Projeto de comunicação inclusiva segue com encontros mensais

Proposta é integrar cada vez mais a comunidade surda à vida social

O professor e coordenador do Curso de Jornalismo, Geder Parzianello, é também o coordenador e criador do projeto de Extensão Café com Libras, que existe na Unipampa desde final de 2021, com o objetivo de reunir pessoas surdas e ouvintes numa proposta de integração social e experiência comunicativa.

Participam do projeto estudantes, professores e comunidade externa, com apoio de profissionais intérpretes e docentes de Libras. Os encontros mensais são feitos em espaços públicos, salas de aula, praças, parques e cafeterias, abertos à participação de pessoas interessadas no convívio inclusivo social. Conforme explica o professor, a iniciativa tem conquistado seus objetivos, contribuindo para a redução de estigmas históricos em torno das pessoas surdas e combatido a desinformação, preconceitos e discriminações. ” É um processo lento, mas histórico,  e que dimensiona a comunicação humana”, define Parzianello.

“Nem todos os envolvidos participam de todos os encontros e o grupo tem uma formação distinta em diversos momentos, pois organizamos agendas variadas em dias, horários e locais diferentes, favorecendo a que outras pessoas também participem”, diz ele, ressaltando que muitos trabalham e estudam, o que torna a chance de conciliar o tempo de todos sempre um desafio.  “A ideia é que as pessoas se sintam sempre convidadas a se reunir quando podem”, diz ele, explicando que os encontros não dependem de uma sequência nem de uma frequência regular.   “Queremos que os encontros sejam sempre o mais possível naturais, como a vida é, e que possamos por meio deste projeto também ampliar contatos, compartilhar saberes e construir novas amizades”. O próximo encontro será na Feira do Livro de São Borja, que acontecerá no final deste mês de novembro. Em 2024, os encontros na Unipampa acontecerão sempre na última segunda-feira de cada mês das 17h30 às 19h30. Interessados em participar podem entrar em contato com os professores envolvidos no projeto.