Produções | Pedagogia – UAB

Produções

Atividades Pedagógicas com Mídias

Profª Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

Imagem do site Atividades Pedagógicas com Mídias

Imagem do site Atividades Pedagógicas com Mídias, ao clicar na imagem irá direcionar para o site

Ser Professor na Quarentena

Profª Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

Imagem ilustrativa com as logos da Unipampa, EaD, curso de Pedagogia e UAB. Título Mídias na Educação , o que dizem as mídias sobre a educação na quarentena?
Imagem ilustrativa sobre a produção

O componente Mídias e Educação foi desenvolvido no período inicial da pandemia do COVID-19. Nesse momento professores foram convocados a pensar e realizar ações mediadas pelas tecnologias digitais ou não: seja para manter o vínculo com os estudantes, seja para desenvolver atividades de ensino. Em meio a essas mudanças, diferentes mídias sobre a educação durante a pandemia do COVID-19 circularam nas redes sociais, trazendo em linguagens e “vozes” diversificadas, também múltiplos discursos, percepções e críticas.

A partir desse desafio, foi disponibilizado para turma um material contendo 3 mídias que estavam circulando nas redes sociais: -um áudio que falava sobre o fato dos professores serem os menos ouvidos nas discussões de retorno das aulas presenciais; -um vídeo com uma encenação que fazia piada do acompanhamento dos pais no ensino remoto; – uma animação com frases e imagens sobre a importância e a reinvenção dos professores no ensino remoto.

Foi então proposta, como atividade para os estudantes, que cada um criasse uma colagem de imagens que traduzisse suas percepções sobre ser professor na quarentena, e publicasse em suas redes sociais. Assim, eles ao mesmo tempo em que experienciaram ser produtores de mídia (imagem), também puderam valorizar a docência e vivenciar a repercussão de mídias nas redes sociais.

Esses são os resultados das imagens de cada polo: