O curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), via Universidade Aberta do Brasil (UAB), recebeu, nesta segunda-feira, 2, nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC). A nota máxima, em uma escala de 0 a 5, foi obtida na primeira avaliação de um curso desta modalidade da Universidade. As atividades da Licenciatura em Pedagogia EaD/UAB começaram em 2018, com encerramento do primeiro ciclo em 2021, em plena pandemia, graduando mais de cem pedagogos. A graduação avaliada é ofertada no Campus Jaguarão em turno integral, com duração mínima de oito semestres, e com aulas em sete polos: Camargo, Cacequi, Gramado, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí e Rosário do Sul.
O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou o apoio das pró-reitorias, da Divisão de Educação a Distância e da equipe diretiva do Campus Jaguarão como partes fundamentais no sucesso do Curso de Pedagogia EaD/UAB. Roberlaine ressalta a importância da Universidade pública espraiar-se por regiões historicamente negligenciadas pela oferta de cursos superiores gratuitos. Segundo ele, a oferta na modalidade a distância se torna ainda mais relevante em regiões onde a presencialidade é difícil no dia a dia. Por essa razão, Roberlaine comemora a qualidade da graduação e parabeniza os prefeitos e as coordenações dos polos UAB onde o curso foi ofertado. O reitor ainda afirma que a oferta de Pedagogia EaD/UAB continuará com a mudança da sede para o Campus Itaqui no próximo semestre, e, em breve, novos editais de ingresso serão abertos.
O atual coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD/UAB, professor Maurício Vieira, elenca um conjunto de fatores que propiciaram a qualidade e a nota obtida, mesmo com um cenário de dificuldades que a pandemia deixou nos últimos dois anos. Vieira salienta o alto grau de profissionalismo de tutores, coordenadores de tutoria, docentes e equipe multidisciplinar, que foram essenciais para o sucesso do projeto. De acordo com o docente, o curso foi comprometido com as mudanças dos últimos anos e torna-se referência para a universidade como o primeiro curso reconhecido com a nota máxima na modalidade a distância. “Parabéns a todos os envolvidos, cada um colocou o seu melhor, e edificou o caminho da EaD na instituição, construindo sonhos e transformando-os em realidade”, finaliza o professor Vieira.
Segundo o pró-reitor de Graduação Pro tempore, César Cristaldo, a nota obtida pelo curso é fruto de um trabalho muito bem articulado entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a coordenação da UAB. A professora Fabiane Flores Penteado Galafassi, coordenadora substituta do curso de Pedagogia EaD/UAB, destaca a importância do Moodle e de todos os investimentos que a Universidade fez para que o curso pudesse ocorrer, garantindo a qualidade da oferta e o pioneirismo da Federal do Pampa.
Nesta segunda-feira (02/05), a UNIPAMPA recebeu a nota do primeiro curso na modalidade EaD avaliado pelo MEC, e, numa escala de 0 a 5, recebeu a nota máxima: 5. O Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD iniciou suas atividades em 2018 e encerrou seu ciclo em 2021, em plena pandemia, formando mais de 100 pedagogos.
O magnífico reitor destaca o importante apoio das pró-reitorias e da Divisão de Educação a Distância que colabora com o curso e com os sete polos envolvidos nessa edição: Camargo, Cacequi, Gramado, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí e Rosário do Sul. O professor Roberlaine Ribeiro Jorge, atual reitor, destaca a importância de a Universidade pública espraiar-se nessas regiões historicamente negligenciadas pela oferta de cursos superiores gratuitos. Destaca ainda a importância da oferta de cursos na modalidade a distância em regiões onde a presencialidade é difícil no dia a dia. Por essa razão, comemora a qualidade do curso que chega na modalidade a distância e parabeniza os prefeitos e as coordenações dos polos UAB onde ocorreu o curso.
O atual coordenador do curso, prof. Maurício Vieira, elenca um conjunto de fatores que propiciaram a qualidade e a nota obtida, mesmo com um cenário de dificuldades que a pandemia nos deixou nos últimos dois anos. Vieira destaca o alto grau de profissionalismo de tutores, coordenadores de tutoria, docentes e equipe multidisciplinar, que foram essenciais para a vitória do curso. O curso foi comprometido com as mudanças dos últimos anos e torna-se referência para a universidade como o primeiro curso reconhecido com a nota máxima na modalidade a distância.
O Coordenador-geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB), prof. Nelson Serrão, juntamente com o Coordenador Substituto, prof. Erick Maciel, vêm fazendo um trabalho muito bem articulado com os campi e com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).
A nota obtida pelo Curso de Pedagogia é resultado do esforço conjunto de muitas pessoas, destacando a reestruturação do setor ocorrida em 2020, trabalho realizado pela equipe da PROGRAD, contando com a profa. Shirley Nascimento (Pró-reitora Adjunta de Graduação) e o prof. César Cristaldo (Pró-reitor de Graduação pro tempore). Cristaldo destaca o excelente e comprometido trabalho realizado por toda a equipe da PROGRAD, que não mediu esforços para atingir este objetivo.
A professora Fabiane Flores Penteado Galafassi, coordenadora substituta, destaca a importância do Moodle e de todos os investimentos que a universidade fez para que o curso pudesse ocorrer, garantindo a qualidade da oferta e o pioneirismo do pampa. “
Parabéns a todos os envolvidos, cada um colocou o seu melhor, e edificou o caminho da EaD na instituição, construindo sonhos e transformando-os em realidade”, finaliza o prof. Vieira. O magnífico reitor adianta, em primeira mão, que o curso continuará sua oferta no Campus Itaqui para o próximo semestre, e, em breve, novos editais de ingresso serão abertos.
A CPA disponibilizou em sua página o Relatório de autoavaliação 2021.
Este relatório apresenta os dados e a análise dos resultados do processo de avaliação interna da Universidade Federal do Pampa, realizado ao longo do segundo semestre letivo de 2022.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão colegiado permanente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), instituída pela portaria 697/2010, tem como atribuição o planejamento e a condução dos processos de avaliação interna da Universidade, conforme determina o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (BRASIL, 2004), e em consonância com as diretrizes, princípios e critérios definidos pela Unipampa.
O papel da avaliação, como estabelece o próprio SINAES, é ser um instrumento que apoie a Instituição no alcance dos objetivos e metas preconizados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
No ciclo avaliativo que ora se encerra, a comunidade acadêmica da Unipampa: docentes, discentes, técnicos administrativos em educação e tutores da modalidade a distância, avaliaram questões referentes aos cinco eixos que contemplam as dez dimensões dispostas no artigo 3° da Lei N° 10.861, que institui o SINAES: Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; Eixo 3: Políticas Acadêmicas; Eixo 4: Políticas de Gestão; Eixo 5: Infraestrutura Física.
É importante destacar que o processo de autoavaliação do ano de 2021, mesmo com condições adversas, ainda em função da pandemia de COVID-19, atingiu seus objetivos. A alternativa do ensino remoto emergencial levou à revisão das questões apresentadas, uma vez que a avaliação de determinados aspectos, como a infraestrutura física e as ações institucionais de assistência estudantil e atividades de ensino, passaram por adaptações em suas formas de aplicação, a exemplo do que ocorreu no processo de 2020.
A PORTARIA Nº 372, DE 10 DE MARÇO DE 2022, estabelece o Calendário do 1º Bloco de Colações de Grau do curso de Pedagogia EaD/UAB – UNIPAMPA, para o segundo semestre de 2021 (2021/2), da graduação:
Data: 31/03/2022
Polos: Cacequi, Camargo, Gramado, Hulha Negra, Itaqui, Quarai, Rosário do Sul