O curso | Pedagogia – UAB

O curso

“O curso de Pedagogia à distância teve sua tramitação, inicialmente, em meados do primeiro semestre de 2017. O Campus Dom Pedrito trouxe a demanda da necessidade da oferta e conjuntamente com o Campus Jaguarão, Pró-Reitoria de Graduação e Diretoria de Educação à Distância foi estabelecida a Comissão Especial para oferta do Curso de Pedagogia EAD institucional. Em novembro do corrente ano em atendimento ao aditamento de vagas do edital 75/2014 do Sistema Universidade aberta do Brasil (UAB) a UNIPAMPA concretizou a oferta via UAB, tendo sua coordenação sediada pelo Campus Jaguarão, dada a expertise do campus na área.

A partir de março de 2018 o curso teve sua primeira oferta utilizando-se do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) disponível na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em maio e dezembro de 2018 foi submetido a reformulação do PPC dentro dos moldes institucionais e adequação carga horária, tendo em vista que o PPC inicial trazia um número superior ao exigido nas diretrizes e também a necessidade de imprimir ao mesmo as diretrizes e concepção da UNIPAMPA. O curso atende sete polos de apoio presencial no estado do Rio Grande do Sul e vem construindo junto à Coordenação Institucional da UAB e PROGRAD as relações e articulações para viabilização da das políticas necessárias ao ensino, pesquisa e extensão.

O mote da concepção pedagógica do curso reside na compreensão das articulações e relações presentes entre Educação, Cultura e Sociedade, inspirada na experiência do curso presencial que já vem sendo ofertado há dez anos pelo Campus Jaguarão. Como  profissionais da Educação se tem a convicção do dever e compromisso da universidade pública como um agente formador e mediador das demandas da educação básica numa perspectiva crítica da educação.”

(Fonte: PPC de Pedagogia – Versão 2019, página 20)