Novo PPC contempla as novas demandas do Jornalismo

Curso reformula matriz curricular e cria disciplinas mais focadas nas plataformas digitais, mídias sociais e mercado de trabalho

O curso de Jornalismo da Unipampa está implantando neste ano um novo PPC – Projeto Pedagógico de Curso. Além de contemplar as atividades obrigatórias de extensão, em componente curricular específico e também vinculadas às disciplinas, ampliou a carga horária do curso para 3.200 horas e alterou a matriz curricular de forma a torná-la mais sintonizada com as novas demandas do Jornalismo.

Desde a matriz curricular aprovada em 2014, o curso não adota mais nomenclaturas como a de “jornalismo impresso”, visto que, atualmente a atividade jornalística ocorre tanto nas plataformas impressas quanto digitais. Por isso, os componentes ganharam nomenclaturas como “Produção de Jornal” e “Produção de Revista”, independentemente da forma como ocorre a veiculação.

Agora, outra novidade é a oferta de componentes como “Produção de Jornalismo em Áudio” e “Produção Audiovisual Jornalística”, em substituição a Radiojornalismo e Telejornalismo, tendo em vista as novas demandas comunicacionais, como a produção de Podcasts e vídeos para plataformas diversas, como o Youtube.

A nova matriz curricular também ganhou componentes como “Redes Sociais”, “Produção editorial para Mídias Sociais”, “Gestão e Curadoria de Informações”, “Jornalismo Móvel” e “Laboratório de Jornalismo Convergente”. A disciplina de “Jornalismo de Dados”, por sua vez, passou a ser obrigatória e foi criada a disciplina optativa de “Comunicação e Indústria Criativa”, que objetiva aproximar os alunos formandos do curso com o mestrado de mesmo nome, oferecido pela Unipampa.

Na área da linguagem, com o objetivo de aperfeiçoar a produção textual dos alunos, além dos componentes de “Apuração e Redação Jornalística”, o curso também terá as disciplinas de “Teorias do Discurso” e “Produção de Narrativas Digitais”. A disciplina de Fotojornalismo, por sua vez, passa a se chamar “Narrativas Fotojornalísticas”, também com a finalidade de ampliar o escopo da produção fotográfica no curso.

“Com essas mudanças, o curso de Jornalismo da Unipampa para a oferecer uma matriz muito contemporânea que o coloca na vanguarda dos cursos de comunicação no país”, destaca o coordenador, professor Leandro Ramires Comassetto, enfatizando, além das alterações descritas, a continuidade de disciplinas como “Empreendedorismo em Comunicação”, “Produção Multiplataforma em Jornalismo” e “Estágio Supervisionado em Jornalismo”, que proporcionam uma maior aproximação do aluno com o mercado de trabalho.