Resumo da palestra:
Computação em Nuvem trouxe mais dinamicidade aos tradicionais datacenters, que deixam de ser apenas um pool de recursos computacionais isolados e passam a ser uma infraestrutura que opera de forma sinérgica. Ortogonalmente observamos o surgimento das redes definidas por software (SDN) que buscam tornar a infraestrutura de comunicação maleável/adaptável. Atualmente, a demanda por poder computacional acessível, com baixa latência, levou a investigação de como manter e utilizar serviços oferecidos por Nuvens a borda de rede/ERB (Fog/Edge). Enquanto as possíveis implementações destes mecanismos continuam dentro do escopo da engenharia de sistemas e ciência da computação, o uso destas técnicas no projeto de novas infraestruturas computacionais tem ganho crescente interesse da comunidade científica e indústria.
Usando como cenários de interesse a 5ª Geração de comunicação móvel (5G) e a viabilização da Indústria 4.0, o foco desta apresentação está nos componentes arquiteturais de computação em nuvem, e como estes viabilizam o conceito de Software-defined infrastructure (SDI). Sendo que especificamente para 5G, diferentes grupos de pesquisa têm investido no projeto de mecanismos para orquestrar e gerenciar a pilha de softwares necessária para a correta operação de provedores de serviço, com destaque para os trabalhos que buscam implementar o framework descrito pelo padrão ESTI NFV-MANO. Assim, entre os tópicos que permeiam esta apresentação se destacam: virtualização de recursos computacionais, SDN, computação paralela/distribuída, funções de rede virtuais (VNF) e orquestração/gerenciamento de serviços.
Biografia do palestrante:
Dr. Diego L. C. Dutra é Professor do Departamento de Eletrônica e Computação da Escola Politécnica/UFRJ. Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2015 e 2009) e Bacharel em Ciência da Computação pela UFF (2006). Atuou como pesquisador Sênior no MOSA!C Lab/Aalto University – Finlândia (2016-2017) e COMPASSO/UFRJ (2015-2016). Seus principais interesses de pesquisa são: sistema operacional, virtualização, computação paralela (HPC), computação em nuvem (IaaS), software-defined network (SDN) e software-defined infrastructure (SDI).