Curso | Curso de Licenciatura em Letras – Linguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Curso

Dados do curso no SiSU

Código do curso: 104288
Turno: Integral
Periodicidade: Semestral
Grau: Licenciatura
Integralização: 8
Vagas autorizadas: 50
Total de vagas ofertadas pelo Sisu: 50 Vagas
Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

Código do curso no sistema e-Mec: 1313283

Demanda:

Capacitação e formação de professores de inglês e de espanhol para o mercado de trabalho em ambas as línguas.

Objetivo:

O objetivo principal do curso é suscitar a reflexão crítica a respeito da inter-relação linguística, cognitiva, histórica, geopolítica, socioeconômica e artística das culturas hispânicas e anglófonas, além de desenvolver e/ou aperfeiçoar a competência comunicativa em inglês e espanhol como línguas adicionais.

Construção da identidade do curso e do perfil do egresso:

As principais políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão no Curso de Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas estão fundamentadas em quatro princípios básicos: multilinguismo, formação cidadã intercultural, qualidade acadêmica e excelência em prática docente para múltiplos contextos.

Aliado ao perfil geral do egresso da Unipampa e considerando esses quatro princípios,  o egresso do curso deverá estar habilitado a:

  • atuar como docente de língua inglesa e língua espanhola como línguas adicionais voltadas à comunicação internacional em uma perspectiva multilíngue;
  • intervir localmente a partir de uma perspectiva intercultural, visando uma formação cidadã ampliada;
  • desenvolver postura de aprendizagem contínua a respeito dos seus objetos de ensino ao longo das suas vivências acadêmicas e profissionais;
  • utilizar diferentes concepções metodológicas de ensino, adaptadas a distintos contextos educacionais.

Campos de atuação:

Docência de Língua Inglesa ou Língua Espanhola em escolas públicas e/ou privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Técnico; editoras, consulados e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para os ensinos presencial, híbrido ou a distância; espaços de educação não formal, como escolas de idiomas, feiras de divulgação científica e museus; empresas que demandem formação específica na área; empresa própria ou consultoria de idiomas.

 

Ato autorizativo expedido pelo MEC (Portaria nº 744, de 14 de julho de 2017): 

Portaria de reconhecimento LETRAS – LÍNGUAS ADICIONAIS

 

Relatório de Avaliação do MEC – CONCEITO FINAL: 5  (29 de maio de 2017):

Relatório de Avaliação – Letras Línguas Adicionais Bagé

 

Relatório de avaliação do curso pelos discentes 2019:

Auto-avaliação do curso – relatório jun 2019