ENADE que avalia o desempenho dos alunos, já os últimos três são obtidos através de um Questionário do Estudante aplicado para os estudantes juntamente com o ENADE. Esse questionário possui tanta importância quanto a prova em si e deve ser respondido sempre com cuidado e atenção, já que seus resultados podem influir positiva ou negativamente no CPC do nosso curso.

ENADE – Informações Importantes Sobre a Prova

A prova que está prevista para ocorrer no dia 14 de Novembro, terá 40 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais a todos os cursos participantes e 30 questões do componente específico, sendo 35 de múltipla escolha e 5 dissertativas.

Os alunos têm 4h para realizar a prova que será aplicada das 13 às 17h (Horário de Brasília), lembrando que os portões abrem uma hora antes, assim como no Enem, às 12h. O local da prova pode ser consultado direto no site do ENADE (https://enade.inep.gov.br).

Os estudantes que quiserem dar uma olhada nas provas antigas a fim de estudo e familiarização podem encontrá-la no site do ENADE (https://enade.inep.gov.br).

Você sabe como é feito o cálculo da média do ENADE?

Para chegar até a nota final primeiro são separadas as médias de desempenho na fase geral e depois na de conhecimentos específicos e então é feito o cálculo da média ponderada de ambos tendo o peso 1 atribuído para o primeiro e 3 atribuído para o segundo.

Todas as médias são padronizadas de acordo com o desvio padrão e com a média nacional e dessa forma se chega em uma nota de 1 a 5. Sendo 1-2 muito baixo, 3 dentro da média e 4-5 acima da média/muito boa. Esses conceitos são muito importantes e bastante levados em consideração na hora de escolher em qual universidade ingressar.

Vídeo de apresentação do curso de Ciência da Computação

Compartilhamos com vocês o vídeo que o programa de extensão Programa C, com o apoio do Gurias na Computação, produziu para divulgar o curso Ciência da Computação.

 

Para a elaboração do vídeo, recebemos depoimentos da direção do campus, da coordenação acadêmica, do PampaTec, de docentes e egressos do curso. Destaco que esse é apenas o primeiro vídeo produzido. Já estamos trabalhando na elaboração de um vídeo sobre a área da atuação dos docentes. Aguardem!

Agradecemos a todos que colaboraram com seu depoimento, especialmente aos docentes e discentes vinculados ao Programa C e ao Gurias na Computação que dedicaram seu tempo à realização dessa ação.

​_Essa ação faz parte da 1ª Jornada de Extensão em Computação que tem como intuito divulgar os cursos de Computação do campus Alegrete, provendo oficinas para estudantes da educação básica e outras atividades para a comunidade em geral.

Vídeo do Curso

O Programa C e o Gurias na Computação divulgam o vídeo do curso Ciência da Computação: https://youtu.be/jFmbR_tWECE

 

Para a elaboração do vídeo, recebemos depoimentos da direção do campus Alegrete, da coordenação acadêmica, do PampaTec, de docentes e egressos do curso. Destaco que esse é apenas o primeiro vídeo produzido. Já estamos trabalhando na elaboração de um vídeo sobre a área da atuação dos docentes. Aguardem!

 

Agradecemos a todos que colaboraram com seu depoimento, especialmente aos docentes e discentes vinculados ao Programa C e ao Gurias na Computação que dedicaram seu tempo à realização dessa ação.

 

Essa ação faz parte da 1ª Jornada de Extensão em Computação que tem como intuito divulgar os cursos de Computação do campus Alegrete, provendo oficinas para estudantes da educação básica e outras atividades para a comunidade em geral.

Unipampa Retrogether

O projeto História da Computação e o programa de extensão Programa C convidam para participar da terceira sessão do Unipampa Retrogether. Evento interativo em que jogaremos jogos do tipo Adventure Games colaborativamente em uma live na plataforma Discord, onde escolheremos em conjunto quais ações serão tomadas durante o jogo. Nessa terceira sessão iniciaremos um novo jogo.

 

O evento será realizado dia 21/08/2021 às 15:30h com duração de até 3h.

 

Caso deseje participar preencha o formulário: https://forms.gle/kev4F2U3PXXYyPs28

O evento é restrito a maiores de 16 anos.

1ª Jornada de Extensão em Computação

A 1ª Jornada de Extensão em Computação é uma iniciativa do Programa C, juntamente com o Gurias na Computação, com o intuito de divulgar os cursos de Computação do campus Alegrete, promovendo oficinas com as escolas e atividades para a comunidade em geral.

Na próxima segunda-feira, 23/08, às 17:30, teremos um bate-papo sobre “Formação Ética e Cidadã” com Wagner de Melo Reck, Bacharel em Ciência da Computação (UNIPAMPA). O evento, que faz parte da ação TRAMAS Digitais, integrado à jornada, será transmitido no canal do programa de extensão TRAMAS* no YouTube, bit.ly/YtbTRAMAS.

Mestre em Engenharia Elétrica (UNIPAMPA), há 13 anos atua no desenvolvimento de modelos matemáticos e algoritmos em otimização contínua e inteira. Coordenou o desenvolvimento dos projetos obtenção de parâmetros cinéticos e alocação de produção e petróleo. Também é responsável pela análise e desenvolvimento dos algoritmos de otimização.
Atualmente coordena o desenvolvimento de um software de geoquímica.

(*) TRAMAS é acrônimo para Tecnologia, Responsabilidade, Autorima, Movimento, Amorosidade e Sociedade.