Produção e Política Cultural | CAMPUS JAGUARÃO | Página: 5

AJUSTE DE MATRÍCULA

Boa noite!

Os discentes que desejarem solicitar ajuste de matrículas de componentes curriculares junto à Coordenação de Curso, referente ao semestre letivo 2023/2, poderão fazê-lo no período de 18 a 23 de agosto de 2023, conforme prevê o Calendário Acadêmico 2023 – Cursos Presenciais e EAD – Institucional e UAB/Unipampa – Portaria n.º 299, de 10 de fevereiro de 2023.

Para esta ação, a Prograd disponibilizou formulários, por campus e por curso. A solicitação compreenderá no preenchimento do formulário e na anexação do documento solicitado no mesmo (histórico acadêmico gerado após o ajuste web).

Para tanto, o discente deverá utilizar o seu e-mail institucional para o preenchimento. A utilização do usuário e da senha institucional servirá como elemento de autenticação e assinatura eletrônica.

PARA SOLICITAR DISCIPLINAS DO SEU CURSO –> Basta acessar o link referente ao curso ao qual está vinculado e realizar o preenchimento das informações solicitadas.

PARA SOLICITAR DISCIPLINAS EM OUTROS CURSOS –> Acessar o link do curso em que a disciplina é ofertada. Atente-se que cursar um componente em outro curso não significa que o mesmo será aproveitado como componente complementar ou para dispensa de componente curricular obrigatório no seu curso de origem (mesmo que o componente possua o mesmo nome).  Portanto, antes de realizar a solicitação, certifique-se junto à coordenação do seu curso, se há possibilidade de aproveitamento posteriormente. E não esqueça de após aprovação no componente solicitar no prazo previsto no calendário acadêmico tais aproveitamentos, pois eles não são inseridos automaticamente.

LINK: https://forms.gle/at2zQtEuFivGpT9a6

Exposição Devir Humanos (Prof. Dr. Thomas Josué Silva)

A Casa CDL (Novo Hamburgo – RS) recebe a exposição do artista Thomas Josué, intitulada ” Devir Humanos” . Na exposição, o artista apresentará esculturas e painéis têxteis em lã pura e bordados em quilting e também bordados manuais, que propõem aos visitantes uma reflexão acerca do homem contemporâneo e sua vulnerabilidade em um mundo em velocidade e permanentemente em mudanças, sejam elas ambientais ou comportamentais, um mundo líquido e sem narrativas.

A abertura terá início 31/08 e vai até 30/09

Horário: 19h às 22h na Casa de Cultura CDL.

Entrada gratuita.

Sobre o artista: Thomas Josué – Artista visual têxtil. Curador e pesquisador, licenciado em Filosofia e Psicologia. Professor do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa. Mestrado em história e crítica da arte pela UFRGS. Doutor em Antropologia, especialidade Antropologia Psiquiátrica e da Arte. É professor da Universidade Federal do Pampa, atuando no curso de Produção e Política Cultural, no Campus Jaguarão. Realizou inúmeras exposições internacionais e nacionais. Participou da Bienal de Havana em 1996. Exposições no Uruguai, Portugal, Cuba Espanha e Alemanha.

Aberto o 2º Período de Solicitação de Ajuste de Matrícula 2023/2

Prezada Comunidade Discente,

caso desejem solicitar ajuste de matrículas de componentes curriculares junto à Coordenação de Curso, referente ao semestre letivo 2023/2, poderão fazê-lo no período de 18 a 23 de agosto de 2023, conforme prevê o Calendário Acadêmico 2023 – Cursos Presenciais e EAD – Institucional e UAB/Unipampa – Portaria n.º 299, de 10 de fevereiro de 2023.

Para esta ação, a Prograd disponibilizou formulários, por campus e por curso. A solicitação compreenderá no preenchimento do formulário e na anexação do documento solicitado no mesmo (histórico acadêmico gerado após o ajuste web; exceto para os cursos do Campus Santana do Livramento).

Para tanto, o discente deverá utilizar o seu e-mail institucional para o preenchimento. A utilização do usuário e da senha institucional servirá como elemento de autenticação e assinatura eletrônica.

Os links dos formulários estão disponíveis em: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/2023/08/18/aberto-o-2o-periodo-de-solicitacao-de-ajuste-de-matricula-2023-2/.

Se possui dúvidas, entre em contato com a coordenação do seu curso. Informações complementares poderão ser enviadas. Então, fique atento aos e-mails da secretaria acadêmica do seu campus e da coordenação de seu curso.

Confira sempre o seu e-mail institucional, ele é o meio de comunicação oficial da Unipampa com você.

Prazo de inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente é prorrogado até sexta-feira, 11 de agosto

Prezados(as),

Compartilhamos notícia publicada no portal da Unipampa, por Franceli Couto Jorge.

Estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que desejam cursar disciplinas ofertadas por outras Instituições Federais de Ensino Superior podem aproveitar a oportunidade para se inscrever no Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente, oferecido pela Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede). O prazo para inscrições foi prorrogado e o número de universidades participantes ampliado. O novo prazo se encerra na próxima sexta-feira, 11 de agosto, e as vagas são para: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O vínculo dos estudantes com as novas universidades é temporário e, após a conclusão dos componentes curriculares para os quais foram selecionados, haverá a emissão de documento comprobatório para fins de registro ou aproveitamento de estudos em sua instituição de origem e/ou a realização de atividades complementares/científico-culturais, desde que previstas em projetos pedagógicos no âmbito de cada curso/instituição de origem.

Onde se inscrever?
As inscrições devem ser realizadas através da Plataforma de mobilidade acadêmica virtual – UniRede, no seguinte endereço eletrônico: https://www.aunirede.org.br/mobrede/.

Como participar das aulas?
O programa é totalmente virtual. As aulas ocorrem a distância, então, os estudantes selecionados podem participar de suas casas, por meio de plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem.

Saiba mais

Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente – UniRede: inscrições prorrogadas

Os discentes interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente podem realizar sua inscrição até o dia 30 de julho de 2023, através da Plataforma de mobilidade acadêmica virtual – UniRede, no seguinte endereço eletrônico: https://www.aunirede.org.br/mobrede/.

O Programa oportuniza que discentes possam cursar componentes curriculares em outras instituições associadas à Associação Universidade em Rede (UniRede), através de matrícula por vínculo temporário. Após a conclusão dos estudos, os discentes participantes recebem documento comprobatório para fins de registro ou aproveitamento de estudos em sua instituição de origem e/ou a realização de atividades complementares/científico culturais, desde que previstas em projetos pedagógicos no âmbito de cada curso/instituição de origem.

Na Unipampa, a edição 2023 do Programa é regulada pelo Edital Unipampa n.º 217/2023. Acesse a Plataforma e confira as demais vagas ofertadas por outras instituições de ensino superior. Fique atento ao regulamento específico de cada universidade parceira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSul -, Universidade Federal do Piauí – UFPI – e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a Prograd/Unipampa pelo e-mail: mobilidadevirtual.unirede@unipampa.edu.br.

APROVEITAMENTO E DISPENSA DE COMPONENTES CURRICULARES

Prezados discentes,

Informamos que está aberto o prazo para a solicitação de APROVEITAMENTO e DISPENSA de componentes  curriculares, referente ao semestre letivo 2023/2, o período é de 17 a 25  de julho de 2023, para discentes de graduação dos cursos presencias, letras Ead, letras  Uab e Pedagogia Uab da UNIPAMPA.

A solicitação deve ser realizada via formulário no Google Forms.

Produção e Política Cultural

https://forms.gle/8k233k694GZJ6fw18

Não há limite de solicitações por discente!

É possível preencher o formulário quantas vezes for necessário, solicitando uma dispensa de cada vez. 

A solicitação compreenderá no preenchimento do formulário e na anexação dos documentos solicitados no mesmo (histórico acadêmico que conste o componente cursado e ementa do componente cursado).

Importante: o discente deverá utilizar o seu e-mail institucional para o preenchimento. A utilização do usuário e senha institucional servirá como elemento de autenticação e assinatura eletrônica.

Maiores informações sobre o currículo dos cursos podem ser consultadas diretamente nos PPCs:

Produção e Política Cultural: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/126

Qualquer dúvida sobre o processo, por favor, contatem a Secretaria Acadêmica.

E-mail para contato: sec.acad.jaguarao@unipampa.edu.br

CHAMADA INTERNA PROGRAD N.º 3/2023. APOIO À GESTÃO ACADÊMICA. – 3ª REABERTURA DO PROCESSO SELETIVO

BOLSA DE APOIO À GESTÃO ACADÊMICA

A Coordenação de Curso do Bacharelado em produção e Política Cultural abre processo seletivo para uma bolsa de apoio à gestão acadêmica (CHAMADA INTERNA PROGRAD N° 3/2023)

A Chamada Interna destina-se à realização de ações de apoio à gestão acadêmica, objetivando a qualificação dos cursos de graduação e sua institucionalização. Além disso, possui como finalidade o aprimoramento da formação do estudante de graduação na área de gestão, tema previsto na Resolução CONSUNI/UNIPAMPA n.º 29/2011, Título IX, das Atividades Complementares de Graduação.

DADOS GERAIS

O processo de seleção receberá as inscrições via GURI, através do link: https://inscricoes.unipampa.edu.br, obedecerá os demais regramentos previstos no documento (requisitos e critérios de seleção do bolsista; itens 4.3. e 5.) e seguirá o seguinte cronograma:
Período de inscrições dos candidatos à bolsa: Até 26/6/2023
Período de seleção dos bolsistas: Até 29/6/2023
Divulgação do resultado provisório: 29/6/2023
Interposição de recursos (via área do candidato no GURI): Até 1º/7/2023
Divulgação do resultado final: 3/7/2023
Início das atividades do bolsista: 3/7/2023
Cadastro do bolsista: Até 10/7/2023
Final das atividades do bolsista: 23/12/2023
Data limite para entrega do relatório de atividades do bolsista: 31/1/2024

Para mais informações:

https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/12640

CHAMADA INTERNA PROGRAD N.º 3/2023. APOIO À GESTÃO ACADÊMICA. – 2ª REABERTURA DO PROCESSO SELETIVO

CHAMADA INTERNA PROGRAD N.º 3/2023

APOIO À GESTÃO ACADÊMICA

A Chamada Interna destina-se à realização de ações de apoio à gestão acadêmica, objetivando a qualificação dos cursos de graduação e sua institucionalização. Além disso,  possui como finalidade o aprimoramento da formação do estudante de graduação  na  área de gestão, tema previsto na Resolução CONSUNI/UNIPAMPA n.º 29/2011, Título  X, das Atividades Complementares de Graduação.

O processo de seleção receberá as inscrições via GURI, através do link: https://inscricoes.unipampa.edu.br, obedecerá o mesmo regramento (requisitos e critérios de seleção do bolsista; conforme previsto nos itens 4.3. e 5.) e seguirá o seguinte cronograma:

Período de inscrições dos candidatos à bolsa: Até 6/6/2023
Período de seleção dos bolsistas: Até 9/6/2023
Divulgação do resultado provisório: 9/6/2023
Interposição de recursos (via área do candidato no GURI): Até 12/6/2023
Divulgação do resultado final: 13/6/2023
Início das atividades do bolsista: 13/6/2023
Cadastro do bolsista: Até 15/6/2023
Final das atividades do bolsista: 23/12/2023
Data limite para entrega do relatório de atividades do bolsista: 31/1/2024

Para mais informações, clique no link abaixo

https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/12479

CHAMADA INTERNA PROGRAD N.º 3/2023. APOIO À GESTÃO ACADÊMICA. – REABERTURA DE PROCESSO SELETIVO

A Pró-Reitora de Graduação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura de processo de seleção de bolsistas para o desenvolvimento de ações de apoio à gestão acadêmica, com vistas no
aprimoramento dos processos acadêmicos, na qualificação do processo de ingresso de novos alunos e no enfrentamento à evasão e retenção no âmbito das Coordenações Acadêmicas, Coordenação Geral UAB/Unipampa e Coordenações de Curso de
Graduação.

  1. DA FINALIDADE

A Chamada Interna destina-se à realização de ações de apoio à gestão acadêmica, objetivando a qualificação dos cursos de graduação e sua institucionalização. Além disso, possui como finalidade o aprimoramento da formação do estudante de graduação na área de gestão, tema previsto na Resolução CONSUNI/UNIPAMPA n.º 29/2011, Título IX, das Atividades Complementares de Graduação.

2. DO OBJETO

2.1. Selecionar bolsistas de gestão acadêmica para atuar em atividades relacionadas à gestão acadêmica, sob a orientação das Coordenações Acadêmicas, Coordenação Geral UAB/Unipampa e Coordenações de Curso de Graduação.
2.1.1. O quadro de vagas, com os cursos de graduação, coordenações acadêmicas e Geral UAB/Unipampa participantes desta Chamada Interna, está disponível no Anexo I.
2.1.2. Poderá ser indicado, pela coordenação acadêmica, Geral UAB/Unipampa ou de curso, outro docente para orientar os bolsistas.
2.2. O estudante selecionado para atuação junto à Coordenação Acadêmica ou Geral UAB/Unipampa deverá cumprir carga horária semanal de 20 (vinte) horas em atividades constantes no plano de atividades do bolsista.
2.3. O estudante selecionado para atuação junto à Coordenação de Curso deverá cumprir carga horária semanal de 12 (doze) horas em atividades constantes no plano de atividades do bolsista.
2.4. O valor mensal é de R$ 500,00 (quinhentos reais) para as bolsas de 20 horas e de R$ 300,00 (trezentos reais) para bolsas de 12 horas.
2.5. As bolsas terão vigência de junho a dezembro de 2023.
2.5.1. O início das atividades do bolsista no período definido no cronograma desta Chamada está condicionado à disponibilidade financeira da Instituição.

Para mais detalhes, clique no link abaixo.

1_CI_Prograd_n.o_3_2023_Apoio_a_Gestao_Academica