Pedagogia – UAB | Website do curso de Pedagogia – Licenciatura UAB/UNIPAMPA

Primeiro curso EaD avaliado na Unipampa obtém nota máxima pelo MEC

Curso de Pedagogia EaD/UAB da Unipampa é avaliado com nota máxima pelo MEC
Curso de Pedagogia EaD/UAB da Unipampa é avaliado com nota máxima pelo MEC

Por Micael dos Santos Olegário, site da UNIPAMPA, em 05/05/2022

O curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), via Universidade Aberta do Brasil (UAB), recebeu, nesta segunda-feira, 2, nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC). A nota máxima, em uma escala de 0 a 5, foi obtida na primeira avaliação de um curso desta modalidade da Universidade. As atividades da Licenciatura em Pedagogia EaD/UAB começaram em 2018, com encerramento do primeiro ciclo em 2021, em plena pandemia, graduando mais de cem pedagogos. A graduação avaliada é ofertada no Campus Jaguarão em turno integral, com duração mínima de oito semestres, e com aulas em sete polos: Camargo, Cacequi, Gramado, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí e Rosário do Sul.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou o apoio das pró-reitorias, da Divisão de Educação a Distância e da equipe diretiva do Campus Jaguarão como partes fundamentais no sucesso do Curso de Pedagogia EaD/UAB. Roberlaine ressalta a importância da Universidade pública espraiar-se por regiões historicamente negligenciadas pela oferta de cursos superiores gratuitos. Segundo ele, a oferta na modalidade a distância se torna ainda mais relevante em regiões onde a presencialidade é difícil no dia a dia. Por essa razão, Roberlaine comemora a qualidade da graduação e parabeniza os prefeitos e as coordenações dos polos UAB onde o curso foi ofertado. O reitor ainda afirma que a oferta de Pedagogia EaD/UAB continuará com a mudança da sede para o Campus Itaqui no próximo semestre, e, em breve, novos editais de ingresso serão abertos.

O atual coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD/UAB, professor Maurício Vieira, elenca um conjunto de fatores que propiciaram a qualidade e a nota obtida, mesmo com um cenário de dificuldades que a pandemia deixou nos últimos dois anos. Vieira salienta o alto grau de profissionalismo de tutores, coordenadores de tutoria, docentes e equipe multidisciplinar, que foram essenciais para o sucesso do projeto. De acordo com o docente, o curso foi comprometido com as mudanças dos últimos anos e torna-se referência para a universidade como o primeiro curso reconhecido com a nota máxima na modalidade a distância. “Parabéns a todos os envolvidos, cada um colocou o seu melhor, e edificou o caminho da EaD na instituição, construindo sonhos e transformando-os em realidade”, finaliza o professor Vieira.

Segundo o pró-reitor de Graduação Pro tempore, César Cristaldo, a nota obtida pelo curso é fruto de um trabalho muito bem articulado entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a coordenação da UAB. A professora Fabiane Flores Penteado Galafassi, coordenadora substituta do curso de Pedagogia EaD/UAB, destaca a importância do Moodle e de todos os investimentos que a Universidade fez para que o curso pudesse ocorrer, garantindo a qualidade da oferta e o pioneirismo da Federal do Pampa.

Com informações de Maurício Vieira

 

Primeiro curso na modalidade EaD avaliado na UNIPAMPA é nota máxima

Logo ilustrativa do curso de Pedagogia e o conceito 5
Logo ilustrativa do Curso de Pedagogia, referente ao conceito 5 da avaliação de reconhecimento do curso pelo MEC.

Nesta segunda-feira (02/05), a UNIPAMPA recebeu a nota do primeiro curso na modalidade EaD avaliado pelo MEC, e, numa escala de 0 a 5, recebeu a nota máxima: 5. O Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD iniciou suas atividades em 2018 e encerrou seu ciclo em 2021, em plena pandemia, formando mais de 100 pedagogos.

O magnífico reitor destaca o importante apoio das pró-reitorias e da Divisão de Educação a Distância que colabora com o curso e com os sete polos envolvidos nessa edição: Camargo, Cacequi, Gramado, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí e Rosário do Sul. O professor Roberlaine Ribeiro Jorge, atual reitor, destaca a importância de a Universidade pública espraiar-se nessas regiões historicamente negligenciadas pela oferta de cursos superiores gratuitos. Destaca ainda a importância da oferta de cursos na modalidade a distância em regiões onde a presencialidade é difícil no dia a dia. Por essa razão, comemora a qualidade do curso que chega na modalidade a distância e parabeniza os prefeitos e as coordenações dos polos UAB onde ocorreu o curso.

O atual coordenador do curso, prof. Maurício Vieira, elenca um conjunto de fatores que propiciaram a qualidade e a nota obtida, mesmo com um cenário de dificuldades que a pandemia nos deixou nos últimos dois anos. Vieira destaca o alto grau de profissionalismo de tutores, coordenadores de tutoria, docentes e equipe multidisciplinar, que foram essenciais para a vitória do curso. O curso foi comprometido com as mudanças dos últimos anos e torna-se referência para a universidade como o primeiro curso reconhecido com a nota máxima na modalidade a distância.

O Coordenador-geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB), prof. Nelson Serrão, juntamente com o Coordenador Substituto, prof. Erick Maciel, vêm fazendo um trabalho muito bem articulado com os campi e com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

A nota obtida pelo Curso de Pedagogia é resultado do esforço conjunto de muitas pessoas, destacando a reestruturação do setor ocorrida em 2020, trabalho realizado pela equipe da PROGRAD, contando com a profa. Shirley Nascimento (Pró-reitora Adjunta de Graduação) e o prof. César Cristaldo (Pró-reitor de Graduação pro tempore). Cristaldo destaca o excelente e comprometido trabalho realizado por toda a equipe da PROGRAD, que não mediu esforços para atingir este objetivo.

A professora Fabiane Flores Penteado Galafassi, coordenadora substituta, destaca a importância do Moodle e de todos os investimentos que a universidade fez para que o curso pudesse ocorrer, garantindo a qualidade da oferta e o pioneirismo do pampa. “

Parabéns a todos os envolvidos, cada um colocou o seu melhor, e edificou o caminho da EaD na instituição, construindo sonhos e transformando-os em realidade”, finaliza o prof. Vieira. O magnífico reitor adianta, em primeira mão, que o curso continuará sua oferta no Campus Itaqui para o próximo semestre, e, em breve, novos editais de ingresso serão abertos.

 

Fonte: Facebook UNIPAMPA. Acesso em 03/05/2022

Gabinete da Reitoria Unipampa

Inscrições abertas para  V Edição do curso  “Aprendizagens interculturais: produção de sentidos na educação”.

Folder do curso Aprendizagens interculturais: produção de sentidos na educação

 Inscrições

Para inscrição responda o formulário no drive (abre nova página)

As inscrições vão até 10 de maio de 2022.

📌 On-line e gratuito, certificação de 40h

Mais informações:

E-mail: aprendizagens.interculturais@gmail.com

Instagram: @pea_biru

Para mais informações acesse o arquivo com a Programação da V Edição do curso  “Aprendizagens interculturais: produção de sentidos na educação”. (abre arquivo em PDF)

Participe!

 

Disponível o Relatório de Autoavaliação 2021-CPA

Prezados servidores e alunos!

A CPA disponibilizou em sua página o Relatório de autoavaliação 2021.
Este relatório apresenta os dados e a análise dos resultados do processo de avaliação interna da Universidade Federal do Pampa, realizado ao longo do segundo semestre letivo de 2022.
 A Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão colegiado permanente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), instituída pela portaria 697/2010, tem como atribuição o planejamento e a condução dos processos de avaliação interna da Universidade, conforme determina o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (BRASIL, 2004), e em consonância com as diretrizes, princípios e critérios definidos pela Unipampa.
O papel da avaliação, como estabelece o próprio SINAES, é ser um instrumento que apoie a Instituição no alcance dos objetivos e metas preconizados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
 No ciclo avaliativo que ora se encerra, a comunidade acadêmica da Unipampa: docentes, discentes, técnicos administrativos em educação e tutores da modalidade a distância, avaliaram questões referentes aos cinco eixos que contemplam as dez dimensões dispostas no artigo 3° da Lei N° 10.861, que institui o SINAES: Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; Eixo 3: Políticas Acadêmicas; Eixo 4: Políticas de Gestão; Eixo 5: Infraestrutura Física.
É importante destacar que o processo de autoavaliação do ano de 2021, mesmo com condições adversas, ainda em função da pandemia de COVID-19, atingiu seus objetivos. A alternativa do ensino remoto emergencial levou à revisão das questões apresentadas, uma vez que a avaliação de determinados aspectos, como a infraestrutura física e as ações institucionais de assistência estudantil e atividades de ensino, passaram por adaptações em suas formas de aplicação, a exemplo do que ocorreu no processo de 2020.
Conheça os resultados!

E-mail para contato: cpa@unipampa.edu.br

Responsável pelo envio: Lisiane Inchauspe de Oliveira

Calendário do 1º Bloco de Colações de Grau dos cursos de Pedagogia

A PORTARIA Nº 372, DE 10 DE MARÇO DE 2022, estabelece o Calendário do 1º Bloco de Colações de Grau do curso de Pedagogia EaD/UAB – UNIPAMPA, para o segundo semestre de 2021 (2021/2), da graduação:

Data: 31/03/2022

Polos: Cacequi, Camargo, Gramado, Hulha Negra, Itaqui, Quarai, Rosário do Sul

 A cerimônia será transmitida pelo Canal da ACS/UNIPAMPA no YouTube. (Abre nova guia)

 

Participe!

Inicio

Este é o site do curso de Pedagogia – Licenciatura, modalidade a distância  UAB/UNIPAMPA.

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO – Edital Ações de Apoio à Gestão Acadêmica – 04/2021

07/10 – Análise documental
12/10 – Entrevista e Resultado parcial
13/10 – Até as 12: 00 – Tempo para recurso
13/10 – As 15:00 – Resultado Final

Inscrições Homologadas (12/10/2021):
1) Michele Candido Moraes
2) Vera Lúcia Santos Rodrigues

Horário das entrevistas em 12/10/2021:

1) Michele Candido Moraes –  20 h

2) Vera Lúcia Santos Rodrigues – 20 h e 20 min

Via Meet. Link encaminhado por e-mail as candidatas.

RESULTADO DO EDITAL 04/2021 – 13/10/2021

Candidata média aritmética das notas (histórico) Pontuação Lattes Nota Relativa do Lattes carta de intenção Total Classificação
1) Michele Candido Moraes 8,46 0,80 4,00 8,00 6,82
2) Vera Lucia Santos Rodrigues 9,40 0,80 4,00 8,00 7,13

 

OBS: A pontuação do Lattes tem valor máximo de 2,0. Foi feito uma regra e 3 simples para obter a media equivalente a 10,0 pontos.