Projetos | Curso de Licenciatura em Letras – Linguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Projetos

Programas/Projetos de Ensino

Programa Residência Pedagógica em Língua Inglesa

Resumo: O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

  • Coordenadora Institucional: Profª. Drª. Claudete da Silva Lima Martins
  • Coordenadores: Profª. Drª. Kátia Vieira Morais
  • Contato: katiamorais@unipampa.edu.br
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)

Resumo: O objetivo do projeto é promover a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições de educação superior com o objetivo de colaborar com a formação dos docentes  em processo de formação e contribuir para a formação continuada dos professores da educação básica. Nesse sentido, promove ações que inserem o licenciando no cotidiano de escolas da rede publica, propicia  a integração entre Educação Superior e Escolas, além de propiciar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que visam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

  • Coordenadores: Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos
  • Contato: moacircamargos@unipampa.edu.br
  • Página: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid/letrasespanhol-bage/
Rede Andifes IsF

Resumo: A Rede Andifes-IsF tem como objetivo a formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização; o desenvolvimento de proficiência linguística de estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo das IFES credenciadas, professores de idiomas da rede pública de Educação Básica e estrangeiros (em língua portuguesa); o trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas linguísticas no Ensino Superior Brasileiro. A Rede Andifes-IsF permite que especialistas de qualquer instituição de ensino superior, nacional ou internacional, se credenciem por intermédio de chamadas específicas para atuarem colaborativamente para o aumento do nível de proficiência em língua estrangeira nas IFES credenciadas, com propostas de atuação no tripé ensino-pesquisa-extensão.

  • Representante pedagógica institucional: Profª. Drª. Sara dos Santos Mota
  • Professores cadastrados: Profs. Drs. Kátia Vieira Morais, Clara Dornelles, Moacir Lopes de Camargos e Sara dos Santos Mota
  • Contato: saramota@unipampa.edu.br
  • Página oficial: https://www.andifes.org.br/

Projetos de Extensão

Núcleo de Línguas Adicionais

Resumo: O Núcleo de Línguas Adicionais (NLA) é um projeto de extensão integrado ao programa Centro de Línguas do Pampa – CLIP e tem como objetivo principal oferecer semestralmente e de forma gratuita à comunidade externa e comunidade acadêmica cursos gratuitos de línguas adicionais (espanhol e inglês) em diferentes modalidades. Objetiva também propiciar aos alunos do curso de Letras envolvidos no projeto um espaço para o exercício de iniciação à prática docente, através da atuação em sala de aula e do planejamento e elaboração de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de línguas adicionais em contextos diversos. Funciona, ainda, como espaço de formação para os estudantes de pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas, que podem desenvolver no NLA pesquisas vinculadas aos seus projetos de dissertação. Além disso, o Núcleo possibilita ao público atingido o acesso à aprendizagem de línguas adicionais sem ônus financeiro, além de aproximar a comunidade da universidade, estreitando os vínculos entre universidade e comunidade através da educação linguística.

Coordenação: Profª. Drª. Valesca Brasil Irala
Contato: valescairala@unipampa.edu.br ou nlaunipampa@gmail.com 
Links: Facebook @nlaunipampa e Instagram @nlaunipampabage
Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB)

Resumo: O Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB) tem como objetivo aproximar as comunidades acadêmica e não acadêmica, para desenvolver os multiletramentos. Atua em temáticas diversificadas, que se organizam em torno de duas ações: (i) Oficinas abertas à comunidade relacionadas à área da Comunicação (Oficina de Telejornal, Oficina de Quadrinhos, Oficina de Leitura e Escrita Digital, Oficina de Fotografia etc.); (ii) Jornal Universitário do Pampa (JUNIPAMPA), um webjornal laboratório produzido colaborativamente. A noção de hiper/multimodalidade da produção textual e a (re)escrita colaborativa orientam as atividades de produção em múltiplas plataformas, ou mídias, em uma atitude trans/interdisciplinar. Para atingir seus objetivos, o LAB estabeleceu parcerias com o curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Campus São Borja) e com o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A equipe do LAB integra membros das comunidades acadêmica e não acadêmica, entre eles profissionais liberais e estudantes de ensino médio, professores de escolas e graduandos de instituições de ensino superior.

  • Coordenadora: Profª. Drª. Clara Dornelles
  • Co-coordenação: Flávia Azambuja
  • Contato: claradornelles@unipampa.edu.br
  • Jornal Universitário do Pampa (Junipampa) – Página: http://junipampa.info/ E-mail: junipampa@gmail.com ou labunipampa@gmail.com

Entre Nosotros

Resumo: Este projeto interinstitucional (FURG, UFPEL, UFFS, UFSM, UNIPAMPA), organizado por professores da área de espanhol tem como objetivo promover o diálogo sobre a formação de professores de língua espanhola em meio a pandemia do covid-19 (epara além dela). Para tanto, docentes de diferentes instituições participarão contribuindo ao debate com breves falas sobre temas ligados ao quehacer profissional do professor de espanhol. Estas falas dar-se-ão em dois formatos: em vídeo e em interação online síncrona. O vídeo funcionará como um gatilho para o debate entre os participantes da ação. Estes materiais virtuais serão, por fim, disponibilizados em um repositório, servindo, dessa forma, de suporte à formação de professores.

  • Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Dutra
  • Contato: eduardodutra@unipampa.edu.br 
REPOSITÓRIO DIGITAL TATU – O Acervo de História da Educação da UNIPAMPA
2ª EDIÇÃO – Diálogos sobre História da Educação e Formação de Pesquisadores em Tempos de Pandemia

Grupos de Estudo

GEFEM – Grupo de Estudos Feministas

Resumo: O projeto de ensino GEFEM (Grupo de Estudos Feministas) tem o objetivo de qualificar, complementar e aprofundar os conhecimentos dos discentes acerca do feminismo e das relações de gênero. A(s) teoria(s) feminista(s) tem um papel fundamental ao identificar as estruturas do poder patriarcal que estão sendo reafirmadas e/ou criadas e produzir estratégias para conceituar e questionar estes núcleos de domínio. Sendo assim, a abordagem feminista proporciona um enfoque desestabilizador sobre discursos institucionalizados, suscitando uma compreensão de mundo mais abrangente e uma formação humanística mais ampla, e assim, contribui para a formação acadêmica e cidadã das alunas e alunos envolvidos no projeto.

  • Coordenadora: Profª. Drª.  Fabiane Lazzaris (UNIPAMPA)
  • Co-Coordenadora: Profa. Me. Ariane Neto (IFFAR)
  • Contato: fabianelazzaris@unipampa.edu.br
  • Atividades, lives e palestras no Instagram

Projetos de Pesquisa

Políticas das línguas na fronteira Brasil-Uruguay: perspectivas em torno da presença do espanhol

Resumo: A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) está estabelecida na metade sul do estado do Rio Grande do Sul através dos seus 10 campi, espaço territorial caracterizado por cidades situadas na faixa de fronteira entre o Brasil e seus vizinhos, Uruguai e Argentina. Ao considerar a especificidade regional dessa área e mobilizar a noção de “zona de fronteira” (MACHADO ET AL, 2005), este projeto de pesquisa pretende evidenciar a presença da língua espanhola na fronteira Brasil-Uruguay. A investigação sobre a circulação do espanhol na região em diferentes contextos e períodos possibilita o resgate de elementos identitários e culturais que caracterizam a formação social deste espaço, com foco na “relação sujeito-línguas” (STURZA, 2006; MOTA, 2014). A pesquisa compreenderá, inicialmente, a área de abrangência da cidade de Bagé e localidades vizinhas, sendo o espanhol e o português tomados como “línguas próximas” (STURZA, 2006). Como perspectiva teórico-metodológica, filiamo-nos à Política de Línguas (ORLANDI, 2002) e à Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002), em interface com a Análise de Discurso de linha francesa (ORLANDI, 2009; PÊCHEUX, [1975] 2009). Ao término do projeto, espera-se ter evidenciado a circulação da língua espanhola e sua presença histórica na região, a fim de valorizá-la como traço cultural e identitário de sujeitos que habitam a região fronteiriça, bem como ter contribuído para ampliar as possibilidades de pesquisa acerca da língua espanhola na fronteira Brasil-Uruguay.

Coordenação e/ou Co-coordenação: Sara dos Santos Mota.
Número de Bolsistas: 1 bolsista.
Início e previsão de término: Março/2021 a Dezembro/2022.
Diálogos interinstitucionais: mapeamento da oferta da língua espanhola no Estado do Rio Grande do Sul

Resumo: Neste estudo, objetivamos estabelecer o perfil da oferta da língua espanhola em escolas estaduais e municipais do RS. Para além disso, nos movemos na busca por identificar quem são os professores dessa língua estrangeira, como atuam nas escolas de educação básica do Rio Grande do Sul e, conhecedores de suas ações pedagógicas, seus interesses e dificuldades, dar as mãos em prol de caminharmos lado a lado, constituindo-nos formativamente juntos – seja na escola, seja na universidade. Ao nos propormos construir de forma dialógica, colaborativa e interinstitucional o mapa da oferta da língua espanhola no Estado do Rio Grande do Sul, realizamos um amplo movimento de aproximação envolvendo os Cursos de Licenciatura em Letras Espanhol da UNIPAMPA, Campus Jaguarão, e da UFSM, o Curso de Letras – Línguas Adicionais da UNIPAMPA, Campus Bagé, os Cursos de Letras Português e Espanhol da FURG, da UFFS e da UFPel, todos na modalidade presencial, além dos Cursos de Licenciatura em Espanhol EaD oferecidos pela UFPel e pela UFSM.

  • Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Dutra
  • Contato: eduardodutra@unipampa.edu.br
Mapeamento sobre o ensino do espanhol em escolas públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: uma abordagem quantitativa

Resumo: Este projeto, produto da parceria entre a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), propõe a realização de estudo relacionado ao escopo das políticas linguísticas e à formação de professores em municípios fronteiriços e em uma capital, Florianópolis. Por meio desta investigação, em primeiro lugar, será possível a ampliação de pesquisa anterior (BERGMANN; CESCO, 2014), visto que o presente estudo, além de abranger todos os municípios fronteiriços de SC, contará com a participação de sete cidades do RS nessa mesma situação. Para fins de tratamento dos dados, oriundos de dois questionários, utilizamos a técnica de mineração de dados, o que nos permitirá a busca de padrões e também a indicação de divergências de aspectos atrelados aos fatores sob controle. O projeto conta com um bolsista de iniciação à pesquisa financiado pela FAPERGS.

  • Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Dutra
  • Contato: eduardodutra@unipampa.edu.br
Laboratório de Investigação em Textualidades Contemporâneas

Resumo: Há uma tendência contemporânea em perceber o texto literário além dos limites convencionais. Adaptações e obras originais tomam os mais diversos formatos (games, jogos de tabuleiro, fanfictions, filmes e séries, graphic novels e HQs, literatura digital ou ciberliteratura, entre outros) evidenciando que diferentes materialidades geram diferentes textualidades. Nesse sentido o presente projeto tem o objetivo de investigar as diversas materialidades que podem compor o universo dos estudos literários na contemporaneidade.

  • Coordenador: Profa. Dra. Fabiane Lazzaris
  • Contato: fabianelazzaris@unipampa.edu.br
Aprendizagens ativas e colaborativas: análise da percepção docente, do engajamento discente, da autorregulação e do processo avaliativo
Resumo: O ensino superior, mundialmente, apesar de uma vertiginosa expansão, também tem sido marcado por evidentes contradições (McCOWAN, 2018), que vão desde os sentidos atribuídos ao seu papel na atualidade, até uma atenção às macro e micropolíticas para incidir sobre as problemáticas relacionadas ao acesso e permanência ou evasão dos estudantes, entendidos como fenômenos complexos e multifatoriais (TINTO, 1975; 2015). Muitos esforços têm sido empreendidos na tentativa de demarcar mudanças efetivas nos objetivos educacionais e no perfil dos profissionais a serem formados, resultando em uma constante revisão nas metodologias de ensino e de avaliação. Têm-se a clara finalidade de contemplar as demandas atuais e futuras, com vistas à inovação educativa (CARBONELL, 2002), a partir da ênfase na promoção de uma aprendizagem situada e co-construída, em um processo de participação ativa e crítica (SALVAT, 2008) dos diversos agentes envolvidos. Dito isso, este projeto, de caráter interdisciplinar (POMBO, 2008), trata de investigar cenários de aprendizagens ativas e colaborativas, segundo as perspectivas da percepção docente (GOLDSTONE; BARSALOU, 1998; GOLDSTONE, FENG, ROGOKSY, 2005), do engajamento discente (FREDRICKS, BLUMENFELD, e PARIS 2004; STELKO-PEREIRA, et al., 2015; REEVE E TSENG, 2011), da autorregulação da aprendizagem (SILVA & RIBEIRO, 2007; LAWSON, et al., 2019) e do processo avaliativo ((BROOKHART, 2013; HOWELL,2014; HOFFMANN, 2012; LUCKESI, 2011; PERRENOUD, 1999; RAVELA, PICARONI E LOUREIRO, 2017). Considerando a complexidade dos fenômenos educacionais implicados e sua interrelação, adota-se uma perspectiva metodológica mista, na qual se desenha uma abordagem tanto quanti quanto qualitativa (BLAXTER, HUGHES e TIGHT, 2005; RAUEN, 2006), a partir do desenho e validação de diferentes instrumentos de geração de dados.
O projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa GAMA – Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (as publicações do grupo podem ser acessadas em: https://www.researchgate.net/lab/GAMA-Grupo-de-Pesquisa-sobre-Aprendizagens-Metodologias-e-Avaliacao-Valesca-Irala)
Coordenação: Profa. Dra. Valesca Brasil Irala
Contato: valescairala@unipampa.edu.br
REPOSITÓRIO DIGITAL TATU – INOVAÇÃO NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO