Em evento aberto ao público, Primeira Pauta 2021 é lançado nesta segunda-feira (16)

Projeto, que agora está vinculado a todas as marcas jornalísticas da RBS, ofertará uma vaga de estágio para um dos cinco vencedores

O projeto que abre espaço para alunos de Jornalismo conhecerem a rotina de uma redação profissional e os bastidores da atuação jornalística chega a sua 12ª edição. A partir desta segunda-feira (16), o Primeira Pauta RBS já está recebendo inscrições de estudantes que querem vivenciar a experiência de acompanhar a produção de atividades jornalísticas e bater um papo com repórteres e comunicadores do Grupo RBS. O período para as inscrições vai até o dia 19 de setembro. Para participar, o estudante deve ter 18 anos ou mais e estar cursando Jornalismo no Estado. A iniciativa reforça a crença da RBS no jornalismo para conectar pessoas, gerar debates e soluções, renovar perspectivas e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade e de uma vida melhor.

Neste ano, o projeto oferta uma vaga de estágio na RBS a um dos cinco vencedores do projeto, a partir da semana de imersão, em outubro. Outro diferencial é que, originalmente vinculado ao jornal Zero Hora, nesta edição o projeto se reinventa e ganha uma nova dimensão. Agora, o Primeira Pauta engloba outras marcas jornalísticas da RBS (GZH, Gaúcha, Zero Hora, Diário Gaúcho, RBS TV, G1 RS e Esporte) reforçando a crença da empresa em um jornalismo integrado e multiplataforma.

– Estamos felizes de retomar o projeto em um ano tão desafiador, mas também tão relevante para o Jornalismo. O Primeira Pauta, além de dar oportunidade a jovens talentosos, nos aproxima da comunidade gaúcha e nos ajuda a cumprir uma parte do propósito da RBS, conectando os gaúchos e contribuindo para uma vida melhor no nosso estado – destaca Andressa Xavier, editora-chefe da Gaúcha e coordenadora do projeto em 2021.

O lançamento da 12ª edição do Primeira Pauta acontecerá um evento online e aberto ao público, na segunda-feira, às 10h, com os cinco profissionais do Grupo RBS que estiveram em Tóquio para cobertura dos Jogos Olímpicos. A apresentadora do Globo Esporte, Alice Bastos Neves, os comunicadores da Gaúcha Zé Alberto Andrade, André Silva e Rodrigo Oliveira, e o gerente-executivo de Esportes da RBS, Tiago Cirqueira vão trazer os bastidores do Jogos Olímpicos, as aprendizagens jornalísticas e as curiosidades das três semanas que estiveram no Japão. Não é necessário inscrição para participação do evento, basta acessar a transmissão no canal do YouTube do Grupo RBS.

Além do evento de lançamento, ao longo das próximas semanas, jornalistas do Grupo RBS vão participar de palestras nos cursos de Jornalismo do Rio Grande do Sul, para falar sobre a atuação profissional e também sobre o projeto.

O concurso acontece em três etapas. Na primeira, o candidato deve enviar um vídeo respondendo à pergunta “por que eu quero participar do projeto jornalístico Primeira Pauta RBS?”. O vídeo precisa ter entre 1 e 2 minutos e deve conter a apresentação do inscrito e a resposta. O conteúdo deverá estar disponibilizado em uma plataforma online (Youtube, Vimeo, etc.) e o candidato deve enviar o link do vídeo no formulário de inscrição. O cadastro deve acontecer em gzh.rs/primeirapautarbs.

Serão selecionados 15 finalistas, que na segunda etapa deverão enviar um texto jornalístico até o dia 4 de outubro, que deverá ter no máximo 2700 caracteres, com espaços. O tema será livre, escolhido pelos próprios candidatos, e em formato de reportagem.

Após o envio do texto, serão anunciados os cinco vencedores do Primeira Pauta RBS no dia 15 de outubro, por e-mail e pelos canais da RBS. Entre os dias 25 e 29 de outubro, na Semana Primeira Pauta RBS, os estudantes vão participar de bate-papos e atividades jornalísticas, de maneira online, nas redações da RBS. Ao final da semana, cada um dos cinco participantes entregará uma reportagem em texto e áudio, que será publicada em GZH e na Rádio Gaúcha, e um dos estudantes participantes será selecionado para ocupar uma vaga de estágio remunerado em um dos veículos do Grupo RBS.

Clique aqui para ler o regulamento.