O curso | Jornalismo

O curso

JORNALISMO UNIPAMPA

O curso de Jornalismo da Unipampa está estruturado em 08 semestres com carga horária de 3.060 horas em turno integral. Criado em 2006, foi reformulado em 2013 para atender às novas diretrizes curriculares do MEC e hoje apresenta uma matriz curricular sintonizada com as novas demandas do campo comunicacional e do mercado jornalístico, contemplando a diversidade de mídias em função das tecnologias digitais.
O curso tem por objetivo de, promover novas habilidades, competências e atitudes para a formação profissional de jornalistas aptos(as) a lidar com a gestão da informação, formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva, sem descuidar das competências teórica, técnica e tecnológica para atuar de modo responsável e competente no mercado de trabalho.
Apesar de ter completado recentemente seus 11 anos de tradição, o curso já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais.
Com uma metodologia de ensino moderna e adaptada aos novos desafios da era digital o profissional que se forma em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa, sai da instituição apto para atuar em variados veículos e agências de comunicação.

Aptidão ao final do curso:

  • O jornalista formado pela Unipampa sai pronto para atuar em diferentes mídias e veículos de comunicação.
  • Saberá lidar com a convergência tecnológica, seja em veículos tradicionais (jornais, revistas, rádio e televisão), sites ou agências de comunicação.
  • Poderá trabalhar realizando assessorias de imprensa.
  • Terá o domínio de ferramentas tecnológicas, sabendo produzir e fazer edição de vídeo, áudio, foto e diagramação de livros, revistas e jornais.
  • Compreenderá as técnicas de entrevista e reportagem, para posteriormente aplicá-las.
  • Ao se formar em jornalismo pela Unipampa, você conseguirá exercer o trabalho com ética profissional, responsabilidade social e humanística.