Abertura do semestre 2020/02 e acolhida aos estudantes

A Unipampa realizará nos primeiros dias de fevereiro de 2021 atividades de acolhida e abertura do semestre letivo e acadêmico de 2020/02.
? Quando: Segunda-feira, 01/02
⏰ Hora: 18h
PROGRAMAÇÃO:
✅ Abertura oficial e Acolhida institucional
✅ Atividade Cultural: Apresentação musical do Grupo Rosa Flor – Campus Bagé
✅ Palestra: “Os princípios da educação online”
?‍? Palestrante: Prof. Mariano Pimentel (Unirio)
?‍? Mediadora: Profª Elena Mello (Unipampa – Uruguaiana)
O professor da Unirio, Mariano Pimentel, irá apresentar as reflexões tecidas ao longo de anos de prática e pesquisa na modalidade a distância empregando a abordagem da educação online.
A ideia é colocar em discussão as práticas didático-pedagógicas diante da situação sem precedentes sendo vivenciada atualmente.
➡️ Confira as demais atividades e saiba mais em: bit.ly/3sV1Rc8

Retorno às aulas 2021: informações aos acadêmicos

A Unipampa retorna às atividades no dia 1º de fevereiro na modalidade Ensino Remoto Emergencial. Para isso, a Pró-Reitoria de Graduação – Unipampa informa os acadêmicos sobre os principais pontos que devem ser levados em consideração pelos estudantes no início do semestre.
A Prograd ressalta que alguns documentos são de leitura indispensável, como:
✅ Norma Operacional Unipampa N° 4/2020: bit.ly/2EtdYrZ
✅ Calendário Acadêmico da Graduação 2020 – AEREs: bit.ly/3g9qH0g
✅ Retificação do Calendário Acadêmico – 2020 – AEREs: bit.ly/3caJSbJ
⚠ A Unipampa utiliza várias mídias para levar informações à comunidade acadêmica. Porém, é no site www.unipampa.edu.br o local onde se encontram institucionalmente as normativas, orientações, notícias, informações sobre os campi, Reitoria, Pró-reitorias, oportunidades, etc.
⚠ Mas lembre-se que, o canal oficial de comunicação dos discentes com a Universidade é por meio do e-mail institucional, o mesmo utilizado para acesso às demais plataformas utilizadas na instituição.
✅ Dúvidas sobre assistência estudantil, apoio pedagógico e psicossocial no âmbito do Campus, os discentes devem procurar o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude): bit.ly/3sY5caa
✅ Quando houver a possibilidade de retorno às atividades presenciais, a comunidade acadêmica será comunicada com bastante antecedência, observando todos os protocolos de segurança.
➡ Saiba mais em: bit.ly/3sUalQI

SEMESTRE 2020/2 – Horário e Calendário Acadêmico

Conforme calendário o semestre 2020/2 está previsto iniciar em 01/02/2021 e terminar em 15/05/2021.

Calendário Acadêmico AEREs

Horário Graduação 2020 2

DATAS IMPORTANTES:

14 e 15 de janeiro – Solicitação de matrícula via web (Portal do Aluno – GURI) Prazo para solicitação dos componentes que serão cursados no semestre. Neste período é possível solicitar matrícula apenas nas disciplinas do próprio curso.

20 de janeiro – Processamento das solicitações de matrícula web O processamento é realizado pelo Setor de Apoio aos Registros Acadêmicos. Após o processamento, os discentes devem acessar o Portal do Aluno para consultar se as disciplinas solicitadas foram aceitas.

21 a 25 de janeiro – Solicitação via web de ajuste de matrícula (Portal do Aluno – GURI) Neste período é possível solicitar matrícula em outras disciplinas, inclusive de outros cursos do campus, desde que atendidos os pré-requisitos necessários.

26 de janeiro – Processamento das solicitações via web de ajuste de matrícula. O processamento é realizado pelo Setor de Apoio aos Registros Acadêmicos. Após o processamento, os discentes devem acessar o Portal do Aluno para consultar se as disciplinas solicitadas foram aceitas.

27 a 29 de janeiro – Solicitação de ajuste de matrícula remoto junto às coordenações de curso. Neste período, os(as) coordenadores(as) de curso estarão recebendo as solicitações de ajuste de matrículas que, por alguma razão, não puderam ser realizadas nos prazos informados acima.

Qualquer dúvida quanto a operacionalização do GURI, acesse o manual:

GURI_Portal_do_Aluno_Manual_do_Usuario

Dúvidas Frequentes – Atividades de Ensino Remoto Emergencial

Sou ingressante, quais sistemas eu preciso usar?

Inicialmente existem quatro sistemas que você deve se inteirar. O primeiro é o Guri (guri.unipampa.edu.br). É nele que você irá realizar matrícula em componentes, fazer ajuste de matrícula ou trancamentos. O segundo é o Moodle, que é uma plataforma de ensino à distância. Nele seus professores podem postar materiais, criar fóruns para dúvidas ou enviar mensagens aos alunos. O e-mail institucional é o terceiro sistema que você deve conhecer. O seu login aparece na página de entrada no Guri e a senha de acesso é a mesma do Guri e do Moodle. Você pode acessar o e-mail institucional em: email.unipampa.edu.br. Por fim, temos o sistema de consulta da bibliotecahttps://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php. Nele você pode consultar a disponibilidade de uma obra, presente nas referências bibliográficas de um componente curricular. Como as bibliotecas da Unipampa estão fechadas, você verá que algumas obras possuem versão digital. Aqui você encontra um guia de como acessar essas obras: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/e-books-minha-biblioteca/

Como será o calendário acadêmico de 2020?

O Calendário Acadêmico de 2020, após as mudanças feitas pelo Consuni, em função da pandemia, será desenvolvido em dois semestres de 15 semanas. O semestre 2020/1 será de 08/09/2020 a 19/12/2020; e o semestre 2020/2 será de 01/02/2021 a 15/05/2021. O ano de 2020 não será contabilizado para fins de tempo máximo de integralização curricular.

Como posso verificar quais componentes estou matriculado?

Você deve acessar o Portal Guri (guri.unipampa.edu.br), realizar o login e ir em Acadêmico/Alunos/Portal do Aluno e verificar o seu diário de classe. Lá estarão os componentes curriculares onde você está matriculado.

O que é o trancamento de matrícula?

Existem dois tipos de trancamento de matrícula, o total e o parcial. O trancamento total resulta no trancamento de todo o curso durante um semestre. No semestre seguinte o aluno deve realizar a sua matrícula novamente. O trancamento parcial corresponde a suspensão da matrícula em um componente curricular específico. As diretrizes da Unipampa para as Atividades de Ensino Remoto Emergencial estabelecem que os limites para os trancamentos previstos na Resolução 29 não serão observados nos semestres do período de exceção.

Se eu trancar o curso, posso voltar quando?

Após um trancamento total o aluno poderá trancar novamente o curso por mais um semestre, ou realizar a sua matrícula nos componentes curriculares indicados para a sua trajetória acadêmica. É importante frisar que existem limites para os trancamentos, conforme expresso na Resolução 29. Também salienta-se que os trancamentos realizados no período de exceção não serão computados para a regra estabelecida na resolução citada.

Há possibilidade de retorno das atividades presenciais?

As diretrizes das Atividades de Ensino Remoto Emergencial deixa aberta a possibilidade de ensino por meio da modalidade de híbrida. Nela, serão combinadas atividades presenciais e remotas. Uma nova norma será criada se houver a possibilidade de retorno presencial.

E quanto as Atividades Complementares de Graduação (ACGs)?

Elas também podem ser realizadas por meio remoto. Por exemplo, um curso on-line, feito pelos alunos, ou uma pesquisa realizada por meio remoto, podem ser contabilizadas como ACGs, desde que tenham comprovantes de sua realização.

Estou com dúvidas e não sei o que fazer. Como devo proceder?

Sempre mantenha contato via e-mail com a coordenação do curso para tratar de assuntos tais como matrículas e orientações mais gerais (gabrielacappellari@unipampa.edu.br). Caso tenha dúvida quanto a um componente curricular específico, você pode entrar em contato com o docente responsável. Caso não consiga o contato, você pode procurar a coordenação do curso. Algumas outras dúvidas podem ser resolvidas conversando com os colegas. É importante que vocês se integrem, alunos ingressantes e veteranos.

Atividades de Ensino Remoto Emergencial e Calendário Acadêmico

Prezados Discentes

O Calendário Acadêmico de 2020, após as mudanças feitas pelo Consuni, em função da  pandemia, será desenvolvido em dois semestres de 15 semanas. O semestre 2020/01 será de 08/09/2020 a 19/12/2020; e o semestre 2020/02 será de 01/02/2021 a 15/05/2021. O ano de 2020 não será contabilizado para fins de tempo máximo de integralização curricular.

IMPORTANTE: Fique atento ao seu e-mail institucional que é o canal de comunicação institucional. É por lá que as informações sobre as aulas serão enviadas, tanto pela Universidade, como pela Coordenação do Curso e também pelos docentes dos componentes curriculares que você está matriculado. Além disso, fique atento a mensagens que você poderá receber dos docentes no Moodle.

Caso tenha dúvida quanto a um componente curricular específico, você pode entrar em contato com o docente responsável. Caso não consiga o contato, você pode procurar a coordenação do curso. Algumas outras dúvidas podem ser resolvidas conversando com os colegas. É importante que vocês se integrem, alunos ingressantes e veteranos.

Abaixo estão alguns documentos importantes.

diretrizes_operacionais

calendario_academico_da_graduacao_2020-ajustado

horarios_2020-1

Depoimentos de Egressos do Curso

O termo egresso é utilizado para denominar aqueles que concluíram cursos e/ou qualquer capacitação profissional em instituições ou entidades de ensino público ou particular.  Em âmbito geral, o egresso é a representação institucional no mercado de trabalho. Constitui-se, assim, em uma fonte primária de informações que possibilitam a instituição avaliar qual a sua contribuição na formação daquele profissional, a situação profissional atual e o relacionamento com o mercado de trabalho.

O vídeo (acessar via link abaixo) compreende alguns depoimentos de egressos 2019/2 do curso de Tecnologia em Gestão Pública.

https://tinyurl.com/y7ud7ewp