Palestra Professor UFRJ – 3 de Maio as 19h – Infraestrutura de Sistemas Computacionais Distribuídos

Prezados Membros da Comunidade da Engenharia de Computação,
nesta sexta-feira (3/5), 19h, no auditório do Campus Bagé, teremos a oportunidade de participar da palestra intitulada “Impacto da virtualização dos recursos computacionais em redes de comunicação 5G e Indústria 4.0”, ministrada pelo Prof. Dr. Diego Dutra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesta palestra, além dos aspectos técnicos de infraestrutura de sistemas computacionais distribuídos, compartilhará parte das suas experiências de pesquisa obtidas durante o seu recente pós-doutorado na Finlândia.
Abaixo segue uma descrição mais detalhada sobre a palestra e sobre o palestrante.
Estão todas e todos convidados!
Em tempo: favor chegar as 18h50 para assinar lista de presença, permitindo que a palestra inicie no horário previsto.
At.te,
Prof. Leonardo Pinho

Resumo da palestra:

Computação em Nuvem trouxe mais dinamicidade aos tradicionais datacenters, que deixam de ser apenas um pool de recursos computacionais isolados e passam a ser uma infraestrutura que opera de forma sinérgica. Ortogonalmente observamos o surgimento das redes definidas por software (SDN) que buscam tornar a infraestrutura de comunicação maleável/adaptável. Atualmente, a demanda por poder computacional acessível, com baixa latência, levou a investigação de como manter e utilizar serviços oferecidos por Nuvens a borda de rede/ERB (Fog/Edge). Enquanto as possíveis implementações destes mecanismos continuam dentro do escopo da engenharia de sistemas e ciência da computação, o uso destas técnicas no projeto de novas infraestruturas computacionais tem ganho crescente interesse da comunidade científica e indústria.

Usando como cenários de interesse a 5ª Geração de comunicação móvel (5G) e a viabilização da Indústria 4.0, o foco desta apresentação está nos componentes arquiteturais de computação em nuvem, e como estes viabilizam o conceito de Software-defined infrastructure (SDI). Sendo que especificamente para 5G, diferentes grupos de pesquisa têm investido no projeto de mecanismos para orquestrar e gerenciar a pilha de softwares necessária para a correta operação de provedores de serviço, com destaque para os trabalhos que buscam implementar o framework descrito pelo padrão ESTI NFV-MANO. Assim, entre os tópicos que permeiam esta apresentação se destacam: virtualização de recursos computacionais, SDN, computação paralela/distribuída, funções de rede virtuais (VNF) e orquestração/gerenciamento de serviços.

Biografia do palestrante:

Dr. Diego L. C. Dutra é Professor do Departamento de Eletrônica e Computação da Escola Politécnica/UFRJ. Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2015 e 2009) e Bacharel em Ciência da Computação pela UFF (2006). Atuou como pesquisador Sênior no MOSA!C Lab/Aalto University – Finlândia (2016-2017) e COMPASSO/UFRJ (2015-2016). Seus principais interesses de pesquisa são: sistema operacional, virtualização, computação paralela (HPC), computação em nuvem (IaaS), software-defined network (SDN) e software-defined infrastructure (SDI).

http://lattes.cnpq.br/7816511618426042

Slides: