Matrículas 2017/2

Os horários do segundo semestre letivo de 2017 estão disponíveis no site do Campus Alegrete da Universidade. Para saber quais componentes estão recomendados para uma determinada turma de um curso, deve-se consultar o link [PDF] Por Semestre.

A matrícula deve ser realizada através do Portal do Aluno, seguindo o [PDF] Calendário Acadêmico 2017 da Universidade.

A seguir, destacam-se algumas datas importantes:

  • 19/07 a 25/07: Solicitação de matrícula, através da web, para o semestre letivo regular 2017/2;
  • 19/07 a 25/08: Solicitação, através da web, de Trancamento Total de matrícula, para o semestre 2017/2;
  • 27/07 a 04/08: Solicitação à Coordenação do Curso, pelo discente, de oferta de componente curricular na Modalidade Especial, para provável formando, para o semestre 2017/2;
  • 27/07 a 30/07: Solicitação, através da web, para ajuste de matrícula referente ao semestre letivo regular 2017/2;
  • 01/08 a 04/08: Ajuste de matrícula presencial referente ao semestre letivo 2017/2, em data, turno e horário conforme especificidade de cada curso e divulgação junto à Coordenação de Curso;
  • 07/08 a 25/08: Solicitação de Trancamento Parcial de matrícula referente ao semestre letivo regular 2017/2, junto à Secretaria Acadêmica.

Campus Alegrete da Unipampa sediará a 1ª fase da Maratona de Programação

O Campus Alegrete da Unipampa é uma das sedes escolhidas para a realização da primeira fase da XXII Maratona de Programação. O prof. Robson Domanski é o diretor local do evento.

Informações

  • Localização da sede: Unipampa – Campus Alegrete
  • Endereço: Av. Tiaraju, 810 – Ibirapuitã, Alegrete – RS, 97546-550
  • Contato: robsondomanski@unipampa.edu.br

Ambiente Computacional

A competição utiliza o ambiente BOCA para a realização da Maratona de Programação da SBC. Este foi desenvolvido em PHP e a interação dos times com o sistema ocorre por meio do navegador. Para a primeira fase da Maratona será possível implementar os programas nas linguagens C, C++ e Java.

Sobre a Maratona

Fonte: http://maratona.ime.usp.br/sedes17.html

Sobre: A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Neste ano ocorre a 22a. edição da Maratona.
Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2016, mais de 45 mil estudantes de quase 3000 escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 132 (cerca de 1%) participam das Finais Mundiais do evento, em Rapid City, Estados Unidos. Seis times brasileiros estarão presentes nas finais mundiais.

Os times são compostos por três estudantes, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

Aproveitamento de ACG em 2017/1

Segundo o Calendário Acadêmico 2017 da Unipampa, no período de 12 a 20/06/2017, os discentes podem realizar solicitação de aproveitamento de atividades complementares de graduação (ACG) junto à Secretaria Acadêmica de seu Campus.

Na oportunidade, a coordenação de curso aproveita para informar que, na reunião da Comissão de Curso do mês de maio, foram aprovadas alterações na tabela que orienta a classificação nos grupos de atividades, com ênfase para:

  • o item 1.2 foi desdobrado nos itens 1.2.1 e 1.2.2, deixando de haver distinção entre modalidades presencial e a distância;
  • o item 1.8 foi corrigido, incluindo-se a descrição da atividade;
  • o item 4.7 teve sua descrição atualizada;
  • o item 4.8 passa também a contemplar a modalidade a distância.

A tabela está disponível na seção Normas.

Curso de Ciência da Computação participará do Enade 2017

Neste ano, estudantes ingressantes e concluintes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) serão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017 (Portaria n. 8, de 26 de abril de 2017).  O exame, que será realizado no dia 26 de novembro,  é considerado componente curricular obrigatório para integralização curricular, conforme Lei 10.861/2004.

Segundo matéria publicada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o Enade 2017, “[…] fazem a prova, efetivamente, os concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura e os Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia.”

Em breve, um edital será publicado pelo Inep com informações detalhadas sobre o exame.

Glossário

Ingressantes – estudantes que iniciaram o curso em 2017, e estão devidamente matriculados, e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2017.

Concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura – estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o final das inscrições do Enade 2017.

Ingressantes e Concluintes Irregulares – estudantes que, apesar de habilitados, não foram inscritos ou não fizeram o exame por motivos não previstos na Portaria Normativa MEC nº 40/2007.

Semana Acadêmica 2017 da Unipampa – Campus Alegrete

De 23 a 25/05 ocorrerá a Semana Acadêmica da Unipampa – Campus Alegrete. Organizado pelo Centro Estudantil e Diretórios Acadêmicos dos Cursos, as inscrições, no valor de R$ 15,00, tiveram início na última quarta-feira, dia 17/05/2017, às 13:30.

A abertura da Semana Acadêmica ocorrerá no dia 23/05/2017 no Centro Cultural Ortiz Houayek, com apresentação do Coral Itinerante da APUSM.

A programação organizada pelo Diretório Acadêmico do Curso de Ciência da Computação pode ser acessada em: https://docs.google.com/document/d/1mYVwr5oHaRSzSOQkH2uVcr92lZruQaeDaqXOUJTfSMk/edit

A participação na Semana Acadêmica pode ser aproveitada como atividade complementar de graduação (ACG). É preciso observar também com os professores responsáveis por cada componente curricular se a participação na Semana Acadêmica será considerada atividade letiva.

Responsabilidade social, integração e conhecimento marcam o mês de março

Após acolhida aos calouros do curso de Ciência da Computação, no primeiro dia de aula – 06 de março de 2017 -, ocorreram a Calourada – atividade organizada pelo Centro Estudantil do Campus Alegrete da Unipampa – e Aula Magna – organizada pelas coordenações dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.

Durante a Calourada, de 13 a 18 de março, estudantes de todos os cursos do Campus participaram de atividades de integração e exercitaram a responsabilidade social. Além da participação em atividades criativas e jogos desportivos, calouros e veteranos arrecadaram recursos e donativos. Entre os donativos, estão alimentos não perecíveis, ração canina e papel higiênico. Os alimentos foram doados a diferentes instituições do município, entre elas APAE, Creche Estivalet, Escola Marques, Lar das Vovós, Lar dos Vovôs, Moradia Transitória e Creche Metodista. A ração arrecada foi doada à ONG OPAA e ao projeto de extensão “Animais no Campus”. O papel higiênico também foi doado, parte a instituições e outra parte é para uso no próprio Campus.

Doação de alimentos na APAE

Foto com estudantes e professores do curso em frente à Unipampa

A organização das atividades do curso envolveu o Diretório Acadêmico da Ciência da Computação e estudantes do curso – Bruno Krewer, Clovis Ivan, Isadora Ferrão, Nathan Vargas, Rafael Fernandes e Robson Vasquez. Ao todo, os participantes do curso – calouros e veteranos – arrecadaram 175kg de alimentos não perecíveis, 224kg de ração e 600m de papel higiênico.

No dia 24 de março de 2017, realizou-se a Aula Magna dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software. As atividades, conduzidas pela coordenadora substituta do curso de Ciência da Computação – profa. Aline Vieira de Mello -, ocorreram na sala 101, com projeção na sala 204. O evento contou com a colaboração de docentes e discente da área da Computação, além da participação de José Carlos Sant’Anna Palma como palestrante.

A profa. Dra. Andréa Bordin, coordenadora da Comissão Local de Extensão, apresentou as ações de extensão na área da Computação em desenvolvimento no Campus Alegrete. O prof. Dr. Alessandro Bof de Oliveira apresentou os grupos de pesquisa na área da Computação. O professor Me. Jean Cheiran e o acadêmico Peterson Rodrigues, do curso de Engenharia de Software, apresentaram a Sociedade Brasileira de Computação. O prof. Dr. Fábio Kepler compartilhou sua experiência durante o período de pós-doutoramento. Finalmente, o palestrante convidado compartilhou suas experiências na área de Computação, com ênfase em sua experiência mais recente, na ARM SSG.

Palestrante convidado e visão do auditório na Aula Magna

Crédito: Igor de Oliveira

Homenagem à Professora Márcia Cristina Cera no dia Internacional da Mulher

Hoje, dia no qual é celebrado o dia Internacional da Mulher, o PET CTC Engenharias e a ação de extensão Gurias na Computação homenageiam a professora Márcia Cristina Cera, que integrava o corpo docente do Campus Alegrete da Unipampa, atuando ativamente no curso de Ciência da Computação e na Universidade.

Ao passar próximo à sala 104, em direção à sala 101, é possível observar um mural em que estão publicados o perfil da profa. Márcia, uma série de textos em sua homenagem e em homenagem às mulheres. A coordenação do curso de Ciência da Computação convida aos estudantes e professores do curso a prestigiarem esta homenagem.

Na página da ação Gurias na Computação também foi publicado seu perfil, reproduzido a seguir:

Perfil da profa. Márcia Cristina Cera

Márcia Cristina Cera

(Brasil, 1979 – 2017)

  • Dra. em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ma. em Engenharia de Produção na área de Tecnologia da Informação e Bela. em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Profa. titular da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), foi diretora e coordenadora acadêmica do Campus Alegrete
  • Pesquisadora da área de Processamento Paralelo e Distribuído, bastante atuante na Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD)

Acolhida aos Calouros

No último dia 06/03/2017, segunda-feira, tiveram início as atividades letivas do primeiro semestre de 2017 na Universidade Federal do Pampa. A recepção aos calouros do curso de Ciência da Computação, no Campus Alegrete, envolveu a apresentação do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) do campus, do Diretório Acadêmico do curso (DA-CC) e do funcionamento do curso, além das normas básicas de graduação (Resolução 29/2011) e dos sistemas de informações da instituição.

Créditos: Clovis Trindade

Destaca-se, ainda, a iniciativa do professor Marcelo Thielo, que promoveu uma “viagem ao passado da informática” para estudantes e docentes dos cursos da área da Computação. No auditório do campus, uma exposição com diversas máquinas obsoletas – com arquiteturas de 8, 16 e 32 bits – oportunizou aos participantes conhecer de perto e utilizar microcomputadores fabricados no Brasil, na época da reserva de informática, como o TK3000, CP-500 e TK-90X, bem como máquinas feitas no exterior como o Commodore 64, Amiga 500, Tandy 1000 e FS A1-WX (MSX2+). Mídias de armazenamento, como disquetes de vários tamanhos (8″ 5¼”, 3½”) e fitas cassete também puderam ser manuseadas. O acervo apresentado na exposição pertence à coleção pessoal do professor Marcelo, que realizou uma apresentação do perfil de cada máquina antes de sua utilização pelos estudantes.

Exposição de computadores antigos.

Créditos: Roberlaine Ribeiro Jorge

Exposição e manuseio de computadores antigos.

Créditos: Clovis Trindade

Também como atividade de acolhida aos calouros do curso e do campus, será realizada a Calourada, nos dias 15, 16 e 18/03, com uma série de atividades de integração organizadas por estudantes do Centro Estudantil. Durante os dias 15 e 16 haverá provas solidárias, culminando, no dia 18, com a tradicional Gincana da Integração.