No dia 31 de maio, os alunos da professora Sara Feitosa, nas disciplinas de Jornalismo Especializado e Jornalismo Ambiental, junto com estudantes do curso de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), participaram de um momento animado e de muito aprendizado. O objetivo foi unir duas turmas em uma atividade de extensão, promovendo integração e conscientização em torno das questões ambientais.
A ação, alusiva à Semana do Meio Ambiente, teve como foco chamar a atenção para a necessidade de se criar mais espaços públicos arborizados na cidade. A proposta reforça a importância de cuidar do nosso planeta, especialmente no Rio Grande do Sul, que vem
sofrendo diversos impactos climáticos. As árvores, além de embelezarem os espaços, ajudam a melhorar a qualidade do ar e a reforçar a resistência do solo, segundo dados do projeto.
Atitudes como essa funcionam como formas de mitigação dos impactos que já estamos
vivenciando, explicam os professores envolvidos. Por isso, não há nada mais coerente do que aprender e agir com as próprias mãos. O bosque, que futuramente será formado no campus da UERGS, será um espaço aberto para toda a comunidade são-borjense, destacam.
Jonatan Soares, aluno do quinto semestre de Jornalismo da Unipampa, conta que foi a primeira vez que visitou o campus da UERGS: “Acredito que o projeto vai dar certo e que as pessoas vão começar a frequentar. Ali do lado tem o parque de exposições, e isso incentiva o acesso ao local “, diz ele. Uma frase que marcou o estudante durante a ação foi: “Plantamos hoje para aproveitar amanhã” , um conceito que, segundo ele, se adapta a quase tudo relacionado ao meio ambiente. Afinal, trata-se de uma cadeia de processos que dependem da ação humana e geram tanto resultados positivos quanto negativos para o planeta como um todo.
Outra estudante presente no dia da iniciativa foi Ana Carolina Gomes, também discente do quinto semestre de jornalismo. Ana é natural de São Paulo e compartilhou que a experiência foi nova, “Nunca tinha plantado antes. No dia, recebi várias instruções que me ajudaram muito”. Mencionou também a diferença que sentiu sobre o local: “O campus é bem diferente da Unipampa, o prédio é menor, mas tem mais verde, é mais conectado ao natural” observou. Ana também destacou que a parte mais interessante para ela foi plantar ervas medicinais” É algo que todo mundo pode fazer em casa. É fácil e faz bem pra saúde.”
Iniciativas assim constroem uma conexão mais profunda entre o indivíduo e o espaço natural. Como já mencionava o filósofo e escritor indiano Jiddu Krishnamurti: “O ambiente é o que somos em nós mesmos. Nós e o ambiente somos dois processos diferentes; nós somos o ambiente, e o ambiente somos nós.” A frase aponta para a responsabilidade coletiva de cuidar da natureza, reconhecendo que nossa própria existência depende da saúde e do bem-estar do planeta. Participar de uma ação como essa fortalece a consciência individual e o sentimento de pertencimento à mudança.
O dia 31 de maio fez diferença no presente para quem participou e fará ainda mais no futuro, para todos que irão colher os frutos desse ambiente arborizado.
Texto: Heloisa Teixeira Domingues, bolsista da Coordenação do Curso.
Fotos: Ana Gomes