Tecnologia em Gestão Pública | Campus Santana do Livramento

Bem-Vindo!

Seja bem-vindo à página do curso de Tecnologia em Gestão Pública.

Aqui você encontra as principais informações do curso, tais como corpo docente, PPC, entre outros.

Sinta-se à vontade em explorar o conteúdo clicando nas opções do menu principal.

E-MAIL INSTITUCIONAL UNIPAMPA

O que é?

Todos os e-mails da UNIPAMPA serão enviados para a caixa de e-mail institucional dos servidores e alunos e por lá deverão ser respondidos. O e-mail institucional é uma parceria da UNIPAMPA com a Google for Education, liberando e-mail institucional ilimitado para nossa comunidade acadêmica. Trata-se do canal de comunicação formal da universidade.

Como sei meu endereço de e-mail?

Encontre seu endereço de e-mail acessando o sistema GURI (guri.unipampa.edu.br). Desde o dia 16/09/2019 o sistema tem uma nova página inicial e seu e-mail aparecerá abaixo da sua foto e nome.

Utilize para login somente o que antecede “@unipampa.edu.br”. Usando o exemplo da imagem abaixo o login é nomesobrenome.

Como acesso?

O novo site para acessar o e-mail institucional é email.unipampa.edu.br.

O campo de login é o que vem antes de “@unipampa.edu.br”, no exemplo de e-mail mariasilva.aluno@unipampa.edu.br o login é mariasilva.aluno. A senha é a mesma utilizada para acessar os demais sistemas da instituição.

Esqueci minha senha. E agora?

A recuperação de senha segue no mesmo formato, utilizando o resgate no e-mail pessoal, no link unipampa.edu.br/suporte.

Horário 2022/1

1-Segue horário referente semestre 2022/1. Horarios 2022.1 – Campus Livramento
2-A matrícula deve ser solicitada via GURI (segue manual do usuário com instruções), conforme prazo estabelecido no calendário acadêmico da universidade. GURI_Portal_do_Aluno_Manual_do_Usuario
3-O calendário acadêmico está divulgado na página web da PROGRAD. Acessar: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/calendarios-academicos/
OBS: alunos ingressantes estarão automaticamente matriculados nos componentes curriculares do 1º semestre do curso.

Dúvidas Frequentes – Atividades de Ensino Remoto Emergencial

Sou ingressante, quais sistemas eu preciso usar?

Inicialmente existem quatro sistemas que você deve se inteirar. O primeiro é o Guri (guri.unipampa.edu.br). É nele que você irá realizar matrícula em componentes, fazer ajuste de matrícula ou trancamentos. O segundo é o Moodle, que é uma plataforma de ensino à distância. Nele seus professores podem postar materiais, criar fóruns para dúvidas ou enviar mensagens aos alunos. O e-mail institucional é o terceiro sistema que você deve conhecer. O seu login aparece na página de entrada no Guri e a senha de acesso é a mesma do Guri e do Moodle. Você pode acessar o e-mail institucional em: email.unipampa.edu.br. Por fim, temos o sistema de consulta da bibliotecahttps://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php. Nele você pode consultar a disponibilidade de uma obra, presente nas referências bibliográficas de um componente curricular. Como as bibliotecas da Unipampa estão fechadas, você verá que algumas obras possuem versão digital. Aqui você encontra um guia de como acessar essas obras: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/e-books-minha-biblioteca/

Como acessar o calendário acadêmico?

O calendário acadêmico esta disponível na página web da PROGRAD. Acessar: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/calendarios-academicos/

Como posso verificar quais componentes estou matriculado?

Você deve acessar o Portal Guri (guri.unipampa.edu.br), realizar o login e ir em Acadêmico/Alunos/Portal do Aluno e verificar o seu diário de classe. Lá estarão os componentes curriculares onde você está matriculado.

Posso alterar os componentes curriculares que me matriculei no início do ano?

Sim, as matrículas podem ser alteradas. Caso queira apenas excluir algum componente curricular da lista que irá cursar, você pode optar pelo trancamento parcial (previsto no calendário acadêmico). Você deve fazer esse procedimento no Guri, em Acadêmico/Alunos/Portal do Aluno.

Ingressantes precisam refazer matrícula?

Não. Todo ingressante, no ato de matrícula, é inscrito nos componentes curriculares do primeiro semestre do curso.

Ingressantes podem alterar matrícula?

Sim, os ingressantes também poderão alterar a sua matrícula. Podem trancar componentes específicos (trancamento parcial), trancar todos os componentes (trancamento total) ou fazer o ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de componentes). Todos os prazos estão previstos no calendário acadêmico. Não é recomendado que os alunos ingressantes excluam componentes curriculares do primeiro semestre e incluam componentes de semestres seguintes. A principal recomendação é que procure a coordenação do curso para tirar dúvidas antes de alterar a matrícula.

O que é o trancamento de matrícula?

Existem dois tipos de trancamento de matrícula, o total e o parcial. O trancamento total resulta no trancamento de todo o curso durante um semestre. No semestre seguinte o aluno deve realizar a sua matrícula novamente. O trancamento parcial corresponde a suspensão da matrícula em um componente curricular específico.

Se eu trancar o curso, posso voltar quando?

Após um trancamento total o aluno poderá trancar novamente o curso por mais um semestre, ou realizar a sua matrícula nos componentes curriculares indicados para a sua trajetória acadêmica. É importante frisar que existem limites para os trancamentos, conforme expresso na Resolução 29. Também salienta-se que os trancamentos realizados no período de exceção não serão computados para a regra estabelecida na resolução citada.

Outras informações relevantes.

Fique atento ao seu e-mail institucional. É por lá que as informações são enviadas, tanto pela Universidade, como pela Coordenação do Curso e também pelos docentes dos componentes curriculares que você está matriculado.

Estou com outras dúvidas e não sei o que fazer. Como devo proceder?

Sempre mantenha contato com a coordenação do curso. Caso tenha dúvida quanto a um componente curricular específico, você pode entrar em contato com o docente responsável. Caso não consiga o contato, você pode procurar a coordenação do curso. Algumas outras dúvidas podem ser resolvidas conversando com os colegas. É importante que vocês se integrem, alunos ingressantes e veteranos.

Diretrizes AEREs

Ciclo de Palestras

No curso, sob a coordenação do Prof. Luiz Edgar Araújo Lima, têm-se provocado a partir de um ciclo de palestras a reflexão acerca de práticas para a modernização da gestão pública.

Confira alguns dos eventos realizados:

Projeto de Ensino: Campo de Públicas em Pauta

Sob a coordenação do Prof. Gustavo Segabinazzi Saldanha vários eventos foram realizados. Confira:

O Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – ALRS, deputado Gabriel de Souza, proferiu uma palestra para os alunos do curso de Gestão Pública sobre desafios do Estado frente às novas demandas sociais. A temática foi o eixo central do seu discurso de posse na presidência para o ano de 2021.

No dia 31 de março de 2021 realizou-se uma atividade com o Sr. Diego Pacheco, assessor parlamentar de orçamento do gabinete do Deputado Federal Márcio Biolchi. Na oportunidade, através da navegação na Plataforma +Brasil, o Sr. Diego mostrou várias situações de convênios oriundos de indicações de emendas parlamentares e como o gabinete procede com os municípios em cada um dos casos. Abordou-se também os principais problemas que os municípios apresentam ao preencher os diversos requisitos das etapas de proposição, celebração, execução e prestação de contas de convênios.

No dia 07 de abril de 2021 realizou-se uma palestra com a servidor Manoel Eugênio Guimarães de Oliveira, Coordenação-geral de Empregabilidade e Empreendedorismo – CGEE no Ministério da Cidadania. Na oportunidade o Coordenador abordou o contexto das transferências voluntárias, os diferentes instrumentos de repasse de recursos, os principais requisitos presentes nas diferentes etapas da gestão de convênios e a demonstrou a navegação dessas diferentes etapas na Plataforma +Brasil.

No dia 19 de abril de 2021 realizou-se uma atividade com professora Lúcia Madruga, Secretária Municipal de educação do Município de Santa Maria-RS. Na oportunidade a Secretária apresentou para os alunos a sua experiência na implementação de tecnologias gerenciais na Secretaria de Educação e na Universidade Federal de Santa Maria.

No dia 26 de abril de 2021, realizou-se uma atividade com o Prefeito do Município de Santiago – RS, Sr. Tiago Gorsk. Na oportunidade o Prefeito apresentou aos alunos a sua experiência frente aos desafios atuais que Prefeitura Municipal vem enfrentando.

No dia 27 de abril de 2021 realizou-se uma atividade com o Prefeito do Município de Restinga Sêca–RS, Sr. Paulo Ricardo Salerno. Na oportunidade o Prefeito apresentou aos alunos a sua experiência frente aos desafios atuais que Prefeitura Municipal vem enfrentando.

No dia 28 de abril de 2021 o Sr. Daniel Kieling, Secretário de Desenvolvimento do Município de São Francisco de Paula, proferiu uma palestra abordando como a Prefeitura Municipal trabalha o preenchimento dos requisitos da Plataforma +Brasil, como realiza o monitoramento dos diversos convênios e os principais desafios para conseguir captar e executar de forma satisfatória os recursos.

No dia 24 de agosto de 2021, o Sr. Marcos de Souza Silva, Analista de Planejamento e Orçamento, atualmente ocupa a função de Coordenador-Geral de Gerenciamento de Projetos e Processos – CGGPP da Subsecretária de Planejamento, Orçamento e Governança do Ministério da Cidadania, proferiu uma palestra abordando o processo de elaboração do modelo de planejamento que foi aplicado no Ministério.

Horário e Matrículas – Semestre 2021/1

Informações importantes:

1-Segue horário referente semestre 2021/1. Grade de Horário-2021_1

2-A matrícula deve ser solicitada via GURI (segue manual do usuário com instruções), conforme prazo estabelecido no calendário acadêmico da universidade. GURI_Portal_do_Aluno_Manual_do_Usuario

3-O calendário acadêmico será divulgado em breve na página web da PROGRAD. Acessar: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/calendarios-academicos/

OBS: alunos ingressantes estarão automaticamente matriculados nos componentes curriculares do 1º semestre do curso.

Atividades Acadêmicas

Lembretes importantes:

1-Verifique a sua matrícula e atente aos prazos de cada componente curricular. Qualquer dificuldade (acesso/conteúdo/atividades) contate o professor responsável pela disciplina. O contato do professor consta no plano de ensino e também está disponível no site da universidade (https://unipampa.edu.br/livramento/lista-docentes).

2-Acompanhe diariamente o seu e-mail institucional. Trata-se do canal de comunicação formal da Unipampa e todas as informações/orientações são reportadas por este canal. Qualquer dúvida, acesse: https://dtic.unipampa.edu.br/2019/09/30/novo-e-mail-institucional-unipampa-em-parceria-com-a-google-for-education/

3-Verifique a página web do curso – https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/gestaopublica/. Neste local está disponível o PPC do curso, matriz curricular, regulamentos, lista de projetos (ensino, pesquisa e extensão) vigentes, dentre outras informações.

4-Atente para a Resolução 29 da Unipampa. Neste documento consta as normas básicas de graduação, controle e registro das atividades acadêmicas (https://sites.unipampa.edu.br/prograd/files/2016/06/compilado-graduacao.pdf).