Cultura Digital e Produção de Conteúdo

Este foi o tema da palestra comemorativa aos 10 anos da agência I4

Informação, interação, integração e inovação: Quatro “is” que servem como ênfases do que resume o trabalho de jornalismo sintonizado com o mercado, com o mundo do trabalho na profissão de jornalistas. E também o foco do recado repassado a estudantes de Comunicação que prestigiaram, nesta sexta-feira (22), a palestra da jornalista Marlise Viegas, diretora editorial da Agência de Conteúdo Cartola.  Ela esteve em São Borja, a convite da I4 Plataforma de Notícias como parte das comemorações dos 10 anos da agência, ligada ao curso de Jornalismo, da Unipampa.

Criada em 2013, a plataforma experimental foi idealizada pela professora Vivian Belochio. A atual coordenadora da I4, professora Sara Feitosa conta que passou a integrar a equipe em 2015, quando o grupo observou a necessidade de uma produção que fosse, de fato, multimídia, pois estavam muito centrados apenas em produções textuais. “A partir de 2015, a gente deu essa virada de produzir vídeos mas também usar as redes sociais, porque era o período em que o Facebook começa a ter uma relevância no cenário de comunicação, então, muita gente se informando através das redes sociais…” comenta a professora, explicando como incorporaram produções para mídias sociais.

A I4 surgiu como uma proposta de jornalismo, em que alunos pudessem experimentar a dinâmica de uma situação de mercado, com a vantagem de poder usar sua criatividade e de possuir uma rede de professores para orientar, revisar e redirecionar as produções. Os professores Alexandre Augusti, Alciane Baccin, Marco Bonito e Vivian Belochio fazem parte da equipe e contribuem com produções de seus discentes, trazendo informação de qualidade e interação com a comunidade do município de São Borja.

Em comemoração à primeira década da plataforma, foi realizado, então, este painel, na sexta-feira, sobre cultura digital e produção de conteúdo, com a presença da jornalista Marlise Viegas, diretora editorial da Agência de Conteúdo Cartola trazendo otimismo e dicas para os futuros profissionais.

A estudante de Jornalismo  Nathalia Uryu, que prestigiou a palestra, comenta que por meio do evento viu com mais clareza a necessidade de conhecer o público leitor e o algoritmo das redes. “Conhecendo seu público, você sabe o que ele procura e como ele vai engajar…” A discente ressalta que se sentiu aliviada ao ouvir Marlise Viegas dizer que apesar de não ter lugar para todos no mercado do jornalismo, investir, inovar e fugir da mesmice faz as portas se abrirem.

 

Texto e fotos: Maria Eduarda Cogo