Estrutura Acadêmica
📆 Periodicidade para Seleção: Anual
🔢 Total de Créditos para Titulação: 24 créditos
📝 Créditos em Disciplinas: 20 créditos
📝 Créditos para o Trabalho de Conclusão: 4 créditos
📝 Outros Créditos: 2 créditos
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
| Disciplina | Ementa | Carga Horária |
| Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas I | As ciências humanas da racionalidade iluminista à virada epistemológica na contemporaneidade. Conhecimento como construção ou conhecimento enquanto criação. Os paradigmas, os padrões da cientificidade. As formas de explicação e compreensão da realidade humana e social. Os problemas, paradoxos e controvérsias nas ciências humanas e a exigência da objetividade. | 45 horas |
| Estudos Interdiscisciplinares em Ciências Humanas II | As Epistemologias do Sul e as Concepções teóricas. Estudos Pós-coloniais e Decoloniais. O Eurocentrismo, Modernidade, Colonialidade e a Descolonização das Ciências Humanas. | 45 horas |
| Pesquisa e Produtos Técnicos nas Ciências Humanas | Conhecimento científico e complexidade. A pesquisa interdisciplinar em ciências humanas e sociais. Projeto de pesquisa e metodologia das ciências humanas e sociais. Coleta e interpretação de dados: abordagens qualitativas e quantitativas. Aspectos materiais e formais relativos aos programas de ensino, aos projetos de pesquisa, à gestão e aplicação dos conhecimentos profissionais, os produtos técnicos e a dissertação. A elaboração de produtos técnicos em ciências humanas. | 45 horas |
| Trabalho de Conclusão de Curso | Enfoques interdisciplinares na produção do produto técnico e/ou dissertação. Socialização dos resultados parciais de pesquisa com problematização teórico-metodológica. Análise concreta da presença da interdisciplinaridade na produção do conhecimento. | 60 horas |
DISCIPLINAS ELETIVAS
| Disciplina | Ementa | Carga Horária |
| Ciências Humanas e Interdisciplinaridades | Conceitos de Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Multidisciplinaridade. A interdisciplinaridade no ensino das Ciências Humanas. A prática interdisciplinar a partir dos contextos locais. Interdisciplinaridade e Base Nacional Comum Curricular. | 30 horas |
| Cultura e Patrimônio em Regiões de Fronteiras | Conceitos contemporâneos do patrimônio cultural. Paisagens culturais e representações sociais fronteiriças. Trocas sociais e culturais através dos espaços compartilhados em regiões de fronteira. | 30 horas |
| Currículos, Saberes e a Formação Docente | As teorias do currículo: tradicional, crítica e pós-crítica. Os currículos, temas contemporâneos e os desafios da docência. Os saberes populares e acadêmicos na formação docente e sua articulação com a educação básica. | 30 horas |
| Dinâmicas Sociais e Interseccionalidades | As dinâmicas sociais em regiões de fronteiras. A interseccionalidade enquanto elemento de construção das dinâmicas sociais. As contribuições da interseccionalidade para análise dos pontos de (des)encontros e tensões na produção de saberes, memórias e identidades em (re)construções. | 30 horas |
| Espaços Fronteiriços, Identidades e Saberes | As dinâmicas socioculturais dos espaços fronteiriços, as memórias, as narrativas e as trajetórias de vida elaboram e reelaboram as identidades e saberes individuais e coletivos. | 30 horas |
| Estágio Docência | Planejamento pedagógico para a prática docente nos cursos de graduação na área das ciências humanas. Articulando os saberes interdisciplinares através da pesquisa, ensino e extensão. | 30 horas |
| Memórias e Identidades | A memória como suporte essencial para a construção dos sujeitos coletivos. A memória: lembrança, cotidiano, modernidade, mudança social, pós-modernidade, patrimônio, espaço e experiência. | 30 horas |
| Projetos Pedagógicos Interdisciplinares | A pedagogia dos projetos. Projetos pedagógicos nas Ciências Humanas e Interdisciplinaridade. Projetos em ambientes formais e não formais de ensino. Planejamento, elaboração, aplicação e relatório técnico do projeto. | 30 horas |
| Regiões, Espaço e Poder | As aproximações teóricas e metodológicas em estudos de caso em regiões de fronteira e suas vinculações com outros espaços nacionais e internacionais, na produção e reprodução do jogo e da dinâmica do poder. | 30 horas |
