Dados do curso no SiSU
Código do curso: 104288
Turno: Integral
Periodicidade: Semestral
Grau: Licenciatura
Integralização: 8
Vagas autorizadas: 50
Total de vagas ofertadas pelo Sisu: 50 Vagas
Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.
Código do curso no sistema e-Mec: 1313283
Demanda:
Capacitação e formação de professores de inglês e de espanhol para o mercado de trabalho em ambas as línguas.
Objetivo:
O objetivo principal do curso é suscitar a reflexão crítica a respeito da inter-relação linguística, cognitiva, histórica, geopolítica, socioeconômica e artística das culturas hispânicas e anglófonas, além de desenvolver e/ou aperfeiçoar a competência comunicativa em inglês e espanhol como línguas adicionais.
Construção da identidade do curso e do perfil do egresso:
As principais políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão no Curso de Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas estão fundamentadas em quatro princípios básicos: multilinguismo, formação cidadã intercultural, qualidade acadêmica e excelência em prática docente para múltiplos contextos.
Aliado ao perfil geral do egresso da Unipampa e considerando esses quatro princípios, o egresso do curso deverá estar habilitado a:
- atuar como docente de língua inglesa e língua espanhola como línguas adicionais voltadas à comunicação internacional em uma perspectiva multilíngue;
- intervir localmente a partir de uma perspectiva intercultural, visando uma formação cidadã ampliada;
- desenvolver postura de aprendizagem contínua a respeito dos seus objetos de ensino ao longo das suas vivências acadêmicas e profissionais;
- utilizar diferentes concepções metodológicas de ensino, adaptadas a distintos contextos educacionais.
Campos de atuação:
Docência de Língua Inglesa ou Língua Espanhola em escolas públicas e/ou privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Técnico; editoras, consulados e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para os ensinos presencial, híbrido ou a distância; espaços de educação não formal, como escolas de idiomas, feiras de divulgação científica e museus; empresas que demandem formação específica na área; empresa própria ou consultoria de idiomas.
Ato autorizativo expedido pelo MEC (Portaria nº 744, de 14 de julho de 2017):
Portaria de reconhecimento LETRAS – LÍNGUAS ADICIONAIS
Renovação de Reconhecimento de Curso 2025 (28/03/2025)
CONCEITO FINAL: 5
Relatório de Avaliação do MEC 2025 – Letras Línguas Adicionais
Reconhecimento de Curso 2017 (29/05/2017)
CONCEITO FINAL: 5
Relatório de Avaliação do MEC 2017 – Letras Línguas Adicionais
Relatório de avaliação do curso pelos discentes 2019: