Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

História e Evolução do Programa

O Programa de Ciência Animal (PPGCA) data de 2011, com a criação do curso de Mestrado Acadêmico nas áreas de concentração de Sanidade Animal (SA); Reprodução e Produção Animal (RPA), com duas linhas de pesquisa (LP) em casa área (SA=Clínica, cirurgia e anestesiologia veterinária; Medicina Veterinária Preventiva e Patologia Veterinária; RPA= Biologia da reprodução; nutrição e alimentação animal).

Com a inserção e consolidação do curso de mestrado na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, demonstrados pelo impacto de suas atividades e produção para a região, em 2019 teve início o curso de Doutorado do PPGCA, agregando as áreas de concentração em Medicina Populacional (LP= Sanidade populacional) e Biologia da Reprodução (LP= Biologia dos sistemas reprodutivos). Desde então o programa está em constante evolução e adaptação, visando a maior integração entre os cursos de Mestrado e Doutorado, buscando atender as demandas regionais e desafio apresentados.

Em 2022, após muita reflexão, estudo e discussão o programa unificou a área de atuação e linhas de pesquisa dos cursos de Mestrado e Doutorado, resultando na organização abaixo:

Cursos de Mestrado e Doutorado

Área de Concentração: Ciência Animal

Linha de Pesquisa 1: Saúde Animal

Estudar todos os aspectos envolvidos na saúde individual e populacional dos animais, seus impactos na sociedade e na saúde única, incluindo seus aspectos preventivos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos, de maior relevância para a realidade regional. Conhecer as principais afecções das espécies domésticas e silvestres, com e suas implicações sanitárias, econômicas e sociais envolvendo a região da tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai.

  • Docentes Orientadores

Prof. Bruno Leite dos Anjos

Profa. Claudia Acosta Duarte

Profa. Débora da Cruz Payão Pellegrini

Prof. João Paulo da Exaltação Pascon

Profa. Maria Lígia de Arruda Mestieri

Profa. Marília Teresa de Oliveira

Prof. Mário Celso Sperotto Brum

Prof. Paulo de Souza Junior

 

 

Linha de Pesquisa 2: Produção e Reprodução Animal

Estudar todos os aspectos da cadeia produtiva e reprodutiva de animais de produção, desde sua biologia celular até seu impacto econômico e ambiental, com foco na biotecnologia e nutrição animal, de extrema relevância para a região na qual o programa está inserida, a qual se destaca pela criação de bovinos e equídeos. Estudo da Biologia dos sistemas reprodutivos, mecanismos de sinalização celular, genômica funcional e processos celulares e moleculares envolvidos no desenvolvimento folicular, maturação oócitária, capacitação espermática e desenvolvimento embrionário in vivo e in vitro,  criobiologia, manipulação farmacológica do ciclo estral, além dos mecanismos dos processos oxidativos e defesas antioxidantes do sistema reprodutor masculino e feminino.

  • Docentes Orientadores

Profa. Daniela dos Santos Brum

Profa. Deise Dalazen Castagnara

Prof. Eduardo Boher de Azevedo

Prof. Fábio Gallas Leivas

Prof. Fabrício Desconsi Mozzaquatro

Prof. Fernando Silveira Mesquita

Profa. Francielli Santos Weber Cibin