Ciência da Computação

[ACTION Talents] Palestra Técnica – Detectando Bugs em código-fonte com IA

Palestra Técnica – Detectando Bugs em código-fonte com IA

A palestra aborda uma técnica de detecção de bugs/vulnerabilidades utilizando o modelo não supervisionado de machine learning FICS (Functionally-similar yet Inconsistent Code), que traz a proposta da construção de agrupamentos de código que tem funções similares, mas possuem alguma diferença na sua estrutura, o que pode indicar uma vulnerabilidade de segurança.
 
Palestrante: Maria Fernanda Rodrigues Vieira e Silva – Estagiária em Pesquisa e Desenvolvimento na Tempest

Maria possui experiência com consultoria técnica e atualmente é estagiária do time de P&D da Tempest. Estudante de Engenharia da Computação na Universidade de Pernambuco, sempre teve interesse em Inteligência Artificial. Participou de pesquisas na Universidade que integravam os polos de fisioterapia e Computação, a fim de melhorar os tratamentos fisioterápicos através da análise e predição de queda dos dados de caminhada de idosos, capturados com um ESP32. Também atuou em uma pesquisa em conjunto com o Polícia Federal para a predição das melhores rotas para as viaturas chegarem no local da emergência. Atualmente, está na área de pesquisa que integra IA e cibersegurança, junto ao time de Pesquisa e Desenvolvimento. Adora jogar basquete e ping pong. Além de ser fã número 1 de Duna e futura mãe de pet.
 
O link de acesso à palestra constará aqui na plataforma Even3 e também será enviado para o seu e-mail cadastrado no momento da inscrição.
Certificado de Participação: A palestra confere certificado de 2 horas.
Enviaremos para o seu e-mail em até 48h úteis após a palestra. Para que o certificado seja aceito como horas complementares em sua Instituição de Ensino, é importante que preencha o seu nome completo no momento da inscrição.
Esperamos você na nossa palestra! Até lá!

Ajuste presencial de matrícula semestre 2024/1- agenda de atendimento – dias e horários.

O ajuste presencial de matricula para o primeiro semestre de 2024 será nos dias 18, 19 e 20 de março de 2024 (segunda, terça e quarta) conforme agenda que pode ser conferída no link abaixo:

https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciadacomputacao/files/2024/03/2024-1-ajuste-agenda-de-atendimento-cc.pdf

Portanto caso o discente precise realizar o ajuste de sua matricula (inclusão ou exclusão de componentes curriculares, componentes curriculares de outros cursos, etc) compareça no dia e hora designados na agenda de atendimento (link acima).

Caso o discente não possa comparecer devido a compromissos de trabalho ou força maior, solicitamos que entrem em contato com a coordenação do curso (através de email ou chat institucional – chat do gmail) para realizar o atendimento via google meet no dia e horário agendados ou em horário posterior a ser combinado com o coordenador do curso.

Atenciosamente

Alessandro Bof de Oliveira

Coordenador do Curso da Ciência da Computação

Professor Diego Kreutz participa da TAC 2023 e realiza visitas no Porto Digital

A Tempest Academy Conference (TAC 2023) é um dos maiores eventos da indústria brasileira de cibersegurança. O evento é promovido e organizado pela Tempest Security Intelligence,  maior empresa de segurança cibernética do Brasil. Recentemente, a Tempest foi adquirida pela Embraer devido a sua importância estratégica para o desenvolvimento de diversos setores no Brasil. 

O público alvo da TAC 2023 são estudantes e professores(as) dos cursos de graduação, pós-graduação e ensino técnico de todo o País. O TAC é um grande evento de formação e discussão de pautas estratégicas para a indústria de cibersegurança do Brasil. O evento conta com uma série de atividades, incluindo Palestras, Minicursos, Capture The Flag (CTF), CyberSec Jobs e Ask the Experts. 

O Prof. Diego Kreutz, dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Mestrado Profissional em Engenharia de Software da UNIPAMPA, participou do TAC 2023 como um dos principais palestrantes. Diego participou também do Ask the Experts e do Meeting de Professores(as) do Programa ACTION Talents, do qual a UNIPAMPA faz parte. 

 

O Prof. Diego realizou também visitas ao Porto Digital, CESAR & CESAR School, Tempest, GPTR/UFPE, DINE/UFPE, CIn/UFPE e LifeRay. Segundo Diego, é muito interessante, educativo e altamente provocativo conhecer o ambiente de inovação e desenvolvimento em torno do CIn/UPFE, CESAR School e Porto Digital. Diversas grandes organizações e empresas nacionais, como CESAR School, Tempest, Neurotech e Incognia nasceram a partir do ecossistema de inovação e disrupção iniciado no CIn da UFPE. Hoje, o Porto Digital e aceleradoras de StartUps como o CESAR School proporcionam um ecossistema interessantíssimo e capaz de potencializar, de maneira sistemática e acelerada, a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CIn/UFPE trilhou um caminho de inovação, relevância e excelência de destaque no Brasil. Atualmente, o CIn/UFPE é a única unidade do programa Apple Developer Academy no Brasil. As equipes do CIn/UFPE se destacam recorrentemente em competições internacionais como o ACM Programming Contest e a Microsoft Imagine Cup. É importante destacar que o CIn/UFPE possui uma excelente infraestrutura e ambientes pensados para pessoas (people-centered). Espaços de convivência e salas de aula diferenciadas, interessantes e agradáveis, são algo comum no contexto do CIn/UFPE.

Apresentação Institucional do CIn/UFPE

É interessante observar também que o CIn/UFPE, CESAR, CESAR School, Tempest, entre outras empresas sediadas no Porto Digital, possuem uma estratégia central em comum. Todos esses ambientes e empresas são voltados para pessoas (people-centered). Não é por acaso que entidades como a CESAR School receberam o selo Great Place to Work (GPTW). Segundo a Cecília Meira, guia da vista à CESAR School, o foco em pessoas é um dos grandes diferenciais e o que mais potencializa a inovação e uma sinergia extremamente positiva no ecossistema em torno do Porto Digital. 

Na CESAR School há vários ambientes interessantes e estimulantes ao desenvolvimento do conhecimento e da inovação. Ambientes onde as pessoas se sentem bem, onde a interdisciplinaridade é estimulada ao extremo. O Prof. Diego teve o prazer de ter uma visita histórica, imersiva e on-site (em duas unidades da CESAR School) com a Cecília Meira, filha do Silvio Meira, um dos fundadores do CESAR. Vários conceitos interessantes, como biblioteca móvel e self-service, ambientes e espaços agradáveis e configuráveis, foco em pessoas, visão de futuro, entre outras coisas, são altamente inspiradores e certamente servem para potencializar ambientes melhores e mais disruptivos em todos os cantos do Brasil.

 

O Prof. Diego teve a oportunidade de conhecer docentes da CESAR School como o Henrique Foresti (Mineiro) e discutir aspectos metodológicos das disciplinas de robótica, por exemplo. A aplicação de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um dos núcleos centrais da CESAR School, trazendo problemas reais da comunidade e de empresas para dentro da sala de aula. Outro aspecto marcante é a interdisciplinaridade. Estudantes de diferentes áreas e cursos são estimulados a colaborar para resolver problemas. Atualmente, as disciplinas de ABP são transversais aos cursos. Isto significa que estudantes de cursos como Artes, Design e Computação precisam interagir para resolver os problemas. Esta característica do ABP da CESAR School favorece significativamente o desenvolvimento de soft skills, algo que o Prof. Diego já vem exercitando em sala de aula nos últimos anos. Outro aspecto igualmente interessante é a liberdade que os alunos possuem para escolher os problemas que irão resolver, algo que pode ser muito motivador e estimulante. Novamente, esse é mais um traço da estratégia focada em pessoas (people-centered) da CESAR School e outras empresas do Porto Digital.

Empresas como a Tempest, a maior empresa de cibersegurança do Brasil, também se destacam pelo excelente ambiente de trabalho e o foco em pessoas. São empresas que procuram, sempre em primeiro lugar, cuidar das e valorizar as pessoas. Música, arte, festas, ambientes e eventos de descontração fazem parte importante do núcleo estruturante de empresas e entidades como a Tempest e a CESAR School. Esses momentos de convívio são fundamentais para gerar uma sinergia muito positiva e empolgante entre as pessoas que formam o alicerce da entidade ou empresa. Manter as pessoas com uma boa sanidade mental, estimulando hobbies, lazer e entretenimento faz parte do DNA do “jeito pernambucano” de ser. Isto é algo interessantíssimo e muito estimulante. São ambientes que, de fato, cativam e empolgam as pessoas. Não é por nada que o Porto Digital, organizações como a CESAR School e empresas como a Tempest, são verdadeiros destaques e referências nacionais. Esses são excelentes exemplos a seguir! É interessante observar também que o Prof. Diego vivenciou algo similar na Universidade de Monash, na Austrália, uma universidade focada em pessoas (people-centered), no bem estar das pessoas. 




Participação no SBGames 2023

É com grande satisfação que comunicamos que o artigo intitulado “A Two-Dimensional Non-Relativistic Quantum Physics Game Engine”, desenvolvido a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos da Unipampa Luan Pereira Vargas e Uéslei Bervanger Brandt, em colaboração com o professor Luiz Siqueira Filho da UFABC, sob a orientação e de coautoria do professor Marcelo Thielo da Unipampa, recebeu um importante reconhecimento e destaque ao ser incluído na lista de Melhores Short Papers na Trilha de Computação do SBGames 2023. Nesta categoria, apenas dois trabalhos foram selecionados, e este é mais um motivo de grande orgulho para a nossa Unipampa.

https://sbgames.org/sbgames2023/wp-content/uploads/2023/09/Best-Papers-Computacao.pdf

Autores: Luan Pereira Vargas, Marcelo Thielo, Luiz Siqueira e Uéslei Brandt

Texto: Marcelo Thielo

Professor Diego Kreutz e o estudante Maurício El Uri representam a UNIPAMPA na ERRC e WRSeg 2023

O prof. Diego Kreutz e o estudante Maurício El Uri (ES) representam a UNIPAMPA na XX Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2023) e no VII Workshop Regional de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (WRSeg 2023), eventos realizados na UFRGS, em Porto Alegre-RS. Ao total, foram apresentados 4 trabalhos. O prof. Diego participou também do painel e da foto comemorativa dos organizadores das 20 edições da ERRC.

Vale destacar que o prof. Diego foi o organizador geral da edição de 2010, a maior e mais comentada da história da ERRC, realizada no campus Alegrete da UNIPAMPA, que contou com a participação de mais de 220 pessoas de vários estados da federação. Durante a ERRC 2023, algumas das memórias e realizações da ERRC 2010 foram retomadas ou enfatizadas por vários participantes. 

 

Os professores da UNIPAMPA Diego Kreutz e Rodrigo Mansilha e os estudantes Alan Miguel Dorr Schulze (CC) e Luiz Felipe Laviola Leite (PPGES) recebem três prêmios no WRSeg 2023, colocando a UNIPAMPA como instituição de destaque no evento.

Prêmio de Melhor Revisor do WRSeg 2023
Revisor: Diego Kreutz

Prêmio de Segundo Melhor Trabalho do WRSeg 2023
Título: AutoDroid: disponibilizando a ferramenta DroidAugmentor como serviço
Autores: Luiz Felipe Laviola (UNIPAMPA), Kayuã Oleques Paim, Diego Kreutz (UNIPAMPA), Rodrigo Brandão Mansilha (UNIPAMPA)

Menção Honrosa do WRSeg 2023
Título: Uma API para assinar digitalmente documentos usando e-certsDS
Autores: Alan Schulze (UNIPAMPA), Diego Kreutz (UNIPAMPA)

 

 

Demais trabalhos apresentados no WRSeg 2023:

Título: Avaliação de Métodos de Seleção de Características de Amostras Android com a Ferramenta FS3E (v2)
Autores: Nicolas Pinto (UFAM), Vanderson Rocha (UFAM), Diego Kreutz (UNIPAMPA), Hendrio Bragança (UFAM), Eduardo Luzeiro Feitosa (UFAM),

Título: PDFWebSigner: posicionamento de estampas de assinatura digital em documentos PDF
Autores: Mauricio El Uri (UNIPAMPA), Diego Kreutz (UNIPAMPA)

[ACTION Talents] Ada Lovelace Day 2023

Inscrição: https://www.even3.com.br/ada-lovelace-day-2023/

O dia 24 de outubro contará com a terceira edição do Ada Lovelace Day, um evento anual e gratuito idealizado pela Tempest Security Intelligence com o objetivo de celebrar legado de Ada Lovelace

Ada Lovelace foi a primeira programadora da história e responsável por grande parte do desenvolvimento científico e tecnológico do que conhecemos por computação moderna. Através de sua expertise, ela criou o primeiro algoritmo usado por uma calculadora, chamada de Máquina Analítica, a mais próxima do que poderia ser chamado de “computador” no começo do século 19. Por esse motivo, é considerada como a mãe da Programação.

Bateu a curiosidade? Faça a sua inscrição, reserve essa data e junte-se a nós para um dia repleto de inspiração, tecnologia e empoderamento feminino na área de computação. Palestras e debates incríveis, apresentados exclusivamente por mulheres, esperam por você.

E para aguardar o grande dia, que tal assistir as palestras da edição anterior do evento?

Basta acessar a playlist localizada no canal da Tempest no YouTube clicando aqui.

Valor do evento: Gratuito.

Formato do evento: Online, através da plataforma Zoom.

O link de acesso à palestra constará aqui na plataforma Even3 e também será enviado para o seu e-mail cadastrado no momento da inscrição.

Certificado de Participação: O evento confere certificado de 7 horas. 

Enviaremos para o seu e-mail em até 48h úteis após o evento. Para que o certificado seja aceito como horas complementares em sua Instituição de Ensino, é importante que preencha o seu nome completo no momento da inscrição.

Esperamos você no nosso evento, Até lá!