Atividades Curriculares Complementares (ACG) | Engenharia de Computação (EC) – Campus Bagé

Atividades Curriculares Complementares (ACG)

O Curso de Engenharia de Computação possui um projeto pedagógico amparado
por dois tipos de atividades: atividades regulares e atividades
complementares.

As atividades regulares, compostas por nossas disciplinas obrigatórias
e pelo estágio obrigatório, que totalizam 3480 horas (lembrando que no
nosso curso temos duas disciplinas de síntese, Trabalho de Conclusão
de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II).

Já as atividades complementares de graduação (ACG) totalizam 120
horas. Estas horas são computadas em função da participação dos
discentes em atividades que permitam complementar a sua formação de
acordo com o norteamento dado pelo perfil de egresso do curso.

Recomenda-se que o acadêmico distribua a integralização das horas de
atividades complementares ao longo dos dez semestres previstos para a
realização do curso. Os tipos de atividades complementares válidas, as
formas de validação das mesmas, e outras questões pertinentes são
devidamente detalhadas em regulamento próprio desenvolvido pela
comissão do curso. Como as atividades complementares não estão
organizadas em disciplinas que exijam matrícula dos acadêmicos, é
necessário que os mesmos executem a carga horária mínima exigida e
solicitem o aproveitamento da mesma a secretaria acadêmica, para
posterior validação pela comissão do curso, incluindo os documentos
comprobatórios correspondentes.

Cabe mencionar que uma das premissas adotadas no Fórum das
Engenharias, para a concepção da normativa geral para ACG que é
adotada pela Engenharia de Computação, foi a de garantir a
participação dos discentes em atividades de quatro grupos – Ensino,
Pesquisa, Extensão e Culturais/Sociais -, visando à formação de
egressos não apenas qualificados tecnicamente, mas também conscientes
das questões sociais, humanísticas e de cidadania.

As regras e procedimentos para a realização de atividades
complementares de graduação são descritos em documento específico, no
qual, em particular, está estabelecido que os discentes precisam
computar pelo menos 10% do total da carga horária (12 horas) em cada
um dos quatro grupos e, por outro lado, não poderão computar mais de
50% (60 horas) em um único grupo.

Neste contexto, cabe destaca que a NORMA VIGENTE contempla, por
exemplo, as seguintes modalidades:

(a) Atividade de Ensino: Disciplinas cursadas na UNIPAMPA ou em outras
IES, desde que aprovadas pela Comissão do Curso e não previstas na
matriz curricular de disciplinas do Curso; Cursos nas áreas de
informática e/ou língua estrangeira; Monitorias de disciplinas
pertencentes ao Curso; Participação em Projetos de Ensino da UNIPAMPA;

(b) Atividades de Pesquisa: Participação em projetos de pesquisa da
UNIPAMPA, ou de outras instituições de ensino superior, ou de centros
de pesquisa de nível equivalente ou superior; Publicação de resumo em
anais de congressos; Publicação de resumo expandido em anais de
congressos; Publicação de artigo científico em revistas, jornais e/ou
anais de congressos; Publicação de livro e/ou capítulo de livro;
Participação, como ouvinte, em eventos das áreas afins ao Curso;
Apresentação de trabalhos em eventos das áreas afins ao Curso;

(c) Atividades de Extensão: Participação em projetos de extensão da
UNIPAMPA, ou de outras IES, ou de centros de pesquisa de nível
equivalente ou superior relacionados com os objetivos do Curso;
Estágios não-obrigatórios; Organização e ministração de cursos e/ou
mini-cursos; Trabalho voluntário em organizações da sociedade civil;
Participação, como ouvinte, em eventos das áreas afins ao Curso;
Apresentação de trabalhos em eventos das áreas afins ao Curso;
Organização de eventos; Participação como conferencista em eventos
(conferências, palestras, mesas redondas, entre outros) das áreas
afins ao Curso; Representação discente em órgãos colegiados;
Representação discente em diretórios acadêmicos; Participação, como
bolsista, em atividades de iniciação ao trabalho técnico-profissional
e de gestão acadêmica; e

(d) Atividades Culturais e Sociais: Organização e/ou participação em
sessões de cunho cultural; Participação na organização de campanhas e
outras atividades de caráter social; Premiação referente a trabalho
acadêmico, de pesquisa, de extensão ou de cultura.

Por fim, cabe salientar que, conforme especificado na norma, a
Comissão do Curso de Engenharia de Computação elaborou uma planilha
para avaliação das solicitações, onde consta a carga horária
individual e a máxima permitida por modalidade (ver TABELA PRELIMINAR de computação de carga horária de ACG).